Copywriting: o que é e porque usá-lo em sua estratégia de marketing

Quem trabalha com o mercado digital sabe o quanto ele é competitivo, se fazendo necessário utilizar de técnicas cada vez mais elaboradas para poder atrair a atenção dos leads e convertê-los em clientes. E um dos métodos que ganhou muita popularidade nos últimos tempos é o do copywriting.

Apesar de não ser algo novo, é uma estratégia que ganhou muita força dentro do marketing digital. Hoje vamos explicar um pouco melhor sobre como funciona e por que é importante investir neste modelo para seu negócio.

O que é o copywriting? 

É uma estratégia de produção de textos voltada para alcançar um elevado grau de persuasão, com o objetivo final vender um produto ou serviço.

Dessa forma, ao usar a técnica de copywriting, a ideia é convencer o leitor a realizar uma determinada ação em seu site ou página. Por exemplo, podemos citar: fazer um cadastro para baixar um e-book ou receber a newsletter da empresa.

Parece estranho falarmos sobre vender e depois dizer que o objetivo é fazer uma ação de cadastro? O motivo é que essa estratégia visa estabelecer uma comunicação com os clientes no dia a dia, tornando-os mais próximos de sua marca.

 Não confundir copywriting com marketing de conteúdo 

Apesar de serem conceitos similares, eles não são a mesma coisa e, na verdade, são complementares. O marketing de conteúdo, como gostamos de ressaltar aqui, é quando oferecemos conteúdos ricos (em diversos formatos) que tenham extrema relevância para determinado público-alvo, focado em transmitir autoridade em determinado segmento.

Já o copywriting é o complemento ideal para o marketing de conteúdo, pois ele faz com que aquele conteúdo rico que você proporcionou aos seus potenciais leads, se torne uma ação efetiva do leitor.

Vale ressaltar que ambos não devem conter textos apelativos, cujo único objetivo é gerar lucro em curto prazo, sem contribuir para a construção de uma imagem sólida em longo prazo. Esse resultado pode ser alcançado por meio de uma estratégia eficiente de copywriting, aliada ao marketing de conteúdo.

O que é preciso saber antes de começar? 

Como todo plano de ação de marketing, ele precisa de um bom planejamento, que deve conter: 

  • Pesquisa – saber aquilo que atenda às necessidades de seu público-alvo. Para isso é importante pesquisar e coletar todos os dados para montar sua estratégia;
  • Objetivos claros – quando for começar, você precisa ter bem claro aquilo que deseja para poder fazer uma avaliação dos resultados e possíveis correções quando forem necessárias;
  • Criação de conteúdos exclusivos e otimizados – por fim, você precisa oferecer exatamente aquilo que seu público procura: conteúdos exclusivos, informativos, ricos e únicos. Além disso, eles devem ser feitos sempre com foco em um SEO otimizado, para que serem melhor rankeados nos mecanismos de busca.

AIDA – um dos métodos mais usados dentro do copywriting 

Este é um dos conceitos mais utilizados dentro do copywriting (e dentro do próprio marketing de conteúdo). Trata-se de uma sigla que representam as quatro fases ou “etapas” pelas quais o cliente precisa passar (não necessariamente, mas geralmente) de maneira progressiva, para tomar a decisão de conversão. Veja o significado de cada letra da sigla:

Atenção 

Trata-se de ganhar a atenção do visitante da sua página ou site. Importante nesse momento é se atentar a elementos como cores, tamanho de letras e elementos dentro das páginas. O ideal é deixar em posição de destaque apenas aquilo que realmente for importante que o usuário perceba.

Interesse  

Neste momento entra o trabalho do SEO. Isso porque o potencial lead precisa que seu interesse seja despertado por aquilo que você tem a oferecer. Então, você deve destacar a palavra-chave buscada nas informações em destaque, por exemplo: os títulos e subtítulos ou os textos de banners, mostrará para quem acessou a página que ali tem o que ele procura, e que vale a pena.

Desejo 

Este passo já pode ser mais demorado, pois chegamos ao momento que a pessoa que acessou sua página ou site passa a observar se a oferta e sua empresa de fato são capazes de atender às necessidades dele, assim como se a sua solução é uma opção válida e confiável.

Quando abordamos a conversão em relação a materiais como newsletters ou e-books, apresentar dados, como o total de downloads realizados, pode ser um poderoso gatilho de atração.

Por outro lado, se falamos da venda de um produto, outros elementos terão bastante peso. O principal deles são os indicadores de confiabilidade como depoimentos, lista de clientes, formas de garantia, comentários de clientes, entre outros. Eles costumam ser responsáveis por alterar significativamente a taxa de conversão.

Ação  

Chegou o momento tão esperado, quando o cliente finalmente executa a ação. E pode parecer estranho dizer, mas o principal é que a empresa “não atrapalhe”. Se ele chegou aqui, resta apenas conduzi-lo da forma mais tranquila possível. Os melhores exemplos do que NÃO fazer nesta hora é: pedir informações sensíveis ou que ele preencha formulários muito longos.

Esta ação pode valer tanto para os casos do e-book, newsletter, como até mesmo para uma compra. Aqui, as poucas coisas que podem ser usadas como um “empurrãozinho final” são: oferecer testes gratuitos, descontos, marketing por indicação ou então o famoso senso de urgência. Trazer que a promoção é “só hoje”, “estoque limitado”, “oferta única”, entre outros são ótimos exemplos de bons gatilhos para convencer o cliente.

Considerações finais 

Buscamos destacar para você como funciona o copywriting e de que forma ele pode impactar positivamente em seu negócio. O principal é entender que, apesar de ser um texto mais incisivo, ele não pode ser agressivo e deve ser um estímulo dentro do seu marketing de conteúdo para que o cliente possa consumir materiais que você produziu (criando uma relação de confiança) ou então uma forma de conduzir o cliente para que ele compre seu produto ou serviço.

Aqui na Universo unimos estes elementos fundamentais dentro do marketing digital para trazer os melhores resultados para nossos clientes. Entre em contato conosco e saiba qual a melhor estratégia temos para seu negócio. 

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