Dia das Mães: dicas para sua empresa aproveitar a data

O Dia das Mães é uma data extremamente importante para o comércio, sendo superada apenas pelo Natal e pela Black Friday em termos de movimentação financeira. Este é um período que movimenta valores na casa dos bilhões, no qual praticamente todos os setores do comércio conseguem se beneficiar.

Seja por meio de lembrancinhas, eletrodomésticos, joias, viagens, estadias em spas, cursos, almoços, entre outros, a variedade de opções de presente é imensa. E cabe ao marketing a tarefa de tornar determinado produto ou serviço uma opção atrativa para um presente de Dia das Mães.

Agora, seja você alguém que está pensando em uma estratégia de última hora ou mesmo deseja revitalizar suas estratégias para o ano seguinte, trouxemos dicas valiosas de como aproveitar esta data da melhor forma possível.

Dia das Mães: origem da data na antiguidade  

Os primeiros registros de comemorações dedicadas às mães remontam à Grécia e Roma antigas. Entretanto, essas datas eram dedicadas às divindades mitológicas, como Rhea e Cibele, respectivamente, ambas tratadas como “mãe dos deuses”. As celebrações ocorriam no final de março, marcando a chegada da primavera no hemisfério norte.

Posteriormente, as comemorações relacionadas às mães remontam apenas ao século XVIII, na Inglaterra, onde foi instituído o “Mothering Day”, celebrado no quarto domingo da quaresma. Este dia tornou-se uma folga para os operários visitarem suas mães.

 A data como conhecemos hoje e o protesto de sua idealizadora 

O Dia das Mães como conhecemos teve origem nos EUA, por conta da ativista Ann Maria Reeves Jarvis e sua filha, a também ativista Anna Jarvis. Ela trabalhava em um projeto que visava a valorização de mulheres que exerciam a maternidade. Após a morte de sua mãe, ela começou uma campanha para que houvesse um dia reservado a mostrar a importância da figura materna na sociedade. Mas apenas em 8 de maio de 1914 é que foi aprovado no congresso a data comemorativa.

Ironicamente, a própria Anna Jarvis passou a lutar pela extinção da data tempos depois. O motivo, segundo ela, foi o desvirtuamento da comemoração, que passou a ser mais uma data comercial. Ela disse:

“Não criei o Dia das Mães para ter lucro”.  

No entanto, como todos sabemos, a data seguiu firme e forte, mantendo o seu forte apelo comercial atual. No Brasil, o primeiro Dia das Mães “oficial” ocorreu em 1918. Já o estabelecimento da data no segundo domingo de maio foi feito por Getúlio Vargas em 1932.

Dicas para aproveitar o Dia das Mães 

Depois dessa verdadeira viagem na história, vamos ao que interessa, né? Destacamos aqui algumas dicas para você que deseja melhorar seus resultados na data e até mesmo repensar suas atuais estratégias, confira:

1 – Apostar em influenciadoras segmentadas 

O marketing de influência é um fenômeno consolidado na internet e sua empresa deve sempre considerar este tipo de publicidade.

Neste caso, colaborações com influenciadoras que são mães e que também produzem conteúdo para este segmento pode significar uma estratégia poderosa para o Dia das Mães.

Isso porque falamos de personalidades que contam com credibilidade e uma base de seguidores leais que confiam em suas recomendações. Sendo assim, elas se tornam eficazes para promover produtos e serviços relacionados a data.

2 – Investir no conteúdo para redes sociais 

Especialmente em uma época em que se valoriza o marketing humanizado, as redes sociais podem ser aliadas importantes para esse tipo de ação.

As opções de campanha podem ser dos mais variados tipos. Por exemplo: fazer campanhas próximas da data com fotos das mães dos seguidores, ações com histórias sobre as mães dos colaboradores, entre outros.

Além disso, não se deve descartar a produção de conteúdo relacionado a data, como, por exemplo, dicas de presentes. Dessa forma você consegue trazer conteúdo de interesse e ainda aproveitar para divulgar seus próprios produtos.

3 – Promoções exclusivas 

Esta faz parte daquelas ações de marketing que nunca saem de moda. Investir em promoções especiais para a data é sempre uma ótima pedida para atrair clientes. Entre as possibilidades, podemos destacar:

  • kits exclusivos feitos para a data; 
  • cupons de desconto; 
  • brindes para determinadas compras; 
  • preços especiais para produtos relacionados. 

Importante: independentemente das promoções, você precisa pensar no impacto dele em seu negócio, de modo a não diminuir a margem de lucro. Além disso, a oferta precisa ser bem valiosa para os clientes.

4 – Investir na personalização 

Uma excelente opção para o seu negócio é trabalhar em uma personalização para a data. Isso pode se refletir nos próprios kits citados anteriormente ou mesmo na forma que os presentes serão embrulhados.

A ideia aqui é entregar uma experiência diferenciada, que pode ser um embrulho pensando especialmente para as mães, cartões com mensagens e até mesmo algum tipo de mimo especial para elas, que acompanhará o presente.

São ações relativamente simples, mas que têm grande impacto na experiência de quem ganhou e de quem comprou.

5 – Criar seleções especiais de presentes por faixa de preço 

Uma opção interessante para o e-commerce é fazer áreas especiais na página segmentando presentes por faixa de preço.

Como cada um tem uma verba diferente disponível, você acaba saindo na frente ao facilitar a vida de quem busca opções mais baratas para presente. Só que é importante aqui colocar coisas realmente interessantes e que possam ser boas opções para dar às mães e não qualquer coisa com valor baixo.

Considerações finais 

O Dia das Mães é uma data importantíssima para o comércio e deve ser vista com carinho pelos mais diversos segmentos. Ela pode ser relevante em vários aspectos, como fidelização de clientes, obtenção de bons lucros e até mesmo captar novos clientes por meio de landing pages que ofereçam descontos através de um cadastro.  

Só que para bons resultados, deve-se ter um bom plano de marketing que trabalhe a data nos mais diversos canais e vá preparando o público para data ao longo das semanas que a antecedem.

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