Colaborações em games: como o Brasil investe neste nicho?

As colaborações em games hoje são algo comum e cada vez mais frequentes, inclusive com personagens cada vez mais inusitados. Só que, para marcas e personalidades brasileiras que não possuem a mesma fama internacional de figuras como Neymar, Anitta e Alok, essa oportunidade parecia algo distante. Contudo, nos últimos tempos, algumas empresas e artistas nacionais participaram de collabs em alguns dos games mais populares da atualidade, vendo todas as possibilidades de retorno de marketing. 

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre três dos principais casos recentes, assim como explicar um pouco a importância do investimento neste nicho.

As colaborações em jogos e a busca das marcas por construir reputação dentro do universo digital são tendências em ascensão

Já falamos aqui sobre o metaverso e como a própria Meta investiu e colocou de lado a aposta nessa tecnologia. No entanto, pensando que o conceito mais básico de metaverso é você ter um avatar, um mundo digital similar ao real e poder interagir com outras pessoas e marcas, muitos jogos online oferecem uma possibilidade similar.

São os casos de títulos como Minecraft, Roblox, GTA V (e com certeza será com o VI), Fortnite, entre outros. E muitas marcas e personalidades, encontraram neste e em muitos outros títulos, ótimas formas de promoção.

Podemos dizer que as marcas viram a oportunidade de somar o que há de positivo nas estratégias desenvolvidas para o mundo físico e associá-las ao potencial do universo digital, que impõe poucos limites à criatividade dos profissionais de publicidade.

Só que, quando se trata do Brasil, que ainda possui uma indústria de games com pouco investimento, isso prejudica consideravelmente o trabalho nesse segmento, e, consequentemente, não se observava muitas marcas ou artistas aproveitando todo o potencial presente neste nicho. Agora, parece que elas começaram a compreender as vantagens de estarem presentes nesse mercado, inclusive com casos muito curiosos, como veremos a seguir.

1 – Banco do Brasil e Roblox 

O primeiro deles é certamente o mais curioso, pois temos o Banco do Brasil investindo em um jogo voltado para o público infanto-juvenil, o Roblox.

Chamada “Brablox”, a ação funcionava como um game dentro do jogo que guia os jogadores por um mapa repleto de enigmas que entregam orientações de inteligência financeira, ajudando a resolver problemas reais de economia e planejamento.

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Colaborações em games: o Banco do Brasil encontrou uma forma interessante de reforçar sua marca com o público infanto-juvenil

Esta foi uma ação desenvolvida pelos próprios funcionários do Banco do Brasil, que trazia um mapa com diversos pontos turísticos brasileiros, em que os usuários resolviam diversos tipos de enigmas.

Para ajudá-los, diversos protagonistas das campanhas publicitárias do banco marcaram presença. Eles guiavam os participantes pela aventura, ajudando-os a passar por desafios que refletiam diretamente em questões financeiras da vida real. No final, quando todas as missões eram cumpridas, os jogadores eram presenteados com uma skin, (visual customizado para uso dentro do jogo).

2 – Brahma e GTA V 

O GTA V por si só já é um grande fenômeno do mundo dos games. Isso porque, seu modo online fez que com que sua longevidade ultrapassasse uma década, algo anormal para jogos de console e que surpreendeu a própria Rockstar(desenvolvedora do game). Para se ter uma ideia, o GTA VI foi deixado para esta geração simplesmente porque eles estavam lucrando muito apenas lançando extras para o V.

E a Brahma teve a grande sacada de aproveitar a popularidade do jogo para divulgar o lançamento de sua cerveja duplo malte.

Usando o servidor “Cidade Alta RP” de GTA V, a marca lançou dois ambientes patrocinados: uma cervejaria inspirada na fábrica de Agudos e ainda um bar, totalmente estilizado, que aposta na identidade visual de Brahma Duplo Malte.

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Bar da Brahma Duplo Malte dentro do GTA V

A marca foi além, pensando até mesmo na questão de proibir saque de armas dentro da área do bar (o jogo, para quem não conhece, é marcado por ser muito violento) e ainda fez uma festa virtual com missões que renderam cupons de desconto para compra da cerveja no aplicativo Ifood.

3 – Emicida e Fortnite 

O Fortnite é talvez o maior exemplo de colaborações dentro do mundo dos games. Ele já trouxe collabs do Dragon Ball para divulgar o longa “Dragon Ball Super: Super Hero”, da Marvel para divulgar diversos filmes da MCU, além de shows como de Travis Scott e Ariana Grande.

Só que, até o ano de 2022, nenhum cantor brasileiro havia feito uma apresentação dentro do game, situação que mudou quando Emicida teve seu próprio evento. Foi uma parceria da Lab Fantasma (selo e marca dos irmãos Emicida e Evandro Fióti) e a Epic Games, com a exibição sendo feita dentro da iniciativa global chamada de Ondas Sonoras dentro do jogo

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Cenário feito especialmente para o show do Emicida em Fortnite

Foram oito meses desenvolvendo o projeto, que envolveu o desenho criativo do ambiente da apresentação e a divulgação e comunicação realizadas pela agência Druid Gaming. E além da apresentação, que ficou presente durante 72 horas dentro do jogo, eles colocaram também a música de lobby “Continue Assim” e um gesto de vitória personalizado.

Considerações finais 

Entre tantas discussões relacionadas ao metaverso, talvez o melhor exemplo de sucesso sejam os jogos online. Ao contrário de algumas tentativas que acompanhamos (como a da própria Meta), dentro dos jogos você vivencia não apenas uma “segunda realidade”, mas também uma maior interação entre os usuários, embora essa interação possa ser limitada pelas particularidades de cada título.

E as marcas, vendo a chance de atingir um grande e até mesmo novo público, seja pela popularidade do próprio jogo ou mesmo da repercussão que traz cada um destes eventos, investe cada vez mais neste modelo de collab.

Um fato interessante é observar que marcas e artistas brasileiros começam a aproveitar as possibilidades que esse tipo de parceria pode render e estão investindo neste nicho. Importante lembrar aqui, que não é necessário fazer isso apenas em grandes títulos, mas em títulos menores também é possível obter bons resultados e com um investimento menor.

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