Conheçam as principais tendências no marketing para 2024

Todo final e começo de ano é o momento que diversos profissionais começam a buscar as principais tendências no marketing para o ano que se inicia.

E pensando nisso, hoje vamos falar um pouco sobre aquilo que está em alta dentro da publicidade e certamente estará presente nas estratégias de marketing para o ano de 2024.

Por que é importante estar atento às tendências no marketing? 

O trabalho de marketing, assim como todos aqueles relacionados à comunicação com o público, precisam estar em constante adaptação. Isso se explica pelo simples fato que a cada geração a forma de se interagir com as pessoas muda. Por exemplo: a forma como se lidava com o consumidor nos anos 90 é totalmente diferente da de hoje.

Tivemos neste meio tempo a popularização da internet, o boom das redes sociais e isso ressignificou totalmente as estratégias de marketing, inclusive com a chegada de um segmento dedicado especialmente a ela, o marketing digital (dentro do qual a Universo nasceu).

Essa historinha serve apenas para ilustrar que estar atento as tendências no marketing, significa se adaptar as mudanças e ao movimento do mercado e estar atento ao surgimento de novos canais de comunicação. Isso possibilita se antecipar e sair na frente dos demais que não fizeram o mesmo, assim como obter ideias para novas formas de tornar melhor a comunicação com o público.

Dito isso, vamos ao que interessa, não é mesmo? Afinal, o que estará bombando em 2024?

1 – A presença cada vez maior da IA no marketing 

A IA é uma tendência em todas as áreas e não seria diferente no marketing. A discussão em relação a ela é sempre bastante polêmica, especialmente por casos como o do ChatGPT. Contudo, ela sendo uma ferramenta de auxílio na produção, sem dúvida é algo que vale a pena ficar atento.

Até porque falamos de uma atuação bem abrangente (que vai além do já citado ChatGPT), que pode atuar eliminando atividades repetitivas e até mesmo como forma de trazer insights para criação de conteúdos diversos. 

2 – O maior uso de Chatbots e Voicebots   

Uma das vertentes da IA que é extremamente útil atualmente é os chatbots e voicebots. Eles são canais instantâneos e acessíveis para os clientes obterem informações, fazerem compras ou resolverem problemas.

A integração em sites e aplicativos possibilita uma experiência mais eficiente e personalizada, melhorando a satisfação do cliente e reduzindo o tempo de espera pelo atendimento.

Contudo, este é um caso que precisa ser observado com muita atenção, pois a grande maioria dos clientes (especialmente aqueles com problemas) não querem que seu atendimento seja feito apenas por um chatbot ou voicebot. Ou seja, dentro da programação deles, é preciso facilitar o acesso do cliente a uma pessoa que possa dar o atendimento adequado.

3 – Investimento na comunicação humanizada 

Aproveitando o gancho, trazemos uma das principais tendências no marketing para 2024, que é a humanização na comunicação com o cliente.

Em diversos momentos destacamos a questão da importância de criar uma conexão verdadeira com o cliente. Essa é talvez uma das principais mudanças que tivemos nos últimos anos, pois, ao mesmo tempo em que tudo se torna cada vez mais impessoal com a era digital, as pessoas acabam buscando aquelas empresas que vão na contramão disso, personalizando a comunicação e o atendimento.

Essa estratégia é especialmente eficiente, pois ela atua como um diferencial importantíssimo em um mercado tão saturado de marcas e produtos. É aquele momento que a pessoa que está na dúvida sobre onde comprar, pensará “vou escolher aquela empresa, pois o atendimento dela é melhor, tanto durante como depois que eu compro”.

Essa é uma tendência no marketing que deverá seguir muito forte tanto em 2024, como nos próximos anos.

4 – Posicionamento da marca 

Este é um tema complexo para muitas empresas, mas que não pode ser menosprezado. Atualmente, o consumidor (principalmente aquele da geração Z) está atento não apenas ao produto ou serviço, mas também a como a marca se posiciona em relação a determinados assuntos.

Para facilitar, podemos pegar um exemplo bem simples: o da indústria da beleza, que depois de sofrer forte pressão da opinião pública por fazer o teste de seus produtos em animais, precisou passar por um rebranding, que envolveu não apenas deixar claro que não faziam mais aquilo, como algumas passaram também a se engajar na defesa aos animais. 

Ou seja, a marca precisa fazer um branding que deixe claro seus valores e posicionamentos, e também precisa ser coerente com eles, pois qualquer deslize não será perdoado e será encontrado rapidamente.

5 – Investimento nas comunidades 

Quem viveu na épocado Orkut pode se lembrar das saudosas comunidades que tínhamos na rede social, que juntava pessoas com preferências ou “ódios” em comum (como, por exemplo, a comunidade “odeio segunda-feira”, ou também a famosa “odeio acordar cedo”).

Atualmente, isso mudou bastante, muitas empresas passaram a usá-las como um canal direto para se comunicar com seu público. Isso pode ser feito através da criação de grupos de discussões em redes sociais, no WhatsApp, Discord ou mesmo através das hashtags.  

Este último é especialmente eficaz no TikTok, pois pode juntar milhões de pessoas em torno de um assunto comum. Isso se torna uma ótima forma das marcas se aproximarem dos seus clientes, trazendo dicas, conteúdos relevantes, entre outros.

E não é apenas isso, pois a empresa também pode adaptar seus lançamentos e ações para atender melhor às necessidades da sua comunidade, resultando em uma estratégia de marketing altamente eficaz e em uma base de clientes mais fiel. Afinal, eles já estarão plenamente integrados a marca, sendo parte de sua comunidade.

Considerações finais 

Trouxemos algumas das principais tendências no marketing para 2024 e podemos ver que as principais estão relacionadas diretamente as mudanças que a era digital segue trazendo em nossas vidas.

Ainda podemos citar alguns casos extras, como os programas de fidelidade, que nem é algo exatamente novo, mas que as empresas estão relembrando a importância de valorizar seus consumidores mais recorrentes.

O principal é entender que seu negócio precisa estar sempre pronto e principalmente aberto a novidades. Isso permitirá que você siga sempre na vanguarda de seu segmento, pois terá uma rápida capacidade de adaptação as mudanças do mercado consumidor.

E para você que quer deixar sua empresa na vanguarda da comunicação, convidamos a conhecer a Universo. Aqui sempre trabalhamos em cima das últimas tendências no marketing e estamos prontos para oferecer uma comunicação moderna e eficiente com seu público. Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer pelo seu negócio.

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