A importância do podcast dentro do marketing digital

Durante o período da pandemia o podcast foi um dos formatos de comunicação que mais ganharam espaço. Inclusive neste período fizemos um artigo falando sobre este fenômeno.

Porém, felizmente a pandemia passou e o formato sofreu um recuo em relação ao boom do período de isolamento, mas se consolidou como uma ferramenta poderosa de comunicação. Isso ocorreu principalmente pelo fato de ser algo que se pode ouvir a qualquer hora, quando está fazendo alguma tarefa e por termos diverso com temas nichados, atendendo aquilo que determinado público procura.

Essa consolidação tornou o investimento em podcasts voltados para marketing de conteúdo uma estratégia poderosa para as empresas.

Podcast para marketing digital, é vantajoso?

A resposta, como quase tudo no marketing digital, é: depende do seu público. Como sempre reforçamos em nossos artigos, você precisa conhecer seu público antes de adotar qualquer estratégia.

Entender seu público significa saber exatamente os gostos deles, inclusive em relação ao consumo de conteúdo. Vamos pensar no seguinte: seu público é daqueles que prefere para ler um conteúdo sobre determinado assunto. Escolher o formato podcast pra ele vai ser muito pouco efetivo, concorda?

Por outro lado, se falamos de um público que não tem tanto o hábito de ler artigos mais consistentes e busca informação transmitida de forma mais dinâmica, sem dúvida o podcast será uma excelente alternativa para ele.

Lembrando aqui que não falamos em relação a faixa etária, mas sim a preferências. Muitos podem ter aquela visão (equivocada) que apenas jovens consomem esse tipo de conteúdo, mas o que vemos atualmente são pessoas de mais idade também sendo ouvintes assíduas de podcasts.

Agora, pensando exclusivamente no público consumidor deste formato, sem dúvida nenhuma é uma estratégia poderosa de marketing digital, principalmente porque consegue aproximar mais sua marca do cliente.

Podcast para marketing digital: quais as possibilidades de uso?

Anteriormente, destacamos algumas dicas sobre a produção de podcasts para marketing de conteúdo e como eles devem seguir aquelas regras básicas, comuns a qualquer tipo de material com esta finalidade. Em resumo, destacamos os seguintes tópicos:

  • Tema relevante para o seu público;
  • Conhecer sua persona ideal para montar o conteúdo de acordo com ela;
  • Uso de linguagem adequada para seu público-alvo;
  • Fazer uso de CTAs durante a apresentação do podcast;
  • Ter periodicidade no lançamento de cada edição dos podcasts.

Sendo assim, desta vezvamos nos focar sobre as muitas possibilidades de uso de um podcast.

Conteúdo para redes sociais

O podcast por si só já é um interessante material de divulgação, mas ele pode ser usado de muitas formas diferentes. Por exemplo: é bastante comum que se façam recortes de trechos ou perguntas e repostas para colocar como um convite ao público para assistir/ouvir ao programa inteiro.

Ou seja, a partir de apenas um podcast feito, pode-se retirar diversos trechos para serem usados na rede social de seu interesse. Com isso, você expande o uso de apenas uma produção para gerar vários conteúdos atrativos para Facebook, Instagram, X, LinkedIn, TikTok, etc.

Gerar receita através de publicidade no próprio podcast

Dependendo do tema ou do foco de seu podcast, ele pode deixar de ser simplesmente uma ferramenta de divulgação e ser uma fonte de renda também!

Se você está trazendo conteúdo de interesse do seu ramo de atuação, é possível também angariar patrocinadores, vender espaço de anúncios, entre outros. Entretanto, diferente dos criadores de conteúdo, que tem essa como sua principal fonte de renda, para uma empresa isso é algo complementar e deve ser tratado com cuidado.

Isso porque, dependendo de qual for seu intuito, eles podem tirar o foco de divulgar sua marca, produtos ou serviços. Entretanto, caso o interesse seja reforçar a imagem da mesma, os anunciantes e patrocínios podem virar uma importante fonte de renda.

O que fazer antes de produzir um podcast?

O que você viu neste artigo te chamou atenção e a produção de podcast é algo que você quer fazer para divulgar sua marca? Pois saiba que não é simplesmente fazer uma entrevista e pronto. Seja ele só áudio, seja ele com vídeo também, preparativos são importantíssimos:

  1. Escolha um ambiente com uma boa acústica para evitar ruídos. Você pode tanto montar um estúdio, como alugar um, dependendo das suas pretensões;
  2. Escolha um bom microfone, mas antes de comprá-lo, converse com um especialista sobre detalhes como o número de participante e a estrutura do estúdio de gravação;
  3. Selecione um bom software de gravação;
  4. De preferência, invista em uma edição profissional. Criação de vinhetas, uso de efeitos sonoros, redução de ruídos e outros detalhes da edição técnica só valorizam o material. Quanto melhor a qualidade do material, maior a chance de fidelizar o público, que saberá que estará consumindo algo feito com capricho, o que conversa diretamente com a experiência do cliente.

Sem dúvida é algo que pode ser bastante trabalhoso no início, mas de acordo com sua estratégia de marketing, o podcast pode ser um grande aliado para conseguir grandes resultados para seu negócio.

Inspiração, Insights e Estratégias para o seu Sucesso

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

O brasileiro acostumou-se que o dia 12 de junho é o Dia dos Namorados. Inclusive as gerações mais novas viveram sempre sob essa data. Filmes, séries e até desenhos vindos de fora, ao mencionarem ela (ou o “Valentine’s Day”, em inglês), associava-se aqui a,...

ler mais
Marketing em eventos: por que investir neste nicho?

Marketing em eventos: por que investir neste nicho?

O marketing em eventos não é exatamente algo novo, mas ele tem ganhado cada vez mais espaço e sido olhado com mais interesse pelas empresas. Isso porque, além de ser uma ótima opção para divulgar sua marca, também é um local extremamente propício para fechar novos...

ler mais

Quer melhorar a comunicação de sua empresa?

Tirar um projeto da cabeça e começar a fazer com que ele vire realidade? Entre em contato com nossa equipe.

Não trabalhamos com nenhum tipo de pacote pronto, analisaremos a sua necessidade e apontaremos a solução de acordo com o que sua empresa precisar.