Conteúdo
- 1 Como o setor de vendas e marketing digital podem trabalhar junto para melhorar os resultados da empresa?
- 2 Como o marketing digital impacta as vendas de uma empresa?
- 3 1 – Melhor posicionamento online
- 4 2 – Trabalhar com audiência segmentada
- 5 3 – Melhora no relacionamento com o cliente
- 6 Considerações finais
A relação entre vendas e marketing é algo fundamental para o sucesso da empresa. Isso porque ambos precisam trabalhar em conjunto para os resultados esperados serem atingidos. Inclusive, este já foi um tema que abordamos anteriormente, destacando a importância desta parceria em qualquer empresa.
Hoje, iremos mostrar um pouco melhor os resultados do marketing digital nas vendas, destacando as consequências dessa parceria.
Como o setor de vendas e marketing digital podem trabalhar junto para melhorar os resultados da empresa?
Resumidamente, vamos entender como essa integração melhora o desempenho dos dois setores (quem quiser saber em detalhes, pode conferir nosso artigo sobre o tema):
- Ter acesso aos leads da área de vendas para entender o perfil do cliente que consome algo da empresa ou mesmo é um potencial consumidor. Quanto mais dados, melhor será para definir estratégias baseadas neste público;
- Usar o marketing de conteúdo como forma de obter novos leads;
- Acompanhar em conjunto os KPIs e assim entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
Com essa base clara de como o trabalho em conjunto funciona, vamos entender melhor o impacto que essas ações irão trazer para seu negócio.
Como o marketing digital impacta as vendas de uma empresa?
Há alguns anos era comum que as campanhas publicitárias estivessem presente somente em revistas, na TV ou rádio e fossem muito mais generalistas. A era digital mudou essa abordagem completamente, trazendo maior personalização nas estratégias, com o intuito de torná-las mais assertivas.
Essa foi uma adaptação necessária pela mudança na forma de consumo do público, que pede uma comunicação mais direta e menos impessoal. As empresas que entenderam essa nova abordagem saíram na frente das demais, enquanto aquelas que pararam no tempo, perderam muito espaço no mercado.
A boa notícia é que isso é reversível, desde que se comece o quanto antes a trabalhar sua imagem online. E para quem ainda tem dúvidas, vamos elencar alguns dos resultados práticos do marketing digital para suas vendas:
1 – Melhor posicionamento online
Você já percebeu que muitas pessoas, quando pesquisam, dificilmente vão além da primeira página do Google? Um bom trabalho de marketing digital no seu segmento pode colocar a sua empresa nas primeiras posições do buscador, aumentado consideravelmente a chance de conquistar novos leads e consequentemente, novos clientes.
2 – Trabalhar com audiência segmentada
Com um melhor posicionamento online, pode-se obter melhores resultados com campanhas segmentadas e que conversem diretamente com seu público-alvo. Com a conquista de leads qualificados, entra o trabalho conjunto de marketing e vendas para poder nutri-los.
Neste momento, é fundamental o trabalho conjunto das áreas, principalmente no compartilhamento de informações. Com mais leads, maior a chance de conquistar novos clientes.
3 – Melhora no relacionamento com o cliente
Apenas ser mais visto, pouco vai adiantar se sua empresa não tiver uma estratégia eficiente que convença o cliente a comprar seu produto ou serviço.
O foco aqui é investir na experiência do cliente. E isso, pode ser feito de várias formas, por exemplo::
- Conteúdos que agreguem valor a sua marca e de interesse do cliente;
- Tratamento personalizado nas redes sociais;
- Disponibilizar conteúdos que o convençam a se cadastrar na página da empresa. E-books, webinars, entre outros materiais, costumam ser uma boa opção neste caso.
Estreitando este relacionamento com o cliente torna muito mais fácil o processo do time de vendas, pois estamos falando de um público que já tem, no mínimo, uma simpatia com sua marca ou a considera uma autoridade no segmento. Além disso, o departamento comercial terá um maior número de informações para poder trabalhar com aquele lead.
Considerações finais
Buscamos neste artigo expandir um pouco mais o assunto da vital relação entre o time de vendas e de marketing. Conseguir uma maior simbiose entre ambos será o grande diferencial para se atingir resultados expressivos para sua empresa.
Para aqueles que desejam contar com um time de marketing digital capaz de trabalhar em sintonia com seu time de vendas, convidamos a conhecer mais a Universo. Nós fazemos um trabalho integrado das duas equipes para que, juntos, os melhores resultados sejam alcançados.
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