Qual a importância de investir no e-mail marketing?

Cadastros em sites, em redes sociais, para fazer compras na internet e para o envio de documentos… Já parou para pensar como o correio eletrônico ainda é algo importantíssimo? Apesar de muitos acreditarem que é um meio de comunicação superado, ele continua sendo um elemento-chave para qualquer ação na internet. Por conta disso, ações de e-mail marketing são tão eficientes.

Com tantas redes sociais, por que o e-mail marketing seria tão eficiente? 

A primeira questão que surge para muitas pessoas é justamente a das redes sociais. Como já mostramos em diversas ocasiões, sua empresa precisa ter presença nelas. No entanto, alguns outros fatores precisam ser considerados para compreender o valor das campanhas via e-mail.

Para entender: como as redes sociais ganham com a venda de mídia, assim como o rádio e a TV, e como enfrentam uma concorrência cada vez maior, é natural que o alcance orgânico de publicações fique mais difícil. Por conta disso, que o engajamento dos usuários com as publicações é importante, para que ter um bom resultado.

Este cenário torna mais lento o processo para se atingir resultados satisfatórios. Criação de conteúdos de qualidade, tornar-se autoridade no segmento, conseguir mais seguidores e engajamento, etc. Falamos de um processo que leva tempo e não deve ser feito isoladamente, e este é o momento em que entra em ação o e-mail marketing.

E se mesmo assim ainda restam dúvidas sobre a eficiência deste método, mostraremos algumas das principais vantagens que farão você repensar seu plano de marketing! 

1 – Segmentação e personalização 

Uma das grandes vantagens do e-mail marketing é a possibilidade de segmentar os leads com base em diversas informações. É importante buscar o máximo de informações possíveis, pois assim será possível melhorar sua comunicação.

Um dos exemplos mais simples é segmentar a partir de produtos consumidos. Por exemplo: você possui uma loja de roupas e um cliente sempre compra camisetas. É até possível oferecer outras peças de roupa, mas você nunca poderá deixar de mostrar para ele novos modelos das peças que habitualmente compra.

Junto dessa segmentação, entra o elemento complementar da personalização. Apesar de alguém achar que só o fato de mandar algo que ele costuma consumir já é personalizar, você pode ir além, ao enviar um e-mail chamando o cliente pelo nome, por exemplo.

Esse tipo de iniciativa é bastante eficiente, pois as pessoas gostam de se relacionar com outras mais próximas. Esse detalhe pode fazer a diferença entre abrir o seu e-mail ou marcá-lo como spam, já que elas verão sua marca com mais proximidade, em comparação com aquela que não faz isso.

2 – Eficiência através da automação 

Uma das principais vantagens do e-mail marketing é a possibilidade de automação do processo por meio de determinadas ações de quem o recebe.

As possibilidades são diversas, como criar automações baseada em ações prévias do lead, como baixar determinado material ou responder algo importante em uma Landing Page. Elas também se aplicam a ações no próprio e-mail, por exemplo: o fato de ter aberto a mensagem ou ter clicado em algum link específico.

3 – Melhorar o reconhecimento da marca 

O e-mail marketing é um ótimo aliado para desenvolver a identidade da sua marca, por oferecer a chance de uma comunicação direta, feita através das caixas de entrada dos seus clientes ou leads.

Essa é uma ação conjunta com a produção de marketing de conteúdo, pois além de criar materiais ricos em dicas e informações, você poderá posicionar a sua empresa como a autoridade aos olhos de seus clientes e leads.

Isso porque, a partir do momento que eles gostarem do que você faz, consequentemente vão se inscrever para ver ou receber mais conteúdos, ou até mesmo materiais diferenciados como e-books, whitepapers, etc.

4 – Possibilidade de testes A/B 

É sempre importante fazer testes no marketing, e através do e-mail você tem uma ferramenta poderosa para isso. É possível fazer diversas observações ao testar em dois grupos diferentes: dias, horas, design e assuntos. Fazer isso é importante para entender o que funciona melhor com sua base e assim ser mais assertivo em futuros contatos.

5 – Aumento de vendas 

Outra grande vantagem do e-mail marketing é que ele oferece a oportunidade de aumentar suas vendas.

Você pode atrair um cliente ou lead para fazer uma compra de diversas maneiras. Por exemplo, destacando itens comprados frequentemente juntamente com os produtos adquiridos anteriormente, ou até mesmo listando itens semelhantes às compras passadas.

Lembrando que sempre se deve considerar a possibilidade de criar ofertas especiais ou mesmo desconto para compras futuras.

 6 – Melhorar o relacionamento com os clientes 

Ter um bom relacionamento com seus clientes é fundamental para fidelizá-los. Independentemente do que você vende, o pós-venda é uma ação necessária para manter seus clientes satisfeitos e se lembrarem de você como a primeira opção na hora de comprar novamente.

Você pode até usá-los para obter informações sobre o que eles pensam sobre o seu negócio. Os clientes estão satisfeitos com o conteúdo que você está fornecendo? Eles gostariam de aprender algo diferente? Como foi a experiência de compra? Como foi o atendimento do suporte (em caso de problemas)?

Fazer isso mostrará a eles seu interesse de melhorar a comunicação com eles, além da preocupação em corrigir eventuais erros. No final, isso terá um impacto não só em compras futuras, mas ao aumentar a chance deles recomendarem sua empresa para outras pessoas.

Considerações finais 

Perceberam as inúmeras possibilidades que o e-mail marketing oferece? Você pode desde utilizá-lo para melhorar a comunicação com sua base, até mesmo aumentar suas vendas. Bastará apenas ter um bom planejamento, um trabalho de funil de vendas para saber qual conteúdo enviar e em que momento o fazer, para não antecipar passos e eventualmente perder um lead potencial. 

Além disso, como mostramos, ele é eficiente tanto para os leads, como para sua base de clientes, bastando apenas ter um trabalho eficiente no que se refere ao conteúdo oferecido a eles. E para você que quer trabalhar com e-mail marketing para melhorar os resultados de seu negócio, entre em contato com a Universo. Aqui sempre faremos ações personalizadas para você, considerando segmento, área de atuação, além de estarmos sempre atentos a todas as novas tendências do mercado. 

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