Provavelmente seria um caminho natural para o futuro, mas fato é que a pandemia acelerou e muito o crescimento do consumo de podcasts pelas pessoas. Não por acaso vimos uma proliferação destes nos mais diversos nichos e conteúdos.
Obviamente que podcasts de marketing não seriam exceção, com diversos trazendo conteúdos que abordam tendências, novidades, novas demandas, discussões sobre ponto de vista e uma infinidade de outras possibilidades.
Especialmente falando de marketing digital, esse fica sendo um conteúdo valioso, já que traz novidades referentes às transformações digitais, formas de melhorar o SEO da sua página, Big Data, além claro de informações valiosas para negócios em geral.
Vale a pena acompanhar podcasts de marketing?
Essa é uma pergunta que pode se aplicar a qualquer outra área de sua preferência e a resposta é sim. Para muitos sem dúvida, o maior empecilho é a falta de hábito, mas podemos elencar algumas vantagens para quem busca aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto ou mesmo aprender algo novo:
- Praticidade – é possível ouvir em qualquer lugar e fazendo qualquer coisa. Com isso, você pode, enquanto faz atividade corriqueiras ou mesmo está no trânsito, aproveitar para aprofundar seu conhecimento;
- Ouvir especialistas – o formato mais comum hoje de podcast são os de entrevistas ou então “mesas redondas”. Geralmente eles destacam um tema principal e trazem algum conhecedor do assunto para falar sobre;
- Formas agradáveis de adquirir conhecimento – até como forma de manter o público entretido, muitos trazem conversas mais descontraídas, tornando a experiência de ouvir um programa mais longo, menos cansativa. Além disso, muitos trazem formatos diferentes do pergunta e resposta, como por exemplo storytelling (de ficção ou não-ficção), o que também traz uma nova forma de se aprofundar em um tema.
Dito isso, vamos destacar alguns dos podcasts de marketing mais interessantes para se ouvir.
1 – Jogo de Damas
Apesar de infelizmente não estar mais em produção, o podcast “Jogo de Damas” nos traz uma interessante perspectiva de discussão. Isso porque ele propõe reflexões sobre marketing e comunicação a partir de uma perspectiva feminina. Então temos curiosidades sobre o mercado, trajetórias profissionais e como elas conciliam e relacionam os fatos da vida pessoal com o seu trabalho. Assuntos como gravidez, hobbies e questões sociais também entram em foco aqui.
Quem idealizou o projeto foi Renata Lodi, que é head de Marketing LATAM do Spotify e que abre o primeiro episódio. Um fato interessante é que em cada episódio, uma das participantes do episódio anterior convidava uma outra para participar. Com isso, sempre tínhamos mulheres diferentes entrevistando e sendo entrevistadas. Ele está disponível no Spotify.
2 – Braincast
Diferente do anterior, ele já traz um maior número de participantes na discussão: sendo geralmente seis, mas as vezes menos ou mais. O tema principal dele são as transformações do mercado da comunicação e como ele está se moldando através de mudanças sociais impulsionadas pela cultura digital.
Quem apresenta o Braincast são Luiz Hygino, Carlos Merigo, Luiz Yassuda, Alexandre Maron, Guga Mafra e Cris Dias. Juntos, além do tema focal, também podemos encontrar conteúdos falando sobre negócios e inovação, tecnologia e criatividade, tendo como eixo central a comunicação e suas esferas, abrangendo justamente o marketing.
3 – Imersão Sebrae
Trata-se de um conteúdo voltado para responder a todas as dúvidas de empreendedores com relação a finanças, inovação, empreendedorismo e outras questões que fazem parte da vida do empreendedor. A ideia é justamente auxiliar aquela pessoa que está começando o seu próprio negócio.
O Imersão Sebrae traz uma duração menor que a média dos podcasts de marketing (cerca de 15 minutos) e podemos destacar dicas na área, de forma a auxiliá-lo a criar da melhor forma possível estratégias de captação e fidelização de clientes.
4 – Marketing School (em inglês)
Este é apresentado por Neil Patel, uma das personalidades mais relevantes do mundo do marketing digital, Eric Siu e Sujan. No Marketing School, além de relatar suas próprias experiência, eles também ensinam técnicas de SEO e conversão. Trata-se de uma boa opção quem quer estar por dentro de técnicas incríveis de atração de tráfego orgânico e conversão (e ainda pode aproveitar para treinar o seu inglês).
5 – Cast For Closers
Sob o comando de Diego Cordovez, o Cast For Closers semanalmente, convida grandes nomes do Inside Sales no Brasil e no mundo para bater um papo sobre o mundo das vendas de forma mais descontraída. Ele é ideal para aqueles que trabalham como vendedores no mundo da tecnologia e startups.
Sempre com algum nome do mercado sendo convidado, assuntos pertinentes a área. Por exemplo: técnicas de vendas, lições sobre liderança, produtividade e como enviar o Lead certo para o time comercial são apresentados no programa. Acaba sendo interessante para o marketing para entender todo o processo de vendas e a forma como este se relaciona com sua área.
6 – Google Marketing em 2 Minutos
Um dos mais inusitados da lista, pois ele quase faz jus ao nome (acaba por passar um pouco do tempo às vezes). De forma bem dinâmica, com ideias e dicas rápidas, pode-se entender melhor como funciona o uso e a otimização do Google como ferramenta de marketing.
7 – Resumo Cast
Para fechar a lista, trazemos um que não é especificamente sobre a área, mas que também aborda livros sobre marketing. Com uma duração de 30 minutos, o Resumo Cast oferece um debate de livros populares sobre negócios.
Sem dúvida o ideal é que você leia os livros em questão, mas como sabemos que nem sempre o tempo nos ajuda a fazer isso, ele torna-se uma boa alternativa para quem precisa ter a noção do conteúdo de um livro, mas ainda não teve a oportunidade de parar para lê-lo.
Considerações finais
Percebem como podemos agregar bastante conhecimento com podcasts de marketing? Para além das próprias ações em si, também podemos buscar outros que trazem informações valiosas sobre todo o processo de vendas. E tudo isso de uma forma prática, já que pode-se ouvir este conteúdo a qualquer hora do dia. Esperamos que estes possam ser úteis a vocês.