Atualmente, muitas empresas já entenderam a importância de estarem presentes nas redes sociais e criaram perfis de suas marcas para buscar uma melhor conexão com seu público-alvo. Só que, ao contrário do que muitos pensam, não é simplesmente sair postando sem nenhum critério ou planejamento que trará resultados.
Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco dos erros mais comuns que são cometidos e que prejudicam o engajamento nas redes sociais.
Entendendo o que é engajamento nas redes sociais
Antes de mais nada, precisamos entender o que significa esse engajamento. Alguns podem pensar que é simplesmente ter muitos seguidores e/ou curtidas. Na verdade, o engajamento é uma forma de medir quantas pessoas prestam atenção e interagem com a sua marca diariamente nas suas redes sociais.
Isso pode ser medido principalmente por meio de comentários e compartilhamentos, uma vez que ambos indicam que a pessoa de fato prestou atenção (algo que nem sempre ocorre quando alguém simplesmente curte, é importante ressaltar) e considerou o conteúdo suficientemente valioso para interagir ou compartilhar com outra pessoa.
Basicamente significa o grau de proximidade entre sua marca e os consumidores ou clientes em potencial. Agora que entendemos melhor o conceito de engajamento, vamos aos erros mais comuns que podem prejudicar suas redes sociais:
1 – Produzir conteúdo focado em vendas
Pode parecer contraditório, uma vez que a ideia é exatamente aumentar as vendas, não é mesmo? No entanto, na realidade, esse é um dos piores erros que uma marca pode cometer.
Como sempre destacamos, deve-se investir no relacionamento com o cliente e cativá-lo por meio da produção de conteúdo de qualidade e relevante para ele. Ao fazer isso, você conquista engajamento e ajuda sua marca a ganhar autoridade no segmento em que atua.
Por outro lado, ao transformar o seu perfil em um grande classificado de anúncios, você não apenas terá poucas curtidas, comentários e compartilhamentos, como também dificilmente atrairá seguidores. Isso ocorre porque ninguém quer ver seu feed poluído com postagens de vendas.
2 – Não ter regularidade nas publicações
Uma das coisas que derruba qualquer engajamento nas redes sociais é postar sem regularidade. Boa parte delas beneficia justamente aqueles que postam com constância, fazendo com que mais
pessoas os vejam. Já quem posta pouco e deixa seu perfil abandonado por muitos dias demora para recuperar esse alcance.
Contudo, neste caso, é importante saber como funciona cada rede social para entender o que ela considera como regularidade. Por exemplo, o X (ex-Twitter) valoriza perfis que fazem muitas publicações diárias. Por outro lado, o Instagram não vê com bons olhos esse tipo de atuação, pois pode ser entendido como “floodar”, ou seja, encher o feed dos outros com diversas postagens suas em um curto intervalo de tempo.
A melhor abordagem é ser moderado: poste conforme o que você tem a transmitir para seu público com regularidade, mas sem excessos.
3 – Fazer mau uso de hashtags
Anteriormente trouxemos um artigo falando mais sobre o funcionamento das hashtags, explicando melhor sobre como usá-las de forma adequada. A presença delas é elemento chave para melhorar o engajamento nas redes sociais.
O que você precisa saber é que não se deve sobrecarregar a postagem com muitas hashtags, pois isso torna a leitura desagradável. Por esse motivo, muitos perfis optam por incluí-las no final quando postam no Instagram, mas no X, isso não é possível devido à limitação de caracteres.
O mais importante é fazer uso das hashtags corretas e relacionadas ao seu segmento. O uso de tags genéricas é válido, mas ao fazer isso, deve-se mesclar com outras mais segmentadas, que possam atingir ao público desejado. Contudo, não segmente demais, pois ela pode ser tão específica que ninguém irá ver.
4 – Não ter um direcionamento definido
Qual é o objetivo das suas postagens? Melhorar as vendas? Aprimorar a imagem da empresa? Aumentar o reconhecimento? Saber exatamente o que você deseja é fundamental para o sucesso das ações nas redes sociais.
Criar um perfil e postar sem um estudo prévio, planejamento sólido e prática significativa nas estratégias de marketing digital pode resultar no simples fato de você não conseguir atingir o seu público-alvo.
Considerações finais
Investir nas redes sociais hoje é fundamental, até mesmo para a sobrevivência de um negócio. Isso ocorre porque as pessoas passam a maior parte do seu dia nelas. Portanto, ter sua marca presente na rede social que mais se adequa ao seu público-alvo fará com que ela se torne mais visível e aumentará significativamente a possibilidade de atrair novos clientes.
O trabalho de produção de conteúdo de qualidade e valor para o público é uma parte fundamental de uma estratégia de marketing digital eficaz. Por meio dela, as pessoas podem começar a seguir a sua página (por exemplo, se você fornecer dicas valiosas para elas) e, quando estiverem prontas para fazer uma compra relacionada às suas necessidades, a sua marca será a primeira a ser lembrada.
Aqui na Universo, desenvolvemos um planejamento focado na criação de conteúdo valioso para o seu público-alvo. Entre em contato conosco e descubra como podemos impulsionar o seu negócio por meio das nossas estratégias de marketing digital.