E-mail marketing: por que esta estratégia está bem viva?

Com tantas outras formas existentes de comunicar-se com o público, muitas pessoas pensam que o “e-mail está morto”. No entanto, trata-se de uma afirmação que não condiz em nada com a realidade.

Isso porque o correio eletrônico segue sendo uma eficiente forma de se comunicar com os clientes, o que faz do e-mail marketing uma estratégia poderosa para poder atrair novos clientes, assim como fidelizar aqueles que já possui.

Mas apenas dizer que ele não está morto é pouco, concordam? Sendo assim vamos explicar um pouco sobre o conceito desta ferramenta, seu funcionamento e as melhores formas de usá-la.

O que é e o que não é e-mail marketing? 

Inicialmente, é importante entender o conceito do e-mail marketing. Ele segue um funcionamento relativamente simples, pois:

  1. Os leads se cadastram para receber seus e-mails, que são cadastrados em uma ferramenta específica para os disparos; 
  2. Você define uma estratégia de comunicação seguindo como base sua persona ideal e começa os disparos; 
  3. Neste momento, pode-se fazer testes A/B para definir a forma mais adequada de se comunicar; 
  4. Avalia-se os resultados para poder fazer os ajustes necessários na comunicação.

E, dentro desse contexto, deve-se ter em mente que algumas coisas NÃO devem ser feitas, como, por exemplo:: 

  • Usar para ficar enviando fotos; 
  • Fonte de “textões” semanais;
  • Catálogo de promoções semanal (importante ressaltar o semanal, pois sim promoções podem ser enviadas, desde que no momento certo). 

Seguir esses passos garantirá que seu contato não seja tratado como spam e que ofereça de fato uma mensagem relevante e que motive a pessoa que recebeu a abrir o e-mail

Por que usar o e-mail marketing? 

Um dos principais motivos é o fato que ele é uma importante forma de se comunicar com seu cliente ou potencial cliente. Isso porque, ao menos uma vez ao dia, as pessoas acessam a caixa de entrada da sua conta de e-mail, tornando uma forma fácil de sua marca ser vista e acessada.

Só que é preciso ter algo em mente: para que esse meio seja efetivo e que o cliente de fato abra e veja o que você tem a comunicar para ele, deve-se oferecer algo do interesse dele.

Sendo assim, você pode utilizá-lo para:

  • Estabelecer ou mesmo fortalecer o relacionamento com a pessoa por meio de um engajamento personalizado;
  • Manter sua marca em evidência e “lembrada” pelo público, para que ele a tenha em mente na hora de consumir o produto ou serviço que você tem a oferecer;
  • Conquistar novos leads através de landing pages que ofereçam materiais ricos para os clientes ou mesmo nutri-los através destes conteúdos, como whitepapers e ebooks;
  • Trazer informações valiosas, que pode ser através de um boletim ou mesmo de um link para o blog de seu site;
  • Vender seus produtos ou serviços, desde que se faça isso no momento certo do funil de vendas ou mesmo relembrando um cliente que eventualmente abandonou o carrinho antes de finalizar a compra.

A vantagens de usar o e-mail marketing 

Primeiramente, precisamos ter em mente que todo mundo que usa a internet, possui pelo menos um e-mail. Isso significa, em números, que mais de 4 bilhões de pessoas ao redor do planeta contam com um correio eletrônico e aproximadamente 99% delas fazem uso dele diariamente, segundo pesquisa da DMA (Data & Marketing Association).

E aqui podemos trazer alguns fatos interessantes sobre formas de aproveitar esse uso massivo do e-mail:

  • Segundo pesquisa do Moosend, cerca de 45% dos e-mails referentes a carrinhos abandonados, são abertos pelos usuários. E desses 45%, cerca de 21% são recuperados e se convertem em venda; 
  • Sabiam que um dos e-mails mais abertos pelas pessoas são o de boas-vindas após elas se cadastrarem no site ou loja? Segundo levantamento da Get Response, 82% das pessoas abrem esse tipo de mensagem. Além disso, 45% delas, fazem sua primeira compra até 24 horas depois de se cadastrarem. Este pode ser um bom momento para preparar um bom conteúdo e até mesmo alguma campanha ou promoção para quem acabou de entrar na sua lista de contatos; 
  • Customizar e-mails pode aumentar ainda em 50% sua taxa de abertura, em relação àqueles genéricos enviados para toda a base, segundo Yes Lifecycle Marketing. 

E se nem tudo isso o convencer, ainda temos uma questão adicional: não ficar para trás em relação a concorrência.  

Para entender: segundo pesquisa Content Marketing Institute, cerca de 87% dos empreendedores e lojistas usam o e-mail marketing para distribuir e compartilhar conteúdo. 

Para se ter uma base de comparação ele está pouco atrás das redes sociais (usada por 89%) e pouco à frente dos blogs (usado por 86%). Ou seja, seus concorrentes sabem o quanto é efetivo o uso do e-mail dentro de qualquer estratégia de marketing.

Conte com a Universo para desenvolver a melhor estratégia de marketing para sua empresa 

Como puderam ver ao longo do texto, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta muito eficiente se for bem usada dentro de qualquer estratégia. Inclusive, para quem quiser se aprofundar mais neste tema, podem conferir este outro texto que fizemos sobre o assunto. 

Aqui na Universo nós buscamos trabalhar com os mais diversos elementos dentro do inbound marketing, justamente porque entendemos que cada empresa tem um público diferente, que exige uma comunicação diferente.

E se você quer ter a melhor comunicação possível com seus clientes e um trabalho eficiente de atrair, nutrir e converter novos leads, entre em contato conosco e agende já uma conversa para que possamos mostrar o que podemos fazer pelo seu negócio!

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