Como fazer o planejamento de marketing no segundo semestre

Entramos no segundo semestre do ano e para muitas empresas é um momento de reavaliar estratégias e se preparar para o período de final de ano. Especialmente em 2022, que por si só já é um ano bastante peculiar, vale observar o cenário mais próximo do normal que estamos e fazer o planejamento de marketing estratégico para o período. 

Planejamento de marketing e o cenário de retomada em relação a pandemia 

Ainda que não se possa dizer que estamos livres da Covid-19, o cenário atual pode ser visto como um pós-pandêmico. Eventos, exposições, shows, entre outros já sendo feitos de forma presencial e com capacidade total de lotação, indicam que salve alguma situação fora do controle (como foi o caso da variante ômicron), não devemos ter novamente restrições como em 2020/21. 

Com isso, o planejamento de marketing do segundo semestre deve ser feito considerando que muitos negócios que envolvem participação presencial, tem muita demanda represada. Ou seja, setores de eventos, viagens, shows, estarão em alta, como já foi no primeiro semestre de 2022. 

Planejamento de marketing no segundo semestre e o calendário promocional 

No começo do ano, trouxemos um artigo falando sobre a importância da sua empresa ter um calendário promocional, para que possa se planejar para as principais datas comerciais ao longo do ano. Este segundo semestre nos traz as seguintes datas, na ordem: 

  • Dia dos pais; 
  • Dia das crianças; 
  • Copa do Mundo; 
  • Black Friday; 
  • Natal; 
  • Ano novo. 

Este ano ainda temos junto com a Black Friday a situação inédita de uma Copa do mundo ocorrendo no final do ano, por conta da questão climática do Catar. Ela inclusive pode favorecer a data comercial importada dos EUA, por conta da venda de produtos relacionados ao evento futebolístico. Por exemplo: TVs costumam ter muita saída durante a competição. 

Reavaliar o planejamento financeiro 

Não é novidade que o ano de 2022, assim como marcou uma retomada de diversos setores em um cenário pós pandemia, também veio com as mais variadas crises. As econômicas e políticas nacionais, somadas a global por conta da guerra, que já passou de 150 dias, tiveram impacto nas finanças das pessoas e também das empresas. 

Por conta disso, pode ser necessário reavaliar o planejamento feito no começo do ano. Devemos observar o orçamento e se ele está dentro das expectativas do primeiro semestre ou se conta com muitas perdas. No segundo caso, deve-se procurar fazer os ajustes necessários, inclusive no marketing, como falamos no artigo sobre como fazê-lo em tempo de crise. 

Aproveitar as tendências dentro do marketing digital 

Ainda dentro do contexto pandêmico, o marketing digital ganhou ainda mais força, acelerando um processo que já era visto como natural. Com isso entramos em um cenário que estar fora da internet ou mesmo com o negócio pouco integrado a ela, significa estar muito atrás dos seus concorrentes. 

Dentre as principais tendências atuais e que devem estar dentro do planejamento de marketing para o segundo semestre, podemos destacar: 

1 – Os vídeos curtos 

Inicialmente ele era visto muito mais como algo para uma geração mais jovem, porém hoje ele é uma tendência que vem ganhando espaço entre todas as idades. Os principais exemplos que temos são os do TikTok e os Reels do Instagram (que vieram como uma resposta do Meta a outra rede social). 

Estes vídeos possuem normalmente um tempo de no máximo um minuto (até porque é o limite máximo) e buscam trazer mensagens da forma mais objetiva possível. Eles também costumam ter uma temática mais voltada para o humor, mas que no caso de campanhas de marketing, precisa ser usado com cautela, para não cair na “falta de noção”. 

Especialmente se sua empresa oferece produtos ou serviços para um público mais jovem, esta é uma tendência que não pode ficar de fora do seu planejamento de marketing digital. 

2 – Conteúdos por voz 

Essa foi outra tendência que ganhou muita força durante a pandemia, quando os podcasts viraram moda. Tivemos um boom do formato, com os mais variados temas sendo abordados. Investir neles, com assuntos de interesse do seu público-alvo pode ser uma ótima opção para alcançar um maior público. 

3 – Presença no maior número de redes e de forma humanizada 

Ter perfis nas principais redes sociais de seu público-alvo é algo fundamental, mas apenas isso hoje já não é suficiente. Sabe quando você interage com um perfil de uma marca e não tem apenas aquela resposta automática padrão, mas sim tem uma interação como se estivesse conversando com um colega? Pois esta é a humanização da marca. 

Algumas inclusive optaram por fazer uma persona representando a marca, como é o caso mais famoso da Magalu, além das Casas Bahia, Samsung, etc. Essa já é uma tendência bem mais estabelecida, que tornou-se um forte aliado para aproximar a empresa dos clientes e assim conseguir aumentar as vendas, através deste tratamento diferenciado. 

Considerações finais 

O ano de 2022 é um ano de retomada, após ficarmos tanto tempo reclusos por conta da pandemia. Em um cenário que traz ainda muitas incertezas, o planejamento para o segundo semestre, tendo em vista o grande número de acontecimentos e até crises que passamos (e não saímos), é vital e deve pedir uma revisão dos planos traçados. 

Para além das revisões básicas, observar as tendências em alta no atual cenário do marketing, assim como formas de implantá-las, colocará seu negócio em posição de vantagem em relação aqueles que ainda não se adaptaram.  

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