Storytelling no marketing e o exemplo de sucesso da Patties Burger

Se você gosta de fast food e especialmente de Hambúrgers, já deve ter pelo menos ouvido falar da Patties Burger. Inicialmente como apenas uma portinha, a agora rede de lojas já expandiu-se até para fora do estado e com um tipo de lanche que passa longe das receitas mais elaboradas e “exóticas” de muitas hamburgerias.  

Parte desse sucesso se deve a um trabalho de storytelling muito bem feito pelos seus idealizadores e justamente sobre sua aplicação prática que iremos falar hoje.  

Entendendo o conceito de storytelling 

Antes de mais nada, vale fazer um pequeno resumo sobre o que é storytelling. Seu significado é pura e simplesmente “contar história” e na literatura tem como conceito: começo, meio e fim, com um clímax e personagens marcantes. Pode-se dizer que essa é receita básica para qualquer enredo de sucesso. 

Já no marketing, pode-se dizer que é um meio de dialogar com o público usando a história da empresa, do produto, a necessidade e a expectativa do cliente. Só que não é apenas fazendo essa narrativa que você irá atrair ou mesmo cativar o cliente, é preciso que ela tanto seja interessante ao cliente, como gere uma identificação para ele. 

Para isso, deve-se observar alguns pontos antes de começar a definir seu storytelling: 

  1. Ao narrar sua história incluir nela tanto o uso do seu produto, como o propósito da marca; 
  2. Criar uma narrativa que mostre como seu produto ou serviço é uma solução ou referência dentro de seu segmento; 
  3. Dar personalidade a sua marca. Ou seja, criar no imaginário dos clientes o conceito de algo único ou mesmo especial; 
  4. De preferência, buscar referências dentro da cultura pop para trabalhar junto ao seu produto.  

Estes são apenas algumas das bases para criar um bom storytelling. Muitos costumam usar como referência, a “jornada do herói” da literatura, mas apenas fazê-la ao pé da letra não significa necessariamente que o resultado será um sucesso, até porque é preciso conhecer o público-alvo com o qual se está trabalhando. 

Patties Burger e conceito aplicado na prática 

Diferente de muitos storytellings que vemos na mídia, o deles partiu literalmente do zero. O canal de comunicação escolhido conversava bem tanto com o público (que gosta de postar o que está comendo na rede social), como despertar as mais diversas sensações através das imagens postadas. 

Entre os meses de outubro de 2018 até 1 de abril de 2019, eles se valeram de diversos elementos de um bom storytelling, como por exemplo: 

Ambientação 

Desde o início da narrativa, havia bem clara a visão de mundo do autor, que buscava trazer (ou resgatar) o conceito do fast food clássico. Isso se valia tanto em relação aos uniformes, como ao local, pensado exatamente para que o público não ficasse lá dentro.  

Tanto que a primeira foi feita em frente a uma praça e o próprio idealizador deixou claro a intenção de valorizar a simplicidade e um tipo diferente de interação dos clientes. 

Entender a visão de mundo do público-alvo 

A proposta de algo simples, desde a concepção do cardápio (que hoje já é bem mais robusto, mas que no início tinham apenas três lanches) do já citado local, envolveu principalmente o formato do lanche, chamado “ultra smash”.  

Ressalta-se o conceito de um lanche voltado para a simplicidade e para o “casamento perfeito” entre os ingredientes, de forma a entregar com isso uma experiência diferenciada. Tudo isso busca conversar com a visão de mundo do público-alvo, assim como seus desejos e objetivos. 

Quando pensamos em um mundo cheio de tentativas de oferecer experiências sofisticadas (especialmente com a onda de comidas gourmet), quando alguém vai na contramão disso, no mínimo atrai a atenção do público. E além disso, não podemos menosprezar o fato que mesmo apostando na questão simplicidade, destaca-se que é algo igualmente especial e diferenciado, com direito a receitas secretas e artesanais. 

Desenvolver o conflito e transmitir a mensagem de uma forma marcante 

O conflito aqui pode ser colocado de várias formas, mas ele precisa ser claro nos problemas ou mesmo em uma necessidade e que ao final daquilo você tenha uma solução para ele bem pavimentada.  

Com o que destacamos no caso da Patties Burger, há a busca pela simplicidade, com o conflito sendo destacado pela forma como a ideia foi concebida, inclusive contando com descrença de muitos pela proposta. Além disso, temos diversos elementos que foram colocados de forma a trazer um aprendizado e uma experiência marcante.  

Por exemplo: ao longo da narrativa, contou-se a origem dos chesseburgers, dos primeiros fast foods e até mesmo dos uniformes. A própria forma como se desenvolveu (aqui a “jornada do herói” em busca de seu sonho/objetivo), também traz algo marcante aos clientes, já que muitos se identificam ou podem até se inspirar ao ver tudo aquilo tomando forma e virando realidade.  

A gestão da marca e parcerias  

Mesmo com todo o storytelling bem feito e o consequente sucesso inicial, vem a parte mais difícil, que é a gestão da marca. Tanto para que ela se mantenha em crescimento, como para manter sua essência perante aos clientes.  

Parte disso vem com o fato de que até hoje quem cuida das redes é o próprio dono da Patties Burger. Essa relação com o público, mesmo com o crescimento da marca, serve para mostrar que eles buscam manter a simplicidade exaltada na concepção do negócio e assim mostrar que sua história e presença são importantes e que sua ausência seria sentida. 

Ao mesmo tempo, você precisa trazer coisas novas, mostrando também que não está estagnado e que pode trazer novas experiências ao seu público. No caso da Patties, tivemos parcerias muito inusitadas, como a do Bob Esponja (com direito a diversas embalagens e produtos temáticos), a do Chaves, que trouxe o sanduíche de presunto, suco de tamarindo, entre outras coisas e até mesmo com outras lanchonetes, como o Bob’s e a White Castle (na qual o dono se inspirou). 

Com tudo isso, é possível mostrar tanto a importância da marca dentro do mercado, já que outras empresas topam juntar-se a ela, como também que mesmo com tudo isso, não se perdeu a essência lá do início. 

Considerações finais 

A ideia de trazer como exemplo de storytelling a Patties Burger foi justamente para mostrar como ao fazê-la de forma bem-feita, é possível alavancar seu negócio. Esse é talvez o maior exemplo recente deste tipo de trabalho de marketing e nos oferece diversos exemplos excelente de sua aplicação prática. 

Inspiração, Insights e Estratégias para o seu Sucesso

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

O brasileiro acostumou-se que o dia 12 de junho é o Dia dos Namorados. Inclusive as gerações mais novas viveram sempre sob essa data. Filmes, séries e até desenhos vindos de fora, ao mencionarem ela (ou o “Valentine’s Day”, em inglês), associava-se aqui a,...

ler mais

Quer melhorar a comunicação de sua empresa?

Tirar um projeto da cabeça e começar a fazer com que ele vire realidade? Entre em contato com nossa equipe.

Não trabalhamos com nenhum tipo de pacote pronto, analisaremos a sua necessidade e apontaremos a solução de acordo com o que sua empresa precisar.