Qual a importância da relação entre o marketing e o departamento comercial?

A era digital, com as pessoas não apenas comprando pela internet, mas fazendo uma consulta prévia na mesma tem colocado dois setores das empresas trabalhando cada vez mais juntos: a gestão comercial e o marketing digital.  

E por que isso acontece? Devido ao fato que os canais utilizados pelo marketing digital, também vêm sendo usado para vendas. Ou seja, temos um canal atendendo a ambos os setores, o que faz com que seja necessário um diálogo constante entre eles, para que os resultados possam ser cada vez mais eficientes. 

Diferenças entre os departamentos comercial e de marketing digital 

Antes de mais nada é importante pontuar as diferenças de ambos, pois apesar de falarmos de trabalhos que tem caminhado lado a lado, existem grandes diferenças entre eles. Vamos aos conceitos básicos: 

  • Comercial – vai lidar com o contato relacionado a vendas. Aqui podemos incluir a pré e pós-venda também como atribuições do setor; 
  • Marketing – este departamento lida com o relacionamento com o cliente, a prospecção de leads, assim como agrega valor a sua marca através de campanhas, marketing de conteúdo etc. 

A importância de pontuar essas diferenças é justamente para que se cobre de cada setor sua respectiva atribuição, sem sobrecarregá-lo com funções que não são as suas.  

Como o marketing digital pode atuar em conjunto com o comercial? 

Para começar, podemos avaliar a questão do conhecimento prévio que o comercial tem das personas com quem ele lida na hora das vendas. Sendo assim, o marketing pode utilizar os dados coletados a partir dos leads do comercial, para conhecer o tipo de cliente ideal para o negócio, assim como aquele que se mantém mais fiel a empresa.  

Ou seja, quanto mais claras as informações passadas pelo comercial, mais fácil ficará para o marketing realizar as campanhas direcionadas para a persona ideal da empresa. Aqui é importante que a criação seja feita com membros de ambos os departamentos, para que o ajuste possa ser o melhor possível. 

O Marketing de conteúdo como fonte de geração de leads 

Falamos aqui de métodos com foco na atração de tráfego qualificado para sua empresa. Já trouxemos anteriormente a importância da sua empresa investir neste tipo de ação de marketing de conteúdo, porque ela também serve para gerar valor para sua marca. Alguns exemplos são blogs, podcasts, infográficos, etc. 

A ideia de oferecer esse conteúdo relevante é que a empresa possa fazer o prospecto de leads, assim como sua qualificação. Isso porque normalmente o usuário para receber esse conteúdo, faz o cadastro, deixando alguma espécie de contato, como por exemplo o nome e e-mail.  

Neste caso vocês podem ver a relação ainda mais próxima entre ambos os departamentos, com o marketing fazendo uma captação de leads permanente para o comercial, através do marketing de conteúdo. 

Acompanhamento conjunto dos KPIs 

Finalmente temos a parte de avaliação de estratégias através dos KPIs (ou “indicadores chave de performance” em português), que são aqueles medidores que avaliam a efetividade de campanhas, assim como os resultados comerciais.  

A ideia aqui é observar os pontos que estão funcionando, o que precisa ser ajustado, para que ambos possam otimizar as atividades em sua área. Nós também trouxemos alguns exemplos de KPIs de marketing (que pode ser visto AQUI) e a ideia é compará-los com os do departamento comercial, para assim observar se ambos estão andando lado a lado dentro do que se espera. 

Desenvolva o marketing de sua empresa em conjunto com o departamento comercial

Nós da Universo temos parcerias com diversas empresas para podermos entregar um conjunto completo de atividades, que envolvam a conexão do marketing com o comercial. Em nossa visão, o marketing não acaba na entrega de leads, é necessário um acompanhamento até o final. Que tal agendar uma reunião para podermos apresentar uma proposta? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe e saiba de que forma poderemos ajudar sua empresa!

Contato

Quer melhorar a comunicação de sua empresa? Tirar um projeto da cabeça e começar a fazer com que ele vire realidade? Entre em contato com nossa equipe. Não trabalhamos com nenhum tipo de pacote pronto, analisaremos a sua necessidade e apontaremos a solução de acordo com o que sua empresa precisar.

    Open chat
    %d blogueiros gostam disto: