Entenda a importância de fazer uma análise dos concorrentes nas redes sociais

Independentemente do segmento em que se atua, uma coisa é certa: você terá concorrência. Seja muita, seja pouca, alguma sempre existirá e o grande diferencial para o sucesso do seu empreendimento é saber como lidar com eles. Muitas vezes se ignora que fazer uma análise dos concorrentes, especialmente nas redes sociais (onde a imensa maioria está) pode ser benéfico para seu próprio negócio. 

Só que não basta simplesmente ficar olhando o que ele faz, mas sim ter uma observação aprofundada e tentar entender aspectos que ele viu e que você pode ainda não ter visto, por exemplo. 

Qual o conceito de fazer uma análise dos concorrentes nas redes sociais? 

Ao falar sobre isso alguém pode pensar que é simplesmente entrar no perfil do concorrente, ver o que teve melhor resultado e copiar. Só que vai muito além e envolve uma pesquisa aprofundada de vários negócios que concorrem com o seu (não apenas um). 

A análise dos concorrentes envolve todo o processo de coleta, avaliação e interpretação de dados, relacionado às atividades que eles realizam. Ela visa identificar pontos fortes e fracos das empresas que trabalham no mesmo mercado que o seu. 

Dessa forma, pode-se compreender a abordagem do concorrente em relação ao conteúdo, engajamento, segmentação de público e demais aspectos relevantes para o sucesso nas redes sociais. 

Por que fazer? 

Primeiramente, podemos dizer o mais simples: porque boa parte de seus concorrentes também fazem. Ou seja, se você tem bons insights e estratégias, eles também estão atentos a isso e irão usá-los para desenvolver suas próprias ações. Então por que não fazer uso desta possibilidade? 

Além disso, podemos destacar:  

  • Melhora na comunicação – analisar sua concorrência, possibilita que você identifique quais melhores abordagens, assim como aquelas a serem evitada para garantir resultados positivos nas redes sociais; 
  • Visão mais ampla do negócio – ao fazer uma análise dos concorrentes, pode-se identificar outras boas práticas do mercado e adaptá-las para suas próprias estratégias. Além disso, você poderá ter uma visão geral do segmento em que você trabalha, o que facilita para maior assertividade nas suas ações; 
  • Identificar novas estratégias – às vezes você pode ter dúvidas sobre qual é a melhor estratégia para adotar nas suas redes sociais, quais são os melhores horários, quais tipos de redes sociais usar, quais conteúdos postar, entre outros. Esta é uma dúvida comum e que muitas vezes ao observar seus concorrentes, pode-se encontrar algumas respostas. 

Dicas de como fazer uma boa análise dos concorrentes 

Este é um momento importante, pois sem um bom direcionamento, não se conseguirá informações e dados realmente úteis para usar nas suas próprias estratégias. Sendo assim, destacaremos algumas dicas para você seguir, confiram: 

1 – Faça uma escolha correta dos concorrentes e comece a monitorar 

Primeiramente você precisa definir se você quer expandir ela ou manter torná-la mais direcionada. Para o primeiro caso, você poderá pegar empresas de diversos tamanhos, mas no segundo deve-se buscar aquelas com tamanho similar ao seu.  

Deve-se considerar também concorrentes diretos e indiretos. Neste caso, os diretos oferecem produtos ou serviços muito semelhantes, enquanto os indiretos atendem às mesmas necessidades do cliente, mas de maneiras diferentes ou em setores distintos.  

Fazer a análise dos concorrentes de ambos os casos é importante ao desenvolver estratégias de negócios e marketing. 

2 – Fazer a coleta de dados 

Agora você deverá fazer um levantamento de diversos elementos das publicações de seus concorrentes. Por exemplo: 

  • Tipos de postagens; 
  • Frequência;  
  • Horários de publicação; 
  • Tom da comunicação.  

Além disso, é importante coletar dados qualitativos como: posicionamento, comentários dos seguidores, presença nas redes sociais, estratégias de precificação, assim como a reputação da marca no geral. 

Métricas quantitativas também são importantes como número de seguidores, curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros. 

3 – Segmentação 

Junto a coleta de dados, você também precisará observar a segmentação e o público-alvo dos seus concorrentes.  

Por exemplo: sua empresa tem alcance nacional ou internacional? Conforme as análises dos concorrentes, você poderá observar onde ele consegue mais menções, que dão uma referência do alcance de determinada marca na web. 

 Da mesma forma, isso se aplica a idade e sexo que a concorrência está buscando atingir. E sabendo isso, ficará mais fácil entender o porquê de determinados conteúdos, assim como a linguagem utilizada neles. 

4 – Análise de engajamento, comparação e insights 

Um ponto muito importante é ao fazer esta análise é observar tudo aquilo que deu certo para a concorrência. Tipos e formatos de postagens que geraram melhores resultados podem valer como referências para a criação do seu próprio material. 

E com tudo isso chega o momento mais importante: comparar tudo isso com as análises e dados da sua própria marca. É a hora de observar aquilo que você está fazendo melhor, o que a concorrência está fazendo melhor, mas principalmente: encontrar oportunidades.  

Da mesma forma como você pode incrementar suas estratégias com aquilo de bom que o concorrente está fazendo, você também poderá aproveitar naquilo que ele está sendo falho e usar isso como uma oportunidade de ganhar mais espaço no mercado. 

Considerações finais 

Todas essas análises pedem ferramentas para poder fazer uma boa coleta de dados, até se ter uma amostragem muito mais abrangente do que se fosse tudo feito manualmente.  

Acompanhar a concorrência é importantíssimo para que você possa também entender como eles se comportam em relação às tendências de mercado e até mesmo possibilita que você se antecipe a eles. 

Aqui na Universo fazemos sempre uma análise personalizada em relação ao segmento em que seu negócio está inserido, justamente para desenvolver as estratégias mais assertivas para poder impulsionar o crescimento de sua marca.  

Entre em contato conosco e conheça mais do que podemos fazer pela sua empresa! 

Inspiração, Insights e Estratégias para o seu Sucesso

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

O brasileiro acostumou-se que o dia 12 de junho é o Dia dos Namorados. Inclusive as gerações mais novas viveram sempre sob essa data. Filmes, séries e até desenhos vindos de fora, ao mencionarem ela (ou o “Valentine’s Day”, em inglês), associava-se aqui a,...

ler mais
Marketing em eventos: por que investir neste nicho?

Marketing em eventos: por que investir neste nicho?

O marketing em eventos não é exatamente algo novo, mas ele tem ganhado cada vez mais espaço e sido olhado com mais interesse pelas empresas. Isso porque, além de ser uma ótima opção para divulgar sua marca, também é um local extremamente propício para fechar novos...

ler mais

Quer melhorar a comunicação de sua empresa?

Tirar um projeto da cabeça e começar a fazer com que ele vire realidade? Entre em contato com nossa equipe.

Não trabalhamos com nenhum tipo de pacote pronto, analisaremos a sua necessidade e apontaremos a solução de acordo com o que sua empresa precisar.