Assessment de Marketing Digital: o que fazer antes de começar?

Quando uma empresa busca fazer ações de marketing e contrata para isso uma outra, especializada na área, não basta apenas chegar e fazer determinadas ações e campanhas, mas sim fazer um estudo minucioso antes de qualquer coisa, o chamado Assessment de Marketing Digital. Isso é necessário para que se possa saber de onde se parte e até onde é possível chegar no determinado período de medição. Da mesma forma que se faz o acompanhamento do marketing ao longo do tempo, antes de começar qualquer plano, também é necessário que o façamos. E o porquê disso? Para que possamos alinhar com o cliente as ações de acordo com aquilo que ele deseja, mas já sabendo como está o funcionamento atualmente. Vamos explicar aqui um pouco mais sobre esse Assessment de Marketing Digital e pontos fundamentais a serem analisados. 

Como fazer um Assessment de Marketing Digital? 

Primeiramente é fundamental saber exatamente o objetivo da determinada ação. Se ele busca aumentar a visibilidade da marca, gerar mais leads, etc. Aqui é o momento em que devemos coletar todos os dados necessários para poder montar a estratégia de campanha que será mostrada ao cliente. Para isso é importante ter conhecimento dos KPIs (ou indicadores chave de performance, que falamos anteriormente AQUI). Ter esses dados em mãos permite saber não apenas as necessidades da empresa em relação aos clientes, como também aquilo que suas ações de marketing precisarão trabalhar para melhorar. 

Planejamento das ações de marketing 

Após fazer esse Assessment de Marketing Digital, chega a hora de montar um planejamento da campanha. Para isso é importante ter muito bem definidas as métricas que serão utilizadas para medir o desempenho. Além disso, será necessário definir prazos mínimos de avaliação, pois assim será possível parar, analisar os resultados e planejar as próximas ações. Podemos aqui trazer um exemplo: no caso o que se espera é um aumento de tráfego orgânico ou um aumento na taxa de conversão ou mesmo os dois?   Para isso podemos pegar alguns KPIs para fazer essa análise, como estes: 

  • ROI – o return on investiment ou “retorno sobre investimento” em português, talvez seja um dos principais da lista. Isso porque ele traz o dado de como as ações de marketing estão trazendo lucro para empresa; 
  • Taxa de conversão – outro importante indicador, ele mostra quantos daqueles visitantes se tornaram leads ou clientes em potencial. Neste caso, o comum é fazer a avaliação periodicamente, baseado em informações como quantos clientes baixaram seu conteúdo (em casos de e-book), quantos fizeram cadastro para receber conteúdo no e-mail, etc; 
  • CPC – a sigla de “custo por clique“, é uma conta relativamente simples, que analisa quanto aquela ação está custando em relação ao total de cliques que está rendendo. Serve para medir a eficiência de determinadas ações de marketing ou mesmo anúncios pagos. 

Caso a empresa tenha necessidade de afirmar sua marca também nas redes sociais, temos outros tipos de métricas a serem utilizadas. Por exemplo, podemos considerar o alcance das postagens, assim como o engajamento dos seguidores (comentários, compartilhamentos, curtidas).   No entanto aqui é preciso tomar muito cuidado, pois muitas aí são apenas métricas de vaidade e muitas vezes não significam necessariamente um retorno efetivo do investimento, como leads qualificados.  Aqui trouxemos apenas alguns dentre os muitos KPIs que podem ser usados para esta finalidade. A ideia é mostrar que quanto mais direcionados para o seu objetivo, melhor será para avaliar a efetividade das ações tomadas. Além disso, caso a empresa já tenha dados prévios, fica muito mais fácil mostrar ao fim de determinado período o resultado. 

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Aqui na Universo criamos um produto muito interessante que é o Assessment de Marketing Digital. Com ele, podemos analisar, antes de planejar qualquer campanha, como está uma empresa em 5 diferentes dimensões: SEO, Website, Redes Sociais, Google Ads e Newsletter. Fazemos um levantamento técnico, com perguntas objetivas, cujas respostas são apenas “sim” ou “não”, de qual é a situação atual da empresa nessas dimensões.

Dessa forma, temos um ponto de partia baseado em uma análise sem vieses, uma vez que não entram questões de cunho pessoal ou opinativa. Não são questões do tipo “é feio” ou “é bonito”, e sim indicadores que mostram o que as empresas precisam efetivamente fazer para alcançar o sucesso tão desejado.

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