A importância de um website moderno e eficiente para sua empresa

Não é novidade para ninguém que nos dias de hoje, qualquer negócio para ter sucesso, precisa de uma estratégia de marketing digital eficiente. Neste caso falamos tanto de um bom trabalho nas redes sociais, como oferecendo conteúdos atrativos, seja por meio de um blog, e-mail ou website.  

Porém não basta apenas montar uma página e colocar conteúdo lá, pois por mais que o que se ofereça seja de boa qualidade, para bons resultados, é necessário olhar outras coisas mais. E será justamente sobre esse “algo mais” que seu website precisa ter, que iremos falar hoje. 

Qual a importância de ter um website ou blog? 

Em primeiro lugar, vamos explicar o porquê você precisa possuir um website ou blog. Sempre que pensamos em comprar um produto ou serviço, buscamos informações sobre ele. O que era uma tendência, hoje já é uma normalidade e as pessoas buscam aquilo que possa trazer confiança a ela sobre o que está consumindo. 

Neste contexto que entra uma das principais importâncias de um site ou blog: transmitir autoridade sobre aquilo que você oferece. Este é o que chamamos de marketing de conteúdo, no qual você aborda diversos temas que podem ser do interesse do seu público-alvo, mostrando assim seu conhecimento na área. Apesar de as redes sociais serem um importante canal de comunicação com os consumidores, será na sua página que eles consumirão o conteúdo que você tem a oferecer. Só que para sua mensagem conseguir chegar ao seu público-alvo, não basta apenas postar, é preciso investir na qualidade também do seu website, para que ele esteja bem rankeado e possar ser visto por mais gente. 

Elementos básicos para um bom website ou blog 

A tecnologia avança muito rapidamente e para qualquer site ou blog seguir atrativo para o público, deve se mostrar antenado a essas mudanças. Ou seja, manter-se atualizado é fundamental. E dentro deste contexto, há alguns elementos primordiais que devem ser levados em conta. Confiram os principais: 

1 – Ter um site responsivo  

Esta deve ser a prioridade máxima de qualquer empresa. Este é o termo que define que um site ou blog é adequado para mobile. Por exemplo: sabe quando você abre uma página e precisa dar zoom ou mesmo fazer a rolagem lateral para ler o texto? Significa que falamos de um site não responsivo. 

A falta disso prejudica muito o rankeamento dos sites nos motores de busca, pois eles privilegiam aqueles que podem ser lidos em ambos os formatos. Caso você tenha alguma dúvida, o próprio Google oferece uma ferramenta que testa a compatibilidade dele com dispositivos móveis (você pode acessá-la clicando AQUI). 

2 – O website ou blog ter carregamento rápido 

As pessoas gostam de abrir qualquer conteúdo e ver que ele é rapidamente carregado para que possa ser lido. Especialmente com a alta velocidade com a qual a sociedade se acostumou, ter um site ou blog que demora demais para carregar textos, imagens, vídeos, pode fazer com que ele perca espaço para outros que o fazem de forma mais eficiente. 

O ideal é que se tenha o site ou blog sendo o mais enxuto possível, sem excesso que o deixem lento, mas sem deixar de lado elementos importantes que possam deixar seu conteúdo mais rico. 

Como saber se está na hora de reformular meu blog ou website? 

Essa pode parecer uma pergunta complexa, mas na verdade temos diversos elementos que podem indicar que está na hora de dar uma cara nova para seu site ou blog. Vejam alguns exemplos: 

  1. Site com conteúdo em Flash – depois de ter sido uma das ferramentas mais utilizadas em páginas e mesmo joguinhos web, o Flash Player caiu em desuso e foi descontinuado. Porém muitos sites e blogs ainda seguem com conteúdos feitos neste formato. Caso o seu seja um deles, é um alerta vermelho de mudanças; 
  1. Página há muito tempo com o mesmo design – não existe um prazo máximo definido, mas caso você nem ao menos lembre quando foi a última vez que mudou a cara do seu site ou blog, é um sinal que está na hora de reformulá-lo. Isso porque páginas que trazem uma aparência de serem mais antigas, dão uma sensação de abandono, afastando potenciais clientes; 
  1. Não suportar um aumento de tráfego – o fato de a pandemia ter aumentado consideravelmente o comércio online, significa que as páginas que oferecem produtos e serviços, também passaram a contar com um tráfego maior de pessoas. Caso seu site ou blog com esse aumento, passe a sofrer com quedas de servidor, ficar indisponível, entre outros problemas, é um sinal que precisa ser atualizado, de forma a suportar a demanda atual dele. 

Conclusão 

Falamos de elementos relativamente simples de serem observados, mas que significam que o site ou blog carece de uma mudança e principalmente de atualização. Investir na sua modernização sem dúvida é um custo baixo, perto do retorno que uma página moderna e responsiva, pode trazer de retorno a sua empresa. 

Lembrando sempre que, não bastará também ter só uma página bem feita, mas também que ela possua um conteúdo de qualidade. Está na dúvida ainda se sua empresa precisa refazer ou atualizar o website? Faça um assessment digital com a equipe da Universo e saiba exatamente em que pontos de sua comunicação são necessárias melhorias!

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