Cookies de terceiros: como lidar com seu fim?

Os cookies da Internet sempre foram um tema controverso. Isso porque, enquanto as empresas os vêem como fundamentais em suas estratégias comerciais, os usuários sempre questionaram o quanto eles invadem sua privacidade.

Só que em 2024, o Google finalmente seguiu os passos do Firefox e do Safari e está gradativamente desativando esta funcionalidadee já marcou a data do fim para o terceiro trimestre do ano. Para um mercado que faz a com a captura de informações desta forma durante três décadas, haverá a necessidade de se reinventar com essa mudança drástica.

Então, hoje, além de passar um breve resumo sobre como funcionam os cookies, vamos explicar um pouco sobre como as empresas poderão lidar com o fim deles.

O que são os cookies? 

Eles são pequenos arquivos de textos armazenados no seu dispositivo (computador, tablet, smartphone) quando você visita qualquer site na internet.

E estes arquivos permitem armazenar informações específicas sobre suas interações com o site, como, por exemplo:

  1. Lembrar suas preferências (como determinadas funcionalidades que você personalizou); 
  2. Tornar mais fácil o login automático em sites; 
  3. Registrar informações sobre a atividade do usuário; 
  4. Rastrear o comportamento do usuário para fins de análise e publicidade. 

Este último é o mais nítido para os usuários, pois está diretamente relacionado ao fato de fazer uma busca sobre um determinado produto e, de repente, começar a receber uma enxurrada de anúncios variados sobre ele em vários sites diferentes.

E uma informação importante é que os cookies que não veremos mais são os de terceiros, responsáveis especialmente por esse último tópico da lista, os quais são feitos justamente pelo navegador em uso.

A explicação é que também temos os cookies primários, gerados pelo próprio site, responsáveis pelos dois primeiros tópicos da lista. Já o terceiro é comum aos dois, com o diferencial que os de terceiros registram a navegação em mais de uma página

As dificuldades que marcas encontrarão com o fim dos cookies de terceiros 

Como explicamos, os cookies basicamente fazem uma coleta de informações de navegação do usuário na internet. Ou seja, para as empresas traçarem estratégias a partir dos hábitos e preferências de seus potenciais clientes, esta é uma forma de coleta de dados muito mais simples.

Só que com o final decretado dos cookies de terceiros, não existe opção, será preciso se adaptar. E as principais dificuldades que a maioria das empresas encontrará são:

  • Sem as informações precisas coletadas atualmente, será muito mais difícil de personalizar os anúncios para os usuários;
  • Uma pior coleta de dados para poder segmentar anúncios e campanhas;
  • Maior dificuldade de alcançar seu público-alvo.

Isso se deve principalmente a uma alta dependência que se tem dos cookies de terceiros pela maioria dos negócios.

Então como lidar com essa situação? 

Para muitos, isso pode de fato parecer uma situação desesperadora, mas, na verdade, falamos de uma questão de adaptação e, principalmente, de saber lidar com as outras ferramentas que se tem em mãos. Inclusive, muitas empresas já contam com estratégias consistentes que reduzirão consideravelmente o impacto do fim dos cookies de terceiros para elas.

Confira as principais alternativas:

1 – Aproveitar a coleta de dados dos cookies primários 

Lembra que falamos anteriormente dos cookies primários e que eles seguirão funcionando normalmente? Agora eles serão ainda mais valiosos, pois será a principal forma de coletar dados e com uma vantagem: são de um público com algum nível de interesse (afinal, eles estão navegando em seu site).

E com a coleta destes dados, pode-se obter endereços de e-mail necessários para a integração de identidades, enquanto os padrões de consumo de conteúdo oferecem os insights necessários para a criação de públicos e campanhas personalizadas.

2 – Aproveitar a segmentação contextual 

Isso significa fazer anúncios segmentados conforme o site que a pessoa está navegando e não mais como ocorre hoje, quando anúncios totalmente fora do contexto da página em questão são veiculados.

Além de uma chance maior de atrair a atenção deles, também passará uma impressão de valorização da privacidade do usuário.

3 – Investimento em conteúdo de qualidade 

Este é um caso em que algumas empresas saem muito na frente em relação a outras, pois elas já trabalham com a produção de conteúdo de interesse do seu usuário.

Materiais de qualidade nunca perdem o seu valor. E ao ter um marketing de conteúdo bem planejado para atender aos interesses, dúvidas e necessidades do seu público-alvo, os resultados certamente seguirão vindo.

Justamente neste aspecto, você pode se valer da coleta de dados dos cookies primários para poder montar estratégias mais segmentadas.

Considerações finais 

O fim dos cookies de terceiros trará uma mudança muito impactante nas estratégias de marketing na internet. Porém, apesar do pânico que se coloca sobre o futuro sem eles, o que será necessário é uma adaptação para um novo cenário.

Nele, o inbound marketing ganha ainda mais importância, pois será uma das principais ferramentas de atração de público, já que quando o material é bom, a pessoa sempre volta. E também funcionará como de coleta de dados valiosos sobre seu público-alvo para traçar ações e estratégias para seu negócio.

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Em um momento em que oferecer conteúdo de qualidade ao seu público se torna ainda mais essencial do que já é atualmente, podemos trabalhar para que sua transição para esta nova fase da internet seja muito mais suave.

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