Como desenvolver estratégias de marketing para o TikTok?

O TikTok, por muito tempo, era visto apenas como “aquela rede das dancinhas”, mas mesmo que isso ainda tenha uma forte presença, hoje ela é uma das mais importantes redes para se investir em estratégias de marketing.

A justificativa para isso é que, durante a pandemia, houve uma explosão de pessoas que baixaram o app, chegando à marca incrível de 2 bilhões de downloads no primeiro trimestre de 2020. Então, o número de usuários, que já era grande, simplesmente triplicou, desbancando um posto que era dominado pelas redes sociais da Meta, como Facebook, WhatsApp, Messenger e Instagram.

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco mais sobre o porquê criar um perfil para sua marca e também como investir em estratégias de marketing para o TikTok.

Vale investir em marketing para o TikTok? 

A pergunta é recorrente e se deve ao fato de ela ainda ser muito conhecida como uma rede apenas para adolescentes/jovens. Por muito tempo (especialmente em seus primeiros anos), seu foco era para a faixa etária -18.

Atualmente, isso já mudou, com a faixa etária média do TikTok estando entre 16 e 24 anos. Isso significa que, se a faixa etária do seu produto ou serviço está acima disso, não vale a pena investir? A resposta é depende.

Vamos entender melhor: voltando ao período da pandemia, uma pesquisa feita pela Kantar Ibope no Brasil mostrou que o acesso ao Tik Tok durante a quarentena aumentou aproximadamente 35% entre os adolescentes e jovens adultos.  

Só que o dado que realmente importa é que a plataforma também teve um aumento de acessos de 24% entre adultos de 35 a 55 anos e de 14% vindos de pessoas com idade acima dos 55 anos. Isso significa que mesmo se seu negócio não tiver como público-alvo os jovens entre 16 e 24 anos, ainda é possível ter bons resultados investindo no TikTok.

O primordial é observar se a sua persona se adequa ao estilo de conteúdo da plataforma, pois atualmente estima-se que 69% dos usuários são os da faixa etária de 16-24 e cerca de 60% são mulheres.

Caso seu público esteja dentro dessas estimativas, confira as dicas que trazemos para você começar a investir em estratégias de marketing nessa rede:

1 – Fazer conteúdo autêntico para a plataforma e publicar com regularidade 

Quem já utilizou a plataforma percebe que há uma imensa diferença entre o conteúdo feito para outras redes sociais e o conteúdo feito para o TikTok. Ou seja, você PRECISA desenvolver um material pensado exclusivamente para ela e não apenas replicar aquilo feito para Facebook ou Instagram.

Um aspecto que é muito característico desta plataforma é que não há uma exigência por superproduções. Com isso, você pode fazer vídeos um pouco mais simples e até com algumas imperfeições. Isso também cativa o público da rede, que preza muito por originalidade.

Essa característica também facilita a própria produção de conteúdo e possibilita ações rápidas. Por fim, deve-se manter uma regularidade de postagens, assim como buscar criar uma rotina de tipos de conteúdo, que deixam seu perfil mais organizado e com temas bem definidos.

2 – Abuse dos formatos de conteúdo disponíveis no TikTok 

Os usuários da plataforma costumam abusar do uso das vastas opções disponíveis lá para criarem seus vídeos. Entre as principais que você pode usar na sua estratégia de marketing, temos:

  • Efeitos visuais – são aquelas montagens com sobreposições, efeitos de transição, filtros, velocidade da reprodução, entre outros. São uma forma simples e rápida de se engajar com o público, especialmente se aproveitando daquelas opções que estão em alta;
  • Desafios de hashtags – aqueles famosos (e alguns bem controversos) desafios que viralizam no TikTok, também são uma opção bastante interessante. É possível tentar criar seu próprio desafio ou então participar de algum, tudo depende de sua capacidade de engajamento;
  • Vídeos musicais – as famosas dancinhas não poderiam faltar, não é mesmo? São uma das opções mais populares do TikTok e também podem ser usados, desde que bem encaixados na sua estratégia.

Ainda é possível buscar opções como os “duetos”, em que você pode interagir com os usuários ou deixar que eles interajam com sua marca. É uma ótima forma de se aproximar do público. Ainda é possível se valer de vídeos educativos, em que você pode ensinar ou mesmo dar dicas interessantes ao seu público, mas lembrando sempre de fazer isso de uma forma bem leve e dinâmica.

3 – Buscar influenciadores para trabalharem na divulgação de sua marca 

Contando com perfis com milhares ou até milhões de seguidores, os influenciadores digitais podem ser uma boa opção para aumentar o alcance de sua marca.

Contudo, é importantíssimo você ter em mente que ao fazer isso, você precisará buscar aqueles que tenham um público que tenha afinidade com aquilo que você vende. Uma coisa interessante no TikTok é que existe um marketplace voltado para quem deseja fazer uma parceria com influenciadores.

Nele, você pode encontrar os que atendam aos requisitos das suas campanhas, com base nos dados de localização, audiência, crescimento, performance, entre várias outras coisas.

4 – Fazer uso dos recursos pagos do TikTok 

O TikTok conta com o Ads Manager, uma seção que trata apenas das opções de impulsionamento pago que você pode contratar. O interessante é a versatilidade das opções, que te possibilitam alcançar com seus anúncios o público certo. 

As possibilidades vão desde os anúncios que surgem logo quando a plataforma abre ou enquanto você desliza os vídeos, até aqueles que possibilitam que você crie seu próprio desafio de hashtag ou trabalhe com os desenvolvedores de efeitos para que sua marca tenha um personalizado para ela. Tudo dependerá do quanto você pode investir.

Considerações finais 

Hoje, o TikTok já é uma plataforma que deve ser considerada ao pensar em qualquer estratégia de marketing. Apesar de ainda termos a questão deste público mais jovem, mesmo marcas que tenham mais alcance entre pessoas mais velhas podem ter sucesso, desde que saibam como chegar nas pessoas certas.

A capacidade dinâmica e as boas possibilidades de engajamento a tornam uma opção interessante para sua empresa, desde que o formato de conteúdo possa atingir ao seu público-alvo.

E você, gostaria de uma estratégia de marketing bem pensada para sua marca? Conheça um pouco daquilo que temos a oferecer e entre em contato com a Universo que lhe falaremos sobre o que podemos fazer para alavancar seu negócio. 

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