KPI – Entenda a importância

Todos que montam um negócio, obviamente buscam o sucesso dele, mas é preciso ter a consciência que ele vem com trabalho, dedicação e seu crescimento normalmente ocorre de forma gradativa. Nesse processo e até para expandir algo já estabelecido, analisar os resultados e a performance de suas ações de marketing é fundamental. Entra aí a importância dos KPIs. 

Para quem não conhece, KPI é a sigla para Key Performance Indicator ou então “indicador-chave de performance”. Trata-se de diversos indicadores que são usados para medir se as ações ou iniciativas tomadas estão trazendo os resultados esperados. Entretanto é preciso entender que não basta só analisar determinados números para isso, é preciso saber se eles são relevantes para seu objetivo. 

Escolhendo bons KPIs 

Como dito antes, os indicadores precisam estar relacionados diretamente ao seu objetivo. Ou seja, escolher o KPI errado pode trazer uma impressão errada sobre determinada ação e acabar por te prejudicar. Para evitar que isso aconteça, existem algumas sugestões para verificar qual indicador é o mais adequado para você: 

  1. Disponibilidade de ser avaliado – um bom indicador precisa oferecer dados para serem analisados. Ou seja, de nada adianta escolher algo que você simplesmente não consegue indicadores consistentes para consultar.;
  1. Relevância – é preciso entender aqui que falamos dele ser relevante para seu negócio. Então escolher aqueles que estão diretamente relacionados ao seu objetivo é fundamental;
  1. Importância para o negócio – aqui entra a necessidade de escolher um KPI que possa indicar o crescimento do negócio. Isso porque se a métrica em questão está negativa, é a hora de repensar a escolha das ações;
  1. Dados periódicos – o KPI precisa ter dados que possam ser consultados regularmente, pois só assim pode-se obter números para serem medidos e comparados ao longo do tempo; 

Indicadores primários, secundários e práticos 

Os KPIs possíveis de se analisar são inúmeros, sendo assim temos uma classificação de importância dos mesmos. Definidos como “primários, secundários e práticos”, eles funcionam em conjunto, mas respeitando uma hierarquia. Vamos entender melhor cada um deles: 

KPIs primários 

São os principais indicadores na hora de avaliar o desempenho de estratégias de marketing. Basicamente dizem se as ações estão gerando lucro para empresa. Ou seja, são os mais cobiçados pelos gestores. Entre eles, podemos destacar: 

  • Número de leads; 
  • Aumento de tráfego; 
  • CAC ou custo de aquisição por cliente; 
  • Taxa de conversão; 
  • Receita total e por compra. 

KPIs secundários 

Eles servem como forma de justificar os primários. São uma forma de mostrar o porquê dos resultados e que determinadas ações estão no caminho certo. Já neste caso, temos os seguintes exemplos de KPIs: 

  • Custo por lead em cada etapa do funil de vendas; 
  • Assinantes de newsletter; 
  • Assinantes do blog/página; 
  • Visitas recorrentes; 
  • Origem dos visitantes (orgânico pago, redes sociais, direto, e-mail, etc); 

Importante destacar que eles devem ser apresentados junto com os primários, pois sua função é justamente a de justificá-los. 

KPIs práticos 

Estes trazem dados mais detalhados sobre comportamento, característica e tendência dos usuários. Diferente dos anteriores, os KPIs práticos são de acompanhamento quase diário, pois assim será possível identificar mais rapidamente tendências e o que está sendo feito na internet.  Entre eles podemos destacar: 

  • Landing pages (as “páginas de conversão”) de qualidade; 
  • Palavras-chave mais pesquisadas (sempre com foco no seu negócio); 
  • Interações sociais dos usuários; 
  • Quantidade de visitantes novos e recorrentes; 
  • Bounce rate ou taxa de rejeição, quando o usuário acessa o site, mas sai em seguida, sem interagir com página nenhuma; 
  • Assuntos que estão em alta;  
  • Conteúdos mais lidos ou visitados. 

Ainda temos inúmeros KPIs práticos que podem ser aplicados, mas procuramos destacar apenas os mais utilizados para exemplificar. Como os primários e secundários, aqui também deve-se escolher sempre aqueles que possam trazer dados úteis aos seus objetivos. 

Em síntese, para todo e qualquer planejamento de marketing é fundamental poder fazer a avaliação dos resultados das campanhas. Sendo assim, saber escolher KPIs adequados é de vital importância, pois só assim pode-se aprimorar estratégias e conseguir melhores resultados. 

Sempre contextualize seus KPIs

Uma coisa muito importante é sempre termos a contextualização dos KPIs na hora de fazer a análise. Números por si só são frios, e não dizem muita coisa se não soubermos o contexto no qual eles estão inseridos. Para uma análise completa a respeito dos números da sua empresa, conte com a Universo Consultoria. Nossa equipe tem profundo conhecimento prático sobre ciência dos dados e estatística, e pode ajudar sua empresa a alavancar suas vendas identificando problemas e oportunidades por meio dos KPIs.

Entre em contato com nossa equipe e agende uma reunião agora mesmo!

Contato

Quer melhorar a comunicação de sua empresa? Tirar um projeto da cabeça e começar a fazer com que ele vire realidade? Entre em contato com nossa equipe. Não trabalhamos com nenhum tipo de pacote pronto, analisaremos a sua necessidade e apontaremos a solução de acordo com o que sua empresa precisar.

    Open chat