Marketing no Carnaval: dicas para aproveitar melhor a data

O Carnaval é a primeira grande data sazonal que temos no ano. Como já falamos anteriormente sobre o calendário promocional, trata-se de um valioso momento para o marketing, que pode aproveitar as festividades para buscar os mais variados resultados para a empresa. 

E não pense que isso se aplica apenas para aqueles setores que tem benefício direto com a data, pois mesmo quando sua marca não tem um produto ou serviço que conversa diretamente, ainda sim o marketing no carnaval pode atingir resultados interessantes.  

A seguir falaremos um pouco mais sobre como aproveitar a data da melhor forma possível, seja sua marca tendo benefício direto no carnaval ou não. 

Marketing no Carnaval e a oportunidade de aumento de vendas 

Falamos sem dúvida de uma das melhores datas comerciais do ano, sendo uma ótima oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio. Só que para aproveitar ao máximo este período, o timing é essencial, então planeje-se com antecedência.  

Isso porque como vocês podem perceber, ao longo dos anos as ações de marketing no carnaval começam muito antes da festa. Geralmente, no meio de janeiro já é comum as marcas trabalharem com ações relacionadas à data. Esta pode servir para alavancar vendas através de promoções ou mesmo para maior engajamento relacionada a ela ou a determinados produtos e serviços que têm alta neste período. 

A seguir vamos trazer algumas estratégias para auxiliar você a pôr em prática suas ações de marketing. 

1 – Definir um tema para a campanha 

Para começar, você deve buscar um tema adequado para seu público-alvo e que principalmente converse bem com sua persona. A partir destes dados, crie uma comunicação visual e de discurso (seja textual ou oral, no caso de vídeos) para esse período. 

Mas não prenda-se apenas nas campanhas diretamente relacionadas às vendas, pois este também é um momento para engajar sua marca e reforçar os valores da sua empresa. Por exemplo: de acordo com o seu público, é possível trazer conteúdos dos mais variados. Dicas de alimentação, locais para viajar, programação da TV, etc. 

Além disso, é um bom momento para abraçar campanhas de conscientização como não jogar lixo na rua enquanto estiver nos blocos de carnaval, contra o assédio, direção consciente (se beber, não dirija), entre outras. 

2 – Ter claro seu objetivo no período 

Serve como um complemento para a dica acima e refere-se diretamente às metas a serem atingidas com a campanha. O que você espera? Um aumento de vendas? Trabalhar a consciência de marca (brand awareness)? Lançar um novo produto no mercado?  

Ter isso bem definido, além de facilitar o direcionamento das ações de marketing no carnaval, também ajudará a avaliar os resultados, entender o que deu ou não certo. Dessa forma, você terá informações valiosas para traçar novas estratégias no futuro. 

3 – Produzir conteúdos que conversem diretamente com seu público 

Aqui temos dois pontos fundamentais: a linguagem e os canais. Para começar, sua comunicação deve ser o mais nichada possível. Por exemplo: as comemorações de carnaval em São Paulo, são muito diferentes do Rio de Janeiro, que são diferentes da Bahia, etc.  

Há casos como os de conscientização, que pedem apenas pequenos ajustes, mas se você for tratar diretamente das festas, uma palavra mal colocada pode trazer o efeito contrário, virando até mesmo motivo de piada. Além da questão regional, também deve-se ter em mente que se seu público for mais jovem, deve-se usar uma linguagem mais informal. Por outro lado, se seu negócio lida diretamente com o ambiente corporativo, deve-se ter uma comunicação mais séria. 

Tendo feito isso, chega o momento de divulgação, onde deve-se procurar os canais que tenham maior aderência do seu público-alvo. Falando do marketing digital, é preciso definir em quais redes estarão mais concentradas suas ações.  

Isso não quer dizer que você não possa investir em todas, mas ser assertivo onde estará a maior concentração dos seus investimentos, possibilitará maximizar o resultado com um custo menor. 

4 – Trazer ofertas exclusivas para os clientes 

Como em todas as datas sazonais, pode-se aproveitar de campanhas de ofertas por tempo limitado. Lembrando sempre que é importante trazer sempre produtos relacionados ao período, como forma de atrair o público para a aba de promoções.  

Mas esta não é a única opção, pois você também pode oferecer brindes exclusivos, descontos que valem até o fim do carnaval, etc. Lembrando que aqui eles tanto podem ter relação direta com o Carnaval, como podem também ser relacionados ao verão (afinal muita gente tira a data para viajar para a praia). 

5 – Minha empresa não tem nada relacionado ao carnaval, como aproveitar a data? 

Normalmente as principais ações são de forma indireta, com um trabalho de consciência de marca, mas até mesmo um retorno de vendas também é possível. As campanhas relacionadas a comportamento durante as festividades são uma das principais opções para engajar nas redes sociais, mas não são as únicas. 

O marketing no carnaval também pode aproveitar a data para trazer curiosidades sobre a data, além de poder oferecer conteúdos relevantes para aqueles que não gostam da data. Pode-se trazer dicas de programas, de lugares ou mesmo sugestões de viagem para quem quer “fugir do Carnaval”. 

Considerações finais 

Sendo uma das datas mais populares do calendário promocional, deve-se procurar aproveitar da melhor forma possível as ações de marketing no carnaval. Como podem ver, as opções são as mais variadas, indo desde as ações de quem se beneficia diretamente da data, mas podendo contemplar até mesmo aqueles que não gostam das festividades.  

Então mesmo que sua empresa ou produtos não estejam diretamente relacionados à festa, você poderá sim tirar proveito da data, seja para reforçar o nome da sua marca ou até mesmo com resultados em vendas. 

Inspiração, Insights e Estratégias para o seu Sucesso

O que são gatilhos mentais no marketing?

O que são gatilhos mentais no marketing?

Você já se perguntou por que algumas campanhas de marketing são irresistíveis? A resposta pode estar nos gatilhos mentais. Embora muitos desconheçam, esses gatilhos estão presentes em nossa vida e nos influenciam praticamente o tempo todo.  Para aqueles que ainda não...

ler mais
Dia do Cliente: Dicas para aproveitar melhor a data

Dia do Cliente: Dicas para aproveitar melhor a data

No próximo 15 de setembro, comemora-se o Dia do Cliente. A data foi criada em 2000 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, um especialista em Marketing e Recursos Humanos. A ideia era criar um dia no qual os clientes pudessem ser homenageados e assim desenvolver uma...

ler mais

Quer melhorar a comunicação de sua empresa?

Tirar um projeto da cabeça e começar a fazer com que ele vire realidade? Entre em contato com nossa equipe.

Não trabalhamos com nenhum tipo de pacote pronto, analisaremos a sua necessidade e apontaremos a solução de acordo com o que sua empresa precisar.