Dia do Cliente: Dicas para aproveitar melhor a data

No próximo 15 de setembro, comemora-se o Dia do Cliente. A data foi criada em 2000 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, um especialista em Marketing e Recursos Humanos.

A ideia era criar um dia no qual os clientes pudessem ser homenageados e assim desenvolver uma relação de fidelidade entre eles e os comerciantes. Além disso, ele visava movimentar o comércio em um mês sem nenhuma data relevante para o varejo.

Embora tenha sido oficializada no Rio Grande do Sul apenas em 2003, atualmente a data foi aprovada, e atualmente é reconhecida em pelo menos 14 estados brasileiros e 167 municípios. Trata-se de um dia dedicado exclusivamente a exaltar aquele que é a razão de qualquer negócio existir. Diante disso, como sua empresa vai comemorar a data?

Pensando nisso, a Universo trouxe algumas dicas de como aproveitar a data para fortalecer esse elo com seu cliente e assim poder não só atrair, como fidelizar o seu público-alvo.

Dia do cliente: ações para a data 

Vamos pensar no seguinte: nesta data (que, podem apostar, muitos clientes conhecem), o que seu público ou possíveis clientes esperam? Alguma vantagem, benefício, entre outros.

E, claro, uma boa forma de chamar a atenção para o seu negócio é oferecer esses benefícios aos clientes. Então vamos às dicas:

1 – Ofereça brindes 

Podem ser amostras ou apenas um brinde mais simples, mas que ajude o cliente a lembrar de sua marca.

A forma de oferecê-lo dependerá da ideia de cada um: pode ser a partir de um determinado valor ou mesmo para todos que comprarem no dia, como forma de agradecimento.

2 – Faça promoções 

Sem dúvida o que mais se espera no Dia do Cliente são boas promoções. E aqui você pode escolher entre várias opções como:

  • Frete grátis; 
  • Desconto em produtos selecionados (está é sempre uma excelente opção para tentar vender alguns produtos encostados no estoque); 
  • Descontos em produtos populares (importante, por servir como chamariz); 
  • Descontos progressivos; 
  • Cupons de desconto exclusivo para clientes (uma boa forma de fidelizar também seu público recorrente). 

Uma coisa muito importante aqui é que as promoções precisam ser REAIS e de fato interessantes para o cliente. Se elas forem pouco atrativas ou pior, mentirosas, o efeito poderá ser justamente o contrário.

3 – Mensagens personalizadas 

Escrever mensagens de agradecimento personalizadas pode ser uma boa forma de mostrar que você lembra do seu cliente e que ele é especial para você.

O mais importante aqui é a humanização: você precisa mostrar que a mensagem não é algo clichê ou que foi feita por IA. Este é um momento importante para mostrar a essência de sua empresa e buscar uma real conexão através dela.

4 – Fidelizar seus clientes 

Para aqueles clientes que consomem regularmente, vale investir em algo especial. Pode ser um brinde, cupom ou mesmo uma mensagem personalizada para eles.

O principal aqui é mostrar que, seja qual for a ação escolhida, ela está sendo feita especialmente para aquele seu público mais fiel.

5 – Aproveite para inovar 

Uma boa possibilidade é usar a data para trazer experiências diferenciadas para os clientes, sempre visando reforçar sua marca para eles.

As possibilidades são diversas, como:

  • Lives no Instagram, TikTok; 
  • Brindes surpresa para quem compra (pode ser incluso na compra, com uma mensagem de agradecimento). Interessante aqui é que ele não seja aqueles com logo, para poder ter maior impacto como um presente;
  • Sorteios de prêmios; 
  • Consultorias (caso tenham a ver com seu segmento, claro). 

O foco é trazer algo que seja marcante para o público, que faça com que ele associe sua marca a eventos divertidos e positivos.

Como planejar ações para o Dia do Cliente? 

Antes de iniciar qualquer ação para o Dia do Cliente, devemos levar alguns fatores em conta:

  1. Conhecer bem seu público – para as ações serem efetivas é preciso entender o gosto dos seus clientes, preferências, desejos; 
  2. Planejamento – definir início, meio e fim das ações e principalmente o orçamento para as promoções. Afinal, deve-se fazer apenas aquilo que couber dentro do caixa do negócio, sem que isso o comprometa; 
  3. Bom atendimento – por fim, não adianta nada ações excelentes, se houver um atendimento falho. Atenda com excelência, sempre respondendo dúvidas e questionamentos com educação, além de sempre manter atualizado status sobre envio de mercadorias. 

Considerações finais 

O Dia do Cliente é uma data interessante para reforçar sua marca frente ao consumidor. Sendo assim, independentemente da ação escolhida, o principal é não deixar que ela passe em branco.

Só que para isso é preciso conhecer bem seu público, ter um bom planejamento de marketing para que assim estas ações possam de fato impactá-los.

Aqui na Universo sempre buscamos trabalhar o branding de seu negócio, buscando entender seu público-alvo e desenvolver ações e estratégias pensadas para tornar sua marca algo inesquecível para eles.

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