O marketing digital é um segmento que segue em constante evolução, especialmente pela sua imensa capacidade de segmentação. E um público que se destaca dentro desta estratégia é o dos jovens, tanto pela sua capacidade de consumo, como também pela de engajamento.
Ainda que saibamos que determinados segmentos não tem uma relação próxima com este nicho, para a imensa maioria é interessante desenvolver estratégias de marketing para os jovens. Dessa forma, seu negócio poderá se valer da influência que eles exercem sobre diversas tendências e comportamentos sociais.
Marketing para os jovens: o que saber antes de fazer?
O grande erro de quem pensa em se comunicar com os jovens é que basta apenas usar algumas gírias, uma linguagem mais informal e pronto. Contudo, para entender esse público, deve-se ir muito mais além e compreender exatamente as características, valores e preferências de cada um de seus nichos.
Para conseguir fazer isso de forma efetiva, é necessário fazer um estudo aprofundado e com interesse real em compreendê-los, pois isso evita que se caia em estereótipos e, dessa forma, a marca acabe se queimando com os jovens. Sendo assim, veja alguns passos antes de começar:
1 – Conhecer seu público-alvo
Antes de qualquer coisa, você deve realizar pesquisas de mercado, estudar as preferências, comportamentos, valores e aspirações dos jovens. Isso ajudará você a criar uma estratégia de marketing que seja relevante e atraente para este segmento.
2 – Entender a diversidade deste segmento
Quando falamos de jovens, precisamos ter em mente que é uma faixa bastante ampla de pessoas, incluindo até mesmo os “adultos jovens”. Ela pode, por exemplo, incluir os millenials (ou geração Y), que são aqueles que nasceram entre os anos 80 e 1995 e a geração Z, que compreende aqueles nascidos entre 95 e 2010.
E dentro delas, cada grupo tem variações em termos de valores culturais, socioeconômicos, educacionais e geográficos. Então ao traçar qualquer estratégia é preciso levar em conta estes detalhes para construir personas que se encaixem nessas diferenças, tornando as ações muito mais efetivas.
3 – Seja autêntico
Não venda uma imagem de algo que você não é. Ao pensar em estratégias de marketing para jovens, a honestidade é fundamental. Diga-se que isso vale para todas as idades, mas o impacto de passar uma imagem que não condiz com a verdade é ainda pior com os jovens, que costumam caçar qualquer erro ou incoerência que uma marca comete.
Seja sempre coerente com seus valores e propósitos e caso seja realmente necessário, aproveite este momento para fazer um rebranding para poder aumentar seu poder de penetração dentro daquele público, adaptando seus valores a um novo momento da sociedade.
4 – Ser presente e ativo nas redes sociais
Os jovens em geral passam muito tempo nas redes sociais, então sua estratégia precisa passar por uma participação ativa nelas. Conteúdos voltados para este público nestas plataformas, além de um bom trabalho de interação, certamente apresentarão excelentes resultados.
5 – Estar atento a todas as novidades
Ao traçar estratégias de marketing para os jovens, estar antenado a todas as novidades é fundamental. Seja para não ficar para trás em relação aos concorrentes, seja para aproveitar uma tendência que surgiu nas redes sociais, você não só se manterá competitivo, mas também poderá aproveitar chances de retorno financeiro com uma campanha no timing correto.
As vantagens de implementar estratégias de marketing para os jovens
Pode parecer bastante trabalhoso implementas ações voltadas para esse público, mas o retorno que se pode obter, mostra como falamos de um excelente investimento. Entre os principais, podemos destacar:
Vínculo duradouro com a marca
Como falamos de pessoas que estão descobrindo e construindo suas identidades, um trabalho de marketing bem feito possibilitará que eles se identifiquem com as marcas e se sintam parte de uma comunidade. Essa sensação de pertencimento fortalece o vínculo emocional com os jovens, o que pode resultar em fidelidade e defesa da marca.
Essa relação é importante para eles, porque vai além da simples compra, pois ela se baseia em valores compartilhados e em uma experiência positiva com a marca.
Conquistar defensores e propagadores da marca
Como sabemos, os jovens são conhecidos por serem influenciadores entre seus pares e também em suas redes sociais. E quando uma marca conquista a confiança e a lealdade desse público, eles se tornam defensores entusiasmados da marca.
Além das recomendações para amigos e familiares, a marca também poderá contar com avaliações e comentários on-line positivos. E cada vez mais eles têm um impacto direto nas escolhas de consumo.
Ou seja, a partir da construção de uma relação de confiança, pode-se incentivar o engajamento, através da promoção de experiências positivas (que podem, por exemplo, dar benefícios como descontos, promoções ou brindes aos mais engajados).
Isso servirá para aumentar o alcance e visibilidade da marca, tudo de forma orgânica!
Considerações finais
Hoje é imperativo para a imensa maioria das marcas investir em estratégias de marketing para os jovens. Muitos ainda podem ter a antiga imagem do jovem que não tinha nenhuma influência nas decisões de compra das pessoas. Mas tanto dentro de casa, como principalmente nas redes sociais, ter esse segmento a seu favor é a garantia de que sua marca terá um público, que se cultivado da forma correta, poderá ser um aliado importantíssimo para a empresa.
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