Confiram algumas das principais tendências de marketing para 2023

Sempre que chegamos ao final do ano, normalmente fazemos aquele balanço do que aconteceu ao longo daqueles 12 meses e começamos a pensar no próximo. Naturalmente que no marketing não seria diferente, que é normalmente quando se avaliam as estratégias, as campanhas e se fazem os ajustes necessários para o início de um novo ciclo. 

Pensando nisso, falaremos um pouco mais sobre as tendências de marketing para 2023. Iremos desde aquelas que devem continuar em alta, até mesmo algumas que dão sinais de serem boas apostas.  

Antes de mais nada: ter uma boa base de dados 

Parece repetitivo falar sobre a questão de investir em uma base de dados, mas trata-se de algo fundamental para qualquer estratégia de marketing. Isso porque quanto maior a quantidade de informações disponíveis, maior a chance de poder entender os desejos dos clientes, definir seu público-alvo e assim trazer conteúdos mais assertivos e com mais capacidade de atender às suas expectativas. 

1 – Mostrar e exercer acessibilidade e diversidade  

Cada vez mais as marcas buscam nas suas campanhas mostrarem-se mais inclusivas para pessoas com algum tipo de deficiência, assim como respeitando a diversidade de nossa sociedade. inclusive a falta desse tipo de posicionamento é muito mal vista nos dia de hoje. Pensando em algumas mudanças que temos visto no caso de deficiências, por exemplo, é bastante comum hoje você ver vídeos legendados ou mesmo com audiodescrição.  

No caso da diversidade, saem as campanhas apenas com modelos seguindo um determinado padrão e entram aquelas com pessoas “comuns”. Essa é uma mudança importante e que muitas empresas que não a seguem, acabam ficando mal vistas, ainda mais dentro do universo digital, que dificilmente deixa passar esse tipo de falha. 

Pois é justamente por esse motivo que apenas mostrar isso, sem exercer no dia a dia da empresa é insuficiente. Apenas para ficar em exemplos simples: mostrar que sua marca é acessível, mas o local de trabalho não contar com condições adequadas para deficientes. Ou então fazer campanhas valorizando mulheres, mas não ter nenhuma em cargos de relevância. 

Especialmente quando se faz campanhas e ações de marketing com esse foco, você passa a ser ainda mais visado se não aplicar aquilo que prega.  

2 – Apostar na sustentabilidade 

Seguindo uma linha similar à da acessibilidade e diversidade, a sustentabilidade é outra das tendências de marketing para 2023. Com temas como o aquecimento global cada vez mais discutidos (e por alguns, sentidos), muitas pessoas procuram empresas que tenham responsabilidade ambiental.  

Por conta disso, defender causas ambientais é algo muito bem visto pelos público, que não apenas podem torna-los seus consumidores, mas também defensores da marca. Só que assim como no caso anterior, é preciso exercer isso e principalmente deixar claro que o faz. Pois é justamente aqui que entram as ações de marketing, para trabalhar sua imagem, ao reforçar os valores que seu negócio defende, assim como suas atitudes em prol desta causa. 

3 – Marketing de influência  

Dentre as tendências de marketing para 2023, falamos talvez de uma das mais em alta nos dias de hoje. Trata-se de utilizar influenciadores como meio de conquistar ou atingir novos clientes. Esta era uma tendência já, mas que por conta da pandemia foi muito acelerada, pois muitos buscaram durante a reclusão conteúdos feitos por eles. 

Não chega a ser algo exatamente novo, já que garoto-propaganda de uma marca ou produto é algo já bem mais antigo. Só que agora esses influenciadores têm muitas vezes uma capacidade de penetração em determinados nichos que fazem deles importantes meios de divulgação daquilo que você tem a oferecer. 

Aqui é interessante observar que não se tratam apenas daqueles que são celebridades digitais, mas também dos com menos alcance, que muitas vezes tem muita credibilidade dentro do nicho para o qual ele produz conteúdos. Isso porque dependendo do que você oferece, ele estará promovendo algo que usa também.  

Como falamos de um divulgador que também é consumidor, acaba sendo muito mais uma recomendação, que um endosso (no caso de alguém que tem muito alcance, mas não é um usuário daquilo que você oferece), vale muito considerar parcerias com esse tipo de influenciador.

4 – Investir em marketing de relacionamento 

O consumidor cada vez mais valoriza empresas que oferecem um tratamento mais próximo a ele. Ter canais de comunicação eficientes, que tragam um atendimento rápido e capaz de solucionar as dúvidas dos clientes, segue como uma das importantes tendências de marketing para 2023.  

Além de investir na criação de chatbots (que possibilitem respostas rápidas para dúvidas mais comuns), além da interação em perfis de redes sociais, respondendo tanto elogios como críticas, compõe algum dos principais elementos dentro deste tipo de marketing.  

Só que não é o único, pois o e-mail marketing também exerce importante papel dentro do funil de vendas. Isso porque muitas das abordagens serão feitas por ali e algo personalizado, que mostre que seu interesse no cliente, que lhe tragam conteúdo relevante (falaremos mais adiante) podem trazer excelente resultados para seu negócio. 

5 – Criação de conteúdo relevante 

O marketing de conteúdo segue sendo uma ferramenta importante para qualquer negócio. Atualmente as opções são as mais diversas como podcasts, webinars, blogs, vídeos, transmissões ao vivo, ebooks, etc. O uso de cada uma delas dependerá do público que você deseja atingir (daí o porquê de ter uma base de dados) e entender qual mídia ele consome mais. 

A partir daí, trazer conteúdos relevantes, que abordem temas de interesse do seu público-alvo não apenas lhe trará autoridade dentro do seu nicho, como servirá como uma valiosa ferramenta de publicidade.  

Afinal, muitas vezes o consumidor busca informações sobre determinado assunto ou produto e pode se deparar com artigos produzidos pela sua marca. Caso aquilo lhe seja relevante ou mesmo sane sua dúvida, ele considerará retornar para consumir outros conteúdos, podendo no futuro vir a tornar-se um lead em potencial ou mesmo um cliente. 

Considerações finais 

Durante todo o ano de 2022 abordamos e trouxemos diversos conteúdos que tratavam de temas relevantes dentro do marketing. Esperamos que eles possam lhes ter ajudado nas suas dúvidas. Continuem acompanhando nossa página em 2023, que seguiremos trazendo os mais diversos assuntos dentro dessa área que vive em constante mudança e evolução.  

Inspiração, Insights e Estratégias para o seu Sucesso

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

O brasileiro acostumou-se que o dia 12 de junho é o Dia dos Namorados. Inclusive as gerações mais novas viveram sempre sob essa data. Filmes, séries e até desenhos vindos de fora, ao mencionarem ela (ou o “Valentine’s Day”, em inglês), associava-se aqui a,...

ler mais

Quer melhorar a comunicação de sua empresa?

Tirar um projeto da cabeça e começar a fazer com que ele vire realidade? Entre em contato com nossa equipe.

Não trabalhamos com nenhum tipo de pacote pronto, analisaremos a sua necessidade e apontaremos a solução de acordo com o que sua empresa precisar.