10 estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Ao começar a empreender e oferecer qualquer tipo de produto ou serviço na internet, obviamente espera-se obter retorno financeiro com ele. Mas o negócio não irá para frente se ninguém conhecê-lo, não é mesmo? Pois é aí que entra a importância da estratégia de marketing digital.  

Para as pessoas te acharem é preciso que você seja visto, por conta disso boas estratégias de marketing servirão justamente para que isso aconteça. Porém, seu negócio ainda está começando e montar uma estratégia de marketing pode parecer algo destinado apenas a grandes empresas com boa capacidade de investimento. 

Só que aí que você se engana. Especialmente nos dias de hoje, em que temos uma boa parcela das pessoas que utilizam a internet, ter uma boa estratégia de marketing digital tornou-se muito mais acessível, mesmo para negócios que ainda contam com um orçamento mais curto.  

Hoje o que faremos, será trazer 10 dicas de estratégias de marketing digital para quem está começando um negócio. 

1 – Conhecer seu público-alvo e traçar uma persona dele 

Você teve uma ótima ideia para um produto ou serviço, mas você sabe qual o público consumidor dele? Conhece as características principais? Pois esta etapa é fundamental para que todas as estratégias de marketing seguintes surtam efeito.  

Você deve buscar traçar o perfil do seu público-alvo e criar sua persona ideal a partir de várias informações coletadas sobre os consumidores do que é oferecido. Dados como idade, sexo, horário que costuma utilizar as redes sociais, região onde mora, entre outros ajudam a criar estratégias de marketing digital direcionadas e que podem atingir esse público de forma mais eficiente. Se você não fizer ideia de por onde começar, sentar em frente a uma empresa do mesmo tipo que a sua e observar a entrada e saída de clientes pode ser um primeiro caminho. Ou até mesmo ver o perfil dos seguidores das principais empresas na área em que você quer atuar.

2 – Crie uma identidade própria 

Após definir sua persona, é chegada a hora de definir sua identidade visual. Esta envolve alguns pontos principais como: 

  • Um bom nome (este provavelmente você já possui); 
  • Logotipo; 
  • Design e cores dos materiais que for utilizar em publicações. 

A importância disso é que ao criar essa identidade, você cria uma diferença do seu negócio em relação aos demais. Além disso, faz com que as pessoas possam associar aquelas determinadas cores e design, a sua marca. Não pense duas vezes antes de investir em um bom manual de marca para sua empresa. Ele fará com que você economize muito dinheiro no decorrer dos anos que se seguirão.

3 – Montar um site ou blog 

Qualquer uma das estratégias de marketing digital passam por você criar uma página na internet, seja um site ou blog. Ela tanto pode servir para vender diretamente o seu produto e/ou serviço, como pode ser uma página em que você traz conteúdos relevantes para seu público-alvo. Também é uma importante forma de captar leads por meio do cadastro de e-mails.

Entretanto, não basta simplesmente fazer um site, ele precisa ser bem feito, com um design agradável aos olhos e que conte com atualizações constantes. Caso você monte uma página, mas não a abasteça regularmente com conteúdos relevantes, pode passar uma imagem de abandono, o que terá um efeito oposto nos seus clientes. 

4 – Trabalhar o SEO do site, assim como deixá-lo responsivo 

Em outras oportunidades falamos tanto sobre a questão do SEO, sobre como melhorar o rankeamento do site, mas hoje traremos um breve resumo (vocês podem ver mais detalhes nos nossos artigos anteriores). 

O SEO (“Search Engine Optimization” ou otimização do mecanismo de busca) envolve tanto você fazer um texto se beneficiando ao máximo de utilizar as ferramentas para deixá-lo bem rankeado nos mecanismos, como do seu site atender a alguns requisitos destas mesmas ferramentas. 

Por exemplo: o site ser responsivo, ou seja, ter formatação para aparelhos móveis é elemento obrigatório atualmente. Se sua página não contar com isso, pode ser muito prejudicada nas buscas, pois o Google privilegia os sites que oferecem essa adaptabilidade.  

O rápido carregamento do site também é um dos elementos que mais pesam a favor do SEO. Há outros fatores que o influenciam, mas inicialmente estes dois precisam funcionar de forma adequada. 

5 – Investir nas redes sociais 

Um dos melhores locais para divulgar seu produto ou serviço atualmente são nas redes sociais. Isso porque boa parte da população possui pelo menos uma delas. A importância de um perfil ativo é aproximar o público da sua empresa. Em uma época que as pessoas buscam uma relação mais informal e “humana”, oferecer isso nas redes é uma boa fora de alavancar o negócio. 

6 – Trabalhar com o e-mail marketing e cadências de e-mails

O envio de e-mails, através do cadastro que os clientes fazem no seu site ou blog é uma forma interessante de fidelizar seus leads. Oferecer conteúdo relevante, mostrar produtos, ofertas, entre outros é uma forma fácil e barata de estratégia de marketing. 

7 – Utilizar o Google meu negócio  

Trata-se de uma opção gratuita que o Google oferece de você cadastrar seu negócio. Ele é especialmente para conquistar clientes da região, pois ao fazer uma busca, o GMN vai mostrar as empresas mais próximas a ela.  

Além disso, é importante sempre pedir avaliações, pois quanto melhor avaliada, melhor será o seu rankeamento. 

8 – Investir na fidelização dos clientes 

Tão importante quanto atrair novos clientes é manter aqueles que já se tem fiéis a sua marca. Por conta disso, invista no relacionamento com eles, seja com promoções, com brindes, conteúdos exclusivos, etc.  

Para além de manter ele como um cliente ativo, ele também poderá atrair novas pessoas, através de recomendações. 

9 – Estabelecer metas e acompanhá-las 

Uma boa estratégia de marketing digital também passa por criar metas possíveis e verificar seu andamento. Além disso é preciso entender o que se busca, se é aumentar a visibilidade, o fluxo de vendas, pois mediante cada situação, muda a forma de avaliar os resultados.  

Por exemplo: aumentar a visibilidade envolve que mais pessoas vejam, mas isso pode não significar essencialmente um aumento imediato no número de negócios.  

Por outro lado, se a busca é por aumentar as vendas, não necessariamente haverá um aumento substancial de visibilidade. Isso ocorre, pois a ideia é buscar leads qualificados e isso pode ocorrer mesmo que o número de visualizações não conte com um grande crescimento. 

10 – Ser sempre transparente no seu negócio 

Finalmente, mas não menos importante, você deve sempre trabalhar com a verdade. Não oferecer coisas além das suas possibilidades, prometer apenas aquilo que poderá cumprir, entre outras coisas serão a melhor propaganda para você.  

Ao fazer isso, estabelece-se uma relação de confiança, que não apenas manterá seus clientes fiéis, como também atrairá outros, especialmente através do “boca a boca” e de recomendações dentro da própria rede. 

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