Hashtag: para que serve e sua importância no marketing digital

Qualquer pessoa que já usou redes sociais pelo menos algumas vezes deve ter reparado que muitas postagens de páginas que ela segue costumam ter palavras precedidas pelo “#”. Além disso, devem ter visto ou ouvido o termo “Hashtag” pelo menos alguma vez. Isso significa que você tem algum conhecimento sobre uma das mais importantes ferramentas para poder melhorar seu alcance nas redes sociais.

Caso seu conhecimento sobre o tema seja apenas o de ouvir falar, continue lendo este artigo, que você irá aprender a importância do uso das hashtags e como elas podem ser um diferencial para o sucesso de seu negócio nas redes sociais.

O que é hashtag: definição 

Para começar, vamos entender que há a definição do símbolo, o qual muitas vezes chamam de hashtag, mas que na verdade se chama “cerquilha” (ou o jogo da velha, para quem usava mais o telefone para fazer ligações).

Agora, o que importa para nós, é o significado do termo hashtag, que segundo o dicionário Oxford (sim, desde 2014 ele se tornou um verbete em um dos mais importantes dicionários da língua inglesa) é:

“Uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, especialmente no Twitter, para identificar mensagens sobre um tópico específico”. 

Sendo um pouco mais objetivo, a ideia da hashtag é que você possa colocar determinados termos relacionados a assuntos ou discussões nas redes sociais e eles possam ser vistos por um público que vai além dos seus seguidores.

A explicação para isso é que ao colocar a palavra ou termo precedido pela cerquilha (ou jogo da velha), ele se torna um hyperlink. Isso significa que ao clicar nele, você irá ver todas as publicações daquela rede social que também utilizaram essa mesma hashtag.

Por exemplo: se você for falar sobre música e colocar “#música”, quem clicar no termo na sua publicação verá todas as postagens que usaram o mesmo termo. Da mesma forma, quem clicar nesta mesma hashtag ou procurar por ela, também poderá ver sua postagem.

Hashtag: o que fazer e o que não fazer? 

Agora que já fomos mais a fundo no conceito e funcionamento das hashtags, vamos ao que interessa: o seu uso na prática. Como explicamos acima, sua principal função é que suas publicações sejam vistas por pessoas além de seus seguidores atuais.

Esse é um papel fundamental em qualquer estratégia de marketing digital, pois sem usá-las, a única forma de alguém encontrar sua página ou postagens seria se você fizesse propaganda e anúncios (o que obviamente seria muito mais caro e você não aproveitaria uma ferramenta valiosa das redes sociais).

Dito isso, para fazer o uso de qualquer hashtag, temos algumas regras de boas e más práticas, que devem ser seguidas à risca para que elas se tornem de fato eficientes.

Vamos a elas: 

Usar hashtags relacionadas ao assunto 

Isso é fundamental e a regra mais básica do uso da ferramenta. É comum você ver pessoas que buscam engajamento, usarem qualquer termo popular dentre as hashtags para aumentar o alcance. Contudo, ao fazer isso, você irá deixar o visitante que chegou por conta desse termo em questão se sentindo enganado e provavelmente não retornando a sua página

Por outro lado, ao usar sempre hashtags relacionadas ao tema, quem tiver interesse sobre o assunto poderá encontrar sua página e se o seu conteúdo agradar, ele poderá se tornar mais um seguidor. Ou seja, o efeito é altamente positivo quando usado com inteligência.

Usar hashtags de forma assertiva 

Não há um limite de termos que você pode usar, mas o indicado é evitar exageros. O ideal é encontrar um meio termo entre as tags de nicho (mais específicas sobre o tema) e as gerais (também relacionadas ao tema, mas de forma mais ampla).

Para ficar mais simples de entender isso, vamos pensar em dois exemplos: se estamos falando sobre marketing no esporte, pode-se usar tanto o termo #marketing, como o #MarketingNoEsporte. Pegando novamente o caso da música, se a postagem é relacionada a rock, pode-se usar tanto a tag #rock como a tag #música.

A pessoa pode achar que aquele assunto não atenda ao que ela procura, mas ela pode olhar sua página e encontrar ali o que ela quer por conta desta tag mais genérica.

Agora, usar um número exagerado para tentar englobar todo o termo relacionado ao tema, não será efetivo e a própria rede pode diminuir o alcance por conta disso.

Não usar muitas palavras na hashtag e estar atento a ortografia 

Um problema muito comum nas redes sociais é a pessoa querer ser tão específica que ela faz alguns absurdos como colocar uma frase inteira como hashtag. Pegando o exemplo do marketing no esporte, seria como a pessoa querer colocar todo o assunto explicado na tag: #marketingemesportedealtorendimento.

Além de ficar algo confuso (especialmente se estiver no meio do texto), essa prática não é nada efetiva. Recomenda-se que, no máximo, se usem duas palavras e que ambas comecem com letra maiúscula, como foi o mostrado no #MarketingNoEsporte.

E principalmente: ao fazer qualquer tag, esteja muito atento a ortografia, pois caso passe o termo escrito de forma incorreta, o algoritmo da rede não reconhecerá o termo e o ajustará com outros termos errados, ficando visível apenas para quem fizer a busca escrevendo errado também.

Dicas para o uso de hashtag na sua estratégia de marketing digital 

Agora que vocês já têm um entendimento sobre o assunto, chega a hora que todos aguardavam: como usar as hashtags na sua estratégia de marketing digital. Confiram essas valiosas dicas: 

  • Usar hashtags genéricas sobre o tema falado – quanto mais abrangente a tag, maior a chance de chegar a mais pessoas. Sendo assim, sempre use termos bem abrangentes sobre o tema abordado; 
  • Usar tags com volume alto de publicações – quando você for escolher as tags que irá usar, pesquisar aquelas com maior número de usos é uma estratégia interessante, pois há uma grande possibilidade da sua publicação ser vista, pois falamos de termos populares, mas que são diferentes dos genéricos acima. Lembrando que, sempre devem ser relacionados ao tema; 
  • Use hashtags da moda (dentro da sua área de atuação) – muitas vezes um termo viraliza por conta de algum assunto que bombou na internet. Caso ele seja relacionado ao que você fala, é o momento de aproveitar que todos estão procurando sobre o tema para poder atrair novos usuários. Estar sempre atento as tendências, é fundamental; 
  • Usar tags adequadas para cada rede social – especialmente o Twitter, por conta da limitação de caracteres dos usuários, pede o uso de uma hashtag mais curta. Já redes com o Instagram, LinkedIn e Facebook permitem tags mais longas. 

O uso das hashtags é importantíssimo dentro do marketing digital para quem quer ser achado nas redes sociais. Porém, como vocês puderam ver, temos algumas regras para que o seu uso seja de fato eficiente.

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