Marketing em eventos: por que investir neste nicho?

O marketing em eventos não é exatamente algo novo, mas ele tem ganhado cada vez mais espaço e sido olhado com mais interesse pelas empresas. Isso porque, além de ser uma ótima opção para divulgar sua marca, também é um local extremamente propício para fechar novos negócios.

Por isso, hoje falaremos um pouco mais sobre as vantagens de investir neste tipo de marketing, além de dicas para fazê-lo.

Marketing em eventos: por que investir? 

Vamos primeiro entender em detalhes as vantagens de ter sua marca patrocinando, participando ou até mesmo organizando um evento (dependendo da verba disponível).

1 – Promover a marca  

Eventos de diversos tipos são feitos para proporcionar experiências marcantes para aqueles que irão frequentá-lo. Quando isso acontece, as marcas frequentemente se tornam parte dessas lembranças, especialmente se conseguirem agregar valor aos clientes.

Quando a própria marca assume a organização do evento, e se ainda for bem-sucedida em proporcionar experiências agradáveis, entrega de conhecimento enriquecedora e oportunidades novas, ela não apenas se promove, mas também conquista clientes fiéis por muitos anos.

2 – Conseguir novos clientes 

Ao falar de qualquer evento, dificilmente todos que estiverem presentes serão clientes da empresa.

Ou seja, ali se torna uma ótima oportunidade de novos negócios. Caberá a marca mostrar suas qualidades e o porquê aqueles potenciais clientes devem fechar com ela.

3 – Fortalecer a comunidade da marca 

Como sabemos, diversas marcas contam com defensores e até mesmo fãs, que atuam como divulgadores, muitas vezes até atraindo novos clientes. E investir no marketing em eventos se torna uma ótima oportunidade de fortalecer estes vínculos e ainda aproveitar para trazer novas pessoas para esta comunidade.

Como fazer o marketing em eventos? 

Agora que você já entendeu a importância deste tipo de marketing, vamos trazer algumas dicas sobre a melhor forma de fazê-lo.

1 – Investir na experiência do cliente 

Especialmente se você deseja divulgar um novo produto, a melhor forma de fazer isso é proporcionar uma experiência para os interessados e de preferência que envolva um ou mais sentidos (visão, olfato, paladar, tato e audição).

Além disso, você pode trabalhar também com a emoção e o sentimento, buscando criar conexões daquele produto com o grupo ao qual os interessados pertencem ou desejam pertencer.

Bons exemplos são marcas de produtos alimentícios que distribuem novos produtos em eventos onde as pessoas passam o dia inteiro. Isso é especialmente eficaz porque, em muitos casos, as pessoas ficam com fome ou sede, então oferecer uma experiência positiva nesses momentos será certamente lembrado por elas no futuro.

2 – Uma boa identidade visual do espaço e uma equipe bem preparada 

Independentemente do evento, é preciso que a marca consiga se diferenciar e chamar atenção no meio do público.

Junto a isso, é fundamental que as roupas e o próprio espaço tenham relação com o local. Por exemplo, não adianta ter um espaço formal em um evento para jovens, ele precisa estar adaptado para cada situação.

Outro ponto importante é que o local também deve ser pensado para conversas de negócio, com espaços reservados (silenciosos) e confortáveis. Por fim, mas não menos importante, os profissionais que forem trabalhar lá devem estar preparados para dar as informações necessárias e, inclusive, palestrarem sobre os assuntos dos eventos, se necessário.

3 – Entender a melhor forma de atingir seu público 

A tecnologia hoje pode ser uma ótima aliada para diversas interações com o público, inclusive para pesquisas de satisfação, por exemplo. Contudo, vale observar se trabalhar apenas dentro do tecnológico vai de fato ser a melhor forma de atrair o público.

Isso ocorre porque, muitas vezes, ao subverter as expectativas e oferecer algo diferenciado, como uma experiência analógica em um ambiente altamente tecnológico, é possível atrair as pessoas pela curiosidade diante desse fato inusitado.

Lembrando que, da mesma forma que as pessoas buscam cada vez mais a comodidade que a tecnologia traz, também temos aquelas que buscam a possibilidade de se desconectar de tanta automação.

 4 – Aposte nos brindes e prêmios 

Quem não gosta de ganhar brindes ou prêmios, não é mesmo? A tática é, sem dúvida, a mais manjada, mas a aposta nisso é altamente atrativo por um motivo simples: ela funciona!

O diferencial nessa atitude pode estar em oferecer mais de uma opção de brinde para proporcionar a capacidade de escolha para quem passar pelo evento. Outra alternativa seria criar formas diversas de premiação, como participar de brincadeiras e gincanas.

Ainda mais se os visitantes estiverem em grupo, a chance deles participarem e isso se tornar uma experiência marcante para eles é muito maior.

5 – Divulgue sua participação 

Neste caso, é importante distinguir quando uma empresa atua como patrocinadora ou como participante. Quando a empresa assume o papel de patrocinadora, ela também se beneficia da divulgação do próprio evento.

Enquanto, ao participar diretamente do evento, é essencial que ela se anuncie e convide a todos para visitarem o espaço, inclusive oferecendo a oportunidade de conversar, tomar algo, comer e até mesmo receber brindes. Invista em diversos lembretes nas suas  redes socais para garantir a presença de seu público.

Aqui, o principal é fazer com que todos saibam da sua participação, inclusive como forma de conseguir bastante material para o pós-evento, com fotos e vídeos das interações em seu espaço dentro do evento.

Considerações finais 

Eventos em geral são excelentes possibilidades de atrair novos negócios, fortalecer sua marca perante o público ou mesmo torná-la mais conhecida. Cabe a empresa saber quais participar e que poderão lhe dar melhor retorno.

Essa questão envolver um bom planejamento de marketing, no qual são traçadas as melhores ações para a marca em cada momento. E para você que ainda o tem ou mesmo deseja uma mudança de rumo, conheça a Universo.

Aqui cuidamos não apenas do seu inbound marketing, mas também fazemos todo seu planejamento de marketing para que ele seja o mais assertivo para atingir seus objetivos. Entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer pela sua marca! 

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