5 ferramentas gratuitas para fazer sua gestão de redes sociais

A importância das redes sociais para o sucesso de qualquer negócio é algo indiscutível atualmente. Usá-las para melhorar a comunicação com os clientes, gerar engajamento através de ações e investir em storytelling são apenas algumas das muitas opções de como conquistar ou atrair novos leads.

Entretanto, simplesmente fazer as ações nas redes não será o suficiente. Isso porque você precisa entender o resultado e efeito de tudo que foi feito, a fim de traçar novas estratégias, manter o que está funcionando, corrigir o que está ruim e reagir rapidamente a feedbacks negativos dos consumidores.

Para atender a esta necessidade, existem ferramentas de monitoramento de redes sociais. O lado bom para quem está começando, é que diversas são gratuitas e podem apresentar resultados consistentes, sem a necessidade de investir um valor (que muitas vezes um pequeno negócio ainda não possui) em softwares de análise de desempenho.

O que é gestão de redes sociais?

Primeiramente, vamos entender melhor o que é a gestão de redes sociais. Em resumo, podemos dizer que se trata de gerenciar sua presença online nas diversas plataformas de mídia social, como Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram, TikTok e Twitter. Isso é possível ao criar, publicar e analisar o conteúdo que você disponibiliza.

Contudo, sua importância vai muito além de um simples monitoramento, pois estamos falando de valiosos canais para sua estratégia de inbound marketing, ou marketing de atração. Afinal, hoje temos bilhões de pessoas usando redes sociais e estar nelas é uma forma de fazer sua marca alcançar um público muito maior.

Como o inbound marketing trata também do relacionamento da empresa com o público, fazer a gestão das redes garantirá uma comunicação mais eficiente. Isso significa evitar, por exemplo, que a pessoa mande uma dúvida ou uma crítica sobre um produto/serviço e não receba resposta.

Especialmente no caso de críticas e reclamações, a falta de um esclarecimento ou tentativa de correção pode ocasionar um ruído que ganhe maiores proporções na internet, o que obviamente é péssimo para a marca.

Finalmente, podemos destacar a facilidade de entregar seus conteúdos através de publicações nas redes sociais. É muito comum você produzir um conteúdo de qualidade no blog, mas ele não ter um grande número de acessos por conta de uma divulgação não tão eficiente. Por outro lado, ao usar o Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras redes sociais (dependendo do seu público-alvo), há uma chance maior de mais pessoas verem aquilo que você produz e acessarem.

Conheçam 5 ferramentas gratuitas de gestão de redes sociais

Acima, quisemos mostrar a necessidade de fazer uma boa gestão de redes sociais, especialmente por como ela pode influenciar no sucesso do seu negócio. Agora, vamos mostrar a vocês alguns dos principais programas que podem lhe auxiliar nesta tarefa de forma gratuita.

1 – Buffer

Uma das principais vantagens do Buffer é sua capacidade de agendar postagens recorrentes. A versão grátis permite que os usuários gerenciem até três perfis em uma ou mais plataformas. Ele ainda oferece outros benefícios, como:

  • Integração com Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e Pinterest;
  • Agendamento de publicação direto de qualquer página através de uma extensão para navegadores;
  • Upload de vídeo e GIFs;
  • Publicação automática nos horários de maior audiência em cada uma das redes sociais.

A versão gratuita (há também versões pagas) apresenta algumas limitações. Por exemplo: o limite de agendamento de apenas 10 postagens por conta de uma só vez e o acesso limitado a três plataformas de redes sociais.

2 – TweetDeck

Como muitos têm o Twitter como sua principal rede social, o TweetDeck é a ferramenta ideal. O fato de ela ser totalmente gratuita significa que você não terá limite de recursos ou de número de contas.

Com o aplicativo, os usuários podem publicar e agendar tweets, além de monitor vários feeds (como linha do tempo, menções, hashtags, categorias, notificações, etc.) de uma só vez. Uma vantagem é que ele pode ser integrado ao Buffer, possibilitando acompanhar tudo em um só lugar.

3 – Meta Business Suite

O antes conhecido como “Facebook Business Suite” é uma valiosa ferramenta para aqueles que têm como foco principal as redes da Meta: Instagram e o próprio Facebook. Ele traz diversas funcionalidades importantes, tais como: visão geral das atividades, agendamento de postagens, acompanhamento e análise de dados, criação de anúncios, acesso rápido a outros recursos como Gerenciador de Anúncios, configurações gerais do Negócio, Biblioteca de Mídia, entre outros.

O mais importante é que, assim como o TweetDeck, todas as funcionalidades dele são gratuitas.

4 – Answer the Public

Essa ferramenta é especialmente interessante para quem deseja explorar dúvidas e problemas que potenciais clientes possuem. No Answer the Public, você pode digitar uma palavra-chave relevante para o seu ramo de atuação, e ele identificará todas as perguntas relevantes que o público faz na internet (como, onde, o quê, quando) e ao final gera o download de um relatório CSV (valores separados por vírgulas).

O formato CSV é um tipo de arquivo de texto específico que permite o armazenamento de dados em uma tabela estruturada, facilitando a análise dos dados coletados.

5 – Commun.it

Apesar de estar disponível apenas para Twitter, Facebook e Instagram, este programa traz muitas funcionalidades interessantes. Por meio dele, é possível receber em tempo real e de maneira organizada notificações sobre likes, comentários, mensagens diretas e outras interações nos perfis da marca.

O Commun.it pode ser usado a partir de um cadastro feito pelo Instagram ou Twitter.

Considerações finais

As opções de ferramentas gratuitas para fazer a gestão de redes sociais são bem amplas e possibilitam ao usuário ter um bom controle de tudo o que está acontecendo nelas. Isso se torna uma boa opção para quem ainda está com um negócio no começo ou que conta com recursos limitados.

No entanto, se sua empresa depende muito de um bom trabalho nas redes sociais, é preciso entender que, embora essas ferramentas facilitem o trabalho de acompanhamento, não ajudarão necessariamente a impulsionar o negócio. A atuação nessas plataformas depende de um acompanhamento minucioso de tendências, identificação do que está em alta, como seus concorrentes estão agindo, entre muitas outras variáveis.

Para que a gestão de redes sociais seja verdadeiramente efetiva, é preciso contar com profissionais com conhecimento de marketing digital. Eles poderão fazer uma análise mais assertiva dos muitos dados que essas ferramentas coletam e definir as próximas ações do negócio, trazendo resultados muitos melhores e, principalmente, consistentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inspiração, Insights e Estratégias para o seu Sucesso

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

O brasileiro acostumou-se que o dia 12 de junho é o Dia dos Namorados. Inclusive as gerações mais novas viveram sempre sob essa data. Filmes, séries e até desenhos vindos de fora, ao mencionarem ela (ou o “Valentine’s Day”, em inglês), associava-se aqui a,...

ler mais

Quer melhorar a comunicação de sua empresa?

Tirar um projeto da cabeça e começar a fazer com que ele vire realidade? Entre em contato com nossa equipe.

Não trabalhamos com nenhum tipo de pacote pronto, analisaremos a sua necessidade e apontaremos a solução de acordo com o que sua empresa precisar.