Independentemente do tamanho da empresa ou da sua área de atuação, o empreendedor precisa ter em mente que o crescimento do negócio passa diretamente por um marketing muito bem feito. Só que enganam-se aqueles que pensam que ele serve apenas como uma ferramenta para vender mais.
Hoje, a importância do marketing para as empresas envolve também toda a construção da marca perante o público. Até porque atualmente a forma como ela “se vende” e lida com o consumidor também tem muita importância para os clientes. Por isso iremos explicar essa relação e mostrar sua relevância para o sucesso de um negócio.
Entendendo o que é marketing
Vamos começar entendendo o conceito de marketing. A palavra tem origem inglesa e trata-se da junção de Market (Mercado) e Ing (ação). Podemos traduzir literalmente como “Mercado em Ação”, ou então Ação para o Mercado, sendo este segundo um encaixe melhor para o trabalho exercido por seus profissionais.
Falando de forma mais objetiva, ele tem o intuito de suprir as necessidades dos clientes e parceiros, expondo mecanismos e métodos que estimulam o desejo desse consumidor em buscar o seu produto ou serviço. Aqui incluímos todos os processos utilizados para criar, comunicar e distribuir ofertas que tenham valor para toda sua audiência.
Importante destacar a capacidade de comunicação persuasiva através da geração de valor. E é justamente responsabilidade dela trabalhar na conquista e fidelização de seus clientes.
Mas qual a importância do marketing para as empresas?
Pensando apenas no que já trouxemos, o marketing é responsável direto pelas estratégias de atração, conversão e retenção de clientes. Só que com a entrada na era digital, tivemos a evolução desse trabalho através do marketing digital.
Precisamos aqui diferenciar o marketing digital, pois sua forma de atuação é muito diferente da do marketing tradicional. Para começar, podemos destacar a comunicação direta e que muitas vezes pede um tempo rápido de resposta. Além disso, a maior segmentação, que possibilita ações direcionadas, que são mais eficientes para estabelecer uma comunicação com seu público-alvo.
Agora que entendemos de forma bem mais clara suas funções, vamos nos aprofundar nos principais aspectos que reforçam a importância do marketing para as empresas:
1 – Ajudar na construção da marca no mercado
Lembra que falamos sobre a construção da marca no início? Pois hoje muitas pessoas veem também a credibilidade ou então a autoridade de determinada marca dentro da sua área de atuação, como elemento para tomar sua decisão de compra. Aqui o trabalho do marketing para as empresas pode se dar de diversas formas, como por exemplo:
- Marketing de conteúdo – trazendo conteúdo relevante, que mostre sua autoridade sobre determinado assunto;
- Comunicação – investir em perfis nas mais diversas redes, de forma a manter um relacionamento próximo com seu público-alvo;
- Regionalismos – de acordo com sua área de atuação, você pode se valer dessa subdivisão da comunicação, ao produzir conteúdos especialmente para determinadas regiões.
Um outro exemplo que merece destaque é mostrar que você aplica na prática os valores defendidos pela sua empresa. Estes podem ser relacionados a condição de trabalho, ser ecologicamente correta, etc.
1.1 – Trazer o diferencial para sua marca perante a concorrência
Este é um trabalho que envolve conhecer a concorrência, saber como ela age e assim poder traçar estratégias que te destaquem no mercado. Atualmente, com um número cada vez maior de empresas atuando em um mesmo ramo e oferecendo produtos de qualidade muito similar, conseguir esse destaque pode ser o diferencial para o sucesso do seu negócio.
Isto pode até incluir adaptar estratégias que a própria concorrência usa, mas desde que se dê sua própria cara, sem que pareça pura e simplesmente um plágio do outro. Neste caso o efeito pode ser justamente o oposto, o de mostrar que você sequer consegue oferecer algo diferente, sem apelar para copiar um concorrente.
2 – Otimizar a relação empresa-cliente
Trata-se do trabalho de alimentar o CRM, ou o sistema que lida com as informações de gestão de relacionamento com o cliente. Aqui falamos da coleta de dados através de pesquisas, da oferta de conteúdos mediante acesso a landing pages, entre outros. Dessa forma, você consegue entender melhor as necessidades do seu cliente, assim como poderá saber as melhores horas de tomar ações mais agressivas, de forma a obter melhor retorno.
3 – Melhorar o número de vendas
Naturalmente que não podemos esquecer da principal função do marketing para as empresas, melhorar os resultados de vendas. Antes de mais nada, o fundamental é trabalhar com a verdade, sem oferecer nada além do que seu produto ou serviço fazem.
A partir daí temos as mais variadas formas de atingir este objetivo. Pode ser através do marketing de conteúdo, anúncios pagos, promoções, degustações (caso seu comércio seja físico), entre muitas outras opções.
Para além disso, cabe diferenciar se este produto ou serviço para o qual se está fazendo campanha é um lançamento ou algo com o qual já se trabalha há algum tempo. Para o caso de uma novidade, pode-se considerar uma oferta especial, investir em campanhas que despertem a curiosidade do público para consumi-lo, etc.
Caso a campanha seja para algo já conhecido do público, a abordagem já será um pouco diferente. Caberá ao marketing trabalhar de forma a relembrar seu consumidor como aquele produto ou serviço segue sendo a melhor opção para atender às suas necessidades.
Considerações finais
Como podem ver, o trabalho do marketing para as empresas é fundamental para diversos de seus setores. Inclusive para a própria gestão da empresa, pois através dos muitos mecanismos de coleta de dados, comunicação com o público, entre outros, eles saberão quais as melhores decisões a serem tomadas naquele momento.
Um exemplo para ilustrar melhor: através do trabalho de marketing, pode-se identificar uma demanda reprimida por um produto que você esteja produzindo menos do que o seu público tem buscado. Com isso, você poderá aumentar a produção para atender a estes consumidores e melhorar consideravelmente os resultados do seu negócio.
Então ter uma equipe competente e que saiba aplicar as ações de marketing de forma assertiva, serão o grande diferencial para um crescimento consistente da sua empresa. Mas lembrando sempre que nada acontece da noite para o dia, que todo esse trabalho demanda tempo, estudo e correções ao longo do percurso, para que no final se atinjam os objetivos esperados.