Ao longo de nossos textos, sempre buscamos destacar a importância que o marketing de conteúdo tem nos dias de hoje. Apesar de muitos ainda o verem apenas como uma opção, na verdade, falamos de um diferencial decisivo para que o seu negócio seja notado e reconhecido pelos consumidores. Dentro desta estratégia temos o funil de conteúdo, sobre o qual falaremos melhor hoje.
O que é o funil de conteúdo?
Para quem ainda desconhece o termo, se trata de uma estratégia dentro do próprio marketing de conteúdo, que visa guiar um potencial lead no seu processo de compra, oferecendo conteúdo que seja relevante e útil para cada etapa da sua jornada de consumidor.
Dentro desta jornada temos três fases bem definidas, que vamos explorá-las com mais detalhes:
Topo de funil
A primeira fase do funil de conteúdo tem como principal objetivo atrair a atenção do potencial lead para você. Este é o momento que você deve oferecer conteúdo que apresentem uma solução para suas dores ou problemas, mas sem tentar empurrar um produto ou serviço para ele.
Isso porque ele ainda não está pronto para comprar ou mesmo ouvir o que você tem a oferecer, mas sim está pesquisando por soluções para resolver o problema que está enfrentando no momento. Nesta fase, é fundamental identificar quais são as necessidades do público e as dores que eles têm em relação ao tema abordado. A estratégia consiste em produzir materiais que respondam precisamente às suas principais dúvidas.
Para esta etapa os materiais mais comuns a serem feitos são: guias práticos, listas de dicas, blogs, infográficos e tutoriais.
Meio de funil
Ao chegarmos nesta fase, temos um público que já conhece sua marca, mas que ainda não está pronto para tornar-se um cliente, pois ele ainda está pesquisando e considerando as melhores opções.
Chega o momento de aprofundar o conteúdo oferecido a ele, trazendo materiais mais detalhados que o auxiliem a entender os benefícios e funcionalidades dos seus produtos ou soluções, e como eles podem ajudá-lo a resolver suas necessidades ou dores.
Para esta fase, os materiais mais utilizados são: estudos de caso, webinars e whitepapers.
Fundo de funil
Chegamos finalmente ao momento que todos esperavam: o de tornar aquele lead potencial em um cliente de fato! Aqui os conteúdos a serem oferecidos devem justamente dar aquele “empurrãozinho” para a tomada de decisão da pessoa.
Por isso é preciso oferecer materiais que expliquem claramente sobre os benefícios do produto ou serviço. Também é o momento de oferecer vantagens como descontos, promoções e garantias.
Para esta etapa, os materiais mais utilizados são: tutoriais para explicar o funcionamento de determinado produto ou serviço e, principalmente, cases de sucesso. Este último é importante para mostrar exemplos de clientes ou empresas que tinham problemas similares, que foram resolvidos pelo seu produto ou serviço.
Lembre-se: o processo de venda não termina aqui!
Você conseguiu converter o lead que se tornou um cliente, mas e agora? Tão importante quando a conversão de um cliente é a sua manutenção!
Agora, deve-se oferecer um conteúdo que mostre sua preocupação, interesse e valorização daquele cliente. Trazer outros tutoriais para ele, dicas de uso, além do próprio acompanhamento pós-venda, são fundamentais para fidelizar aquela pessoa a seguir sempre consumindo seus produtos ou serviços.
Como preparar um bom funil de conteúdo?
Antes de produzir os materiais para o funil de conteúdo, você precisa seguir alguns passos importantes:
- Saber quem é o cliente – é fundamental para criar um bom funil de conteúdo, ter conhecimento sobre quais são as dores, necessidades e desejos dos potenciais clientes. Isso possibilita maior personalização do conteúdo, além de trazer temas realmente relevantes para os leads. Voltamos aqui a destacar a importância de desenvolver uma persona que possa servir de referência para os materiais que serão feitos para o funil;
- Ter uma jornada através do funil de conteúdo bem estruturada – para conduzir ele até o fundo do funil e a conversão, esta jornada também precisa estar clara para você. Entender o que se encaixa melhor em cada fase é importante para não ocorrerem precipitações de oferecer um conteúdo fora de hora para o potencial cliente.
Além disso, você também deve trabalharo SEO com atenção, para que seu conteúdo possa ser visto pelas pessoas e ter um planejamento claro, montando um cronograma passo a passo de como serão executadas todas as etapas do funil de conteúdo.
Considerações finais
O principal objetivo do funil de conteúdo é facilitar que a jornada de compra do cliente transcorra de maneira natural e suave. Desde o momento em que ele se depara com a sua marca até o momento em que adquire seu produto ou serviço, é fundamental que ele tenha a convicção de que o que você oferece é exatamente o que ele precisa para solucionar seus problemas.
Este é um trabalho que demanda planejamento e uma execução bem-feita, mas que sem dúvida nenhuma vale pelos resultados, já que hoje o perfil do cliente valoriza essa construção de relacionamento passo a passo.
Se você deseja investir em um funil de conteúdo para seu negócio, entre em contato com a Universo! Aqui trabalhamos com um planejamento e execução focado em atingir exatamente seu público-alvo e conduzi-lo da melhor forma nesta jornada de compra.