Falar que o brasileiro ama futebol, chega a ser desnecessário, não é? E a Copa do Mundo coloca essa paixão no ápice, ao unir a população em torno do principal evento da modalidade. Só que para além da questão esportiva, falamos também de uma das datas de grande retorno comercial deste ano.
Diversos setores do mercado têm nesta data um importante período de retorno financeiro. Só que especialmente neste ano, com a Copa Do Mundo ocorrendo entre 20 de novembro e 18 de dezembro no Catar, teremos uma espécie de “super fim de ano” com três grandes datas comerciais, já que temos também a Black Friday e o Natal.
A Copa do Mundo é uma data comercial de nicho?
Talvez a primeira pergunta que muitas empresas fazem ao analisar este evento, é se ele é voltado apenas para determinados setores relacionados. Só que para a surpresa de muitos, a resposta é que não necessariamente. É claro que certos nichos do mercado têm na data uma excelente oportunidade de faturamento, mas isso não impede que outras não possam aproveitá-la também.
A questão no caso destes setores, é que caberá ao marketing integrá-los de alguma forma a data. O principal aqui é mostrar que você não está alheio a paixão nacional e ao clima que costuma contagiar boa parte dos brasileiros.
Quais áreas são as mais beneficiadas durante a Copa do Mundo?
Em primeiro lugar, toda área que possa oferecer produtos que tenham alguma relação com a competição terá um grande benefício com a data. Diversos setores do varejo, como lojas de roupa, de material esportivo podem tirar proveito com o comércio de roupas com a temática da seleção ou o próprio uniforme canarinho (ou de outras seleções).
Lojas que vendem eletrônicos podem igualmente se beneficiar, já que o período costuma trazer um aumento na procura de TVs. Além destas, ainda temos agências de viagens e também o setor de perecíveis, já que muitas pessoas buscam comprar coisa para organizar reuniões para acompanhar ao jogo (churrascos por exemplo).
Ações de marketing e cuidados a se tomar antes de fazê-las
O período de Copa do Mundo é um terreno fértil para as mais variadas estratégias de marketing para alavancar suas vendas. Porém, aqui deve-se tomar alguns cuidados por conta das rigorosas regras da FIFA e também da CBF relacionadas ao torneio e a própria seleção. Os principais cuidados a serem tomados em ações publicitárias são:
- Direito exclusivo a determinadas palavras – a FIFA detém o direito do uso de determinados termos sendo eles: Copa do Mundo, Copa do Mundo 2022, Copa 2022, Copa do Qatar, Qatar 2022;
- Direito exclusivo às seguintes imagens – mascote oficial da Copa, pôster oficial da Copa, emblema oficial da Copa, troféu oficial, tabela oficial de jogos, identidade visual oficial das competições.
Nos casos acima, o uso está autorizado apenas aos patrocinadores que têm a exclusividade para utilizar os símbolos oficiais e fazer referências diretas à competição nas suas campanhas. A CBF também tem algumas regras relacionadas ao uso de imagens dos jogadores ou de símbolos oficiais da confederação.
Sim, temos regras bem restritivas, mas isso não impede que mesmo você não sendo o parceiro oficial de alguma delas, você possa realizar ótimas campanhas de marketing. Confiram algumas ideias que vocês podem seguir:
1 – Adaptar sua identidade visual durante o evento
Uma boa forma de mostrar aos seus clientes e/ou seguidores que sua marca está no clima da Copa do Mundo, é deixá-la com as cores da seleção. As opções são as mais variadas, pois você pode mudar as cores do logotipo, do site, pode vestir a mascote caso tenha (mas respeitando sempre aquelas regras que citamos).
Caso você tenha um comércio digital, uma boa aposta é criar uma seção especial em que estejam os mais diversos artigos relacionados a competição. Roupas, TVs, comida… aqui vale observar tudo que possa ter um crescimento de consumo durante a Copa do Mundo.
2 – Fazer promoções relacionadas à competição
Promoções sempre são uma excelente oportunidade de atrair novos clientes, como também colocar sua marca em evidência. Com ações alinhadas pelo marketing a partir da persona ideal, ficará mais fácil obter um bom retorno a partir delas.
Além disso, vale fazer campanhas diretamente relacionadas aos resultados do jogos (sejam eles bons ou ruins). Por exemplo: vitória da seleção? Descontos relacionados a artigos para uma comemoração. Perdeu? Não tem problema, bastam ações relacionadas a produtos para “afogar as mágoas” da torcida.
Só que descontos não são a única forma de atrair ou mesmo engajar clientes. Os famosos bolões são uma excelente alternativa. Pode-se aqui fazer um de todos os jogos da copa (com sistema de pontos, premiação para quem acertar mais, etc) ou então apenas para os jogos do Brasil, oferecendo descontos ou mesmo brindes para quem acertar os resultados, vai da forma que cada um achar melhor.
3 – Conteúdos especiais em site e redes sociais antes e durante a Copa do Mundo
Oferecer conteúdo diferenciado durante o período da competição é uma ótima forma de atrair engajamento. Pode-se optar por artigos relacionados ao evento (por exemplo falando do Catar, locais pra se visitar, costumes, se você tem uma agência de viagens) ou mesmo curiosidades e atualizações nas redes sociais.
Trazer também curiosidades sobre a competição, sobre a própria seleção, jogadores, pedir palpites, comentar quem acham ser o destaque do Brasil, etc. Não há limites para as opções e todas elas deixarão sua marca mais próxima do cliente, como se você estivesse ali atuando também como um torcedor, fazendo o famoso “papo de boteco”.
Black Friday e considerações finais
Uma coisa que não pode ser menosprezada é a questão da Black Friday acontecer durante o período da Copa do Mundo. Ou seja, a própria questão de descontos, especialmente se você tiver algum tipo de comércio, já deve ter sido pensada também para esta data.
Então pensar em promoções relacionadas a produtos dentre aqueles que citamos, torna-se uma ótima porta de entrada para trazer clientes que podem acabar comprando muito mais (às vezes nem coisas relacionadas à competição). Só que focar as atenções para os que contam com aumento de venda durante a Copa do Mundo é a melhor estratégia.
A Copa do Mundo é um evento que traz grande engajamento e mobilização e independente da sua área, você não deve subestimar a força de ações bem pensadas para o período. Pode ser uma forma eficiente tanto para fidelizar, como para atrair novos clientes.