Marketing: é melhor uma equipe própria ou terceirizar?

Quando chega a hora de pensar no marketing da sua empresa, entra o momento em que se analisa a seguinte situação: ter uma equipe própria ou terceirizar o serviço? A pergunta não tem uma resposta certa, pois ambos casos têm vantagens e desvantagens. Entretanto é preciso ponderar que as desvantagens, de acordo com a sua necessidade, podem ser mínimas. 

Em outras palavras, dependendo das suas necessidades o que poderia ser uma desvantagem de uma das opções, inexistirá. Parece confuso? Pois vamos simplificar para você entender melhor como funciona cada uma das opções e assim escolher aquela mais adequada. 

Ter uma equipe própria de marketing digital: vantagens e desvantagens 

Primeiramente vamos abordar a situação na qual você opta por montar sua própria equipe de marketing digital. De cara podemos elencar algumas vantagens: 

  • Você poderá escolher os profissionais que considerar mais adequados; 
  • Essa equipe estará 100% integrada à rotina da empresa; 
  • O acompanhamento do desenvolvimento dos projetos poderá ser feito pelos seus próprios analistas no dia a dia; 
  • Essa equipe estará exclusivamente focada no seu projeto de marketing. 

Olhando por esses pontos pode-se dizer que essa seria a situação perfeita, não é mesmo? No entanto as coisas não são tão simples como parecem. Isso porque dentro dessa mesma análise, já podemos trazer também as desvantagens, que seriam: 

  • Em primeiro lugar, o alto custo de manter uma equipe própria de marketing. Porque você precisaria de mais de um especialista, especialmente para quando um deles estivesse de férias, ter outro para manter o trabalho funcionando, já tendo conhecimento prévio; 
  • Uma possível sobrecarga dos seus analistas, ainda mais se eles estiverem envolvidos com outros projetos dentro da empresa. Ou seja, eles não teriam um foco de 100% nas ações de marketing digital; 
  • O tempo que se levaria para “afinar” uma equipe completamente nova. A explicação é simples: se você está criando ela do zero, até ela chegar no desempenho ideal, passando pelo período de treinamento, pode prejudicar o andamento de algo ou mesmo entregar um resultado abaixo de uma ação urgente; 
  • Pode trazer uma sobrecarga também para você, que teria que lidar com a questão da integração e com possíveis problemas e ajustes que seriam necessários na sua equipe interna. 

Como podem ver, existem benefícios, mas também alguns problemas ao montar sua própria equipe. Então o que deve ser levado em conta nessa hora são alguns fatores principais: 

  • Trata-se de um projeto estratégico? Esta iniciativa envolve algo como por exemplos, a integração de uma nova tecnologia de marketing ou uma renovação da experiência do cliente? 
  • É um aprendizado necessário para sua equipe este projeto? Algo que eles precisam vivenciar e não apenas ter alguém que lhe fale? 
  • Seus analistas de SEO têm tempo livre disponível ou estão com outros projetos?  
  • Você tem lideranças adequadas para tocar esse projeto? 

Caso a maioria das respostas seja sim, então pode ser que o mais adequado para você seja ter uma equipe interna de marketing. 

Terceirizar: vantagens e desvantagens 

Agora vamos observar os benefícios e poréns de terceirizar o seu marketing. Em primeiro lugar, observemos os pontos positivos: 

  • Você terá um custo muito menor do que manter uma equipe própria; 
  • A agência ou consultoria, por ter seu foco voltado para o marketing, já tem o conhecimento prévio de muitos projetos. Ou seja, o tempo de preparo é muito menor do que você treinar e qualificar uma nova equipe do zero; 
  • Juntamente com isso, essa experiência facilita na hora de apresentar uma solução personalizada para suas necessidades; 
  • Por contar com uma equipe já entrosada, o funcionamento do trabalho já começa no mais alto nível, sem contar com as oscilações dos ajustes de um time novo. 

Pode-se notar que ao terceirizar o seu projeto de marketing para uma agência especializada, o tempo de preparo do mesmo é consideravelmente menor. Isso porque você já tem uma equipe preparada, pronta e acostumada com este tipo de demanda.  

Por outro lado, as ressalvas aqui são: 

  • Trata-se de uma equipe sem a vivência do dia a dia da sua empresa, que vai demandar um tempo de aprendizagem a respeito de suas soluções; 
  • Não ter uma equipe exclusivamente focada em sua solução.

As desvantagens de terceirizar acabam sendo poucas, especialmente porque você não precisa terceirizar 100% dos serviços. Além disso, mesmo se você tiver uma equipe, a terceirizada pode dar um importante suporte em setores onde a sua não tenha a mesma competência/experiência. 

Em outras palavras, você pode considerar como melhor opção terceirizar seu marketing nas seguintes situações: 

  • Urgência no projeto; 
  • Orçamento limitado, que impeça formar e treinar uma equipe exclusiva 
  • Desafogar seus próprios analistas, deixando-os focados para trabalhar nos projetos em que já estão, sem precisar dividir a atenção com este; 
  • Poder você mesmo focar-se em outros projetos, pois não terá a necessidade de montar, preparar e ajustar uma equipe própria. 

Mas evidentemente que o maior fator está no custo, conforme demonstraremos abaixo.

Custo de manutenção de uma equipe de marketing própria x terceirizada

Vamos imaginar uma empresa que tenha zero atividades de marketing. Ela precisaria, para ter uma equipe de alta performance, pelo menos 7 pessoas: 1 gestor, 2 de planejamento, 2 de arte, 1 de produção e 1 auxiliar geral. A depender do tamanho da empresa, isso é uma equipe bastante enxuta, mas na maior parte dos casos ela daria conta de toda ou boa parte da demanda.

Calculando que dessas 7 pessoas 1 tenha nível sênior, com salário bruto de aproximadamente 8 mil reais, 2 com nível pleno, com salário na faixa dos 5.500, e 4 nível junior, ganhando na casa dos 2500, sua folha salarial bruta seria algo em torno de 29 mil reais. Este valor, se considerarmos todos os encargos trabalhistas, provisão de verbas rescisórias, transporte alimentação e um convênio médico dos mais simples, significaria um investimento mensal de aproximadamente 102 mil reais. Arredondando para 100, estamos falando de 1,2 milhões de reais ao ano.

Evidentemente que com este orçamento é possível ter uma empresa que preste os mesmos serviços, com as vantagens citadas acima, e talvez até 1 ou 2 profissionais trabalhando 100% do tempo na sua empresa, no modelo de outsourcing. Dessa forma, você terá uma equipe altamente especializada, com experiência em diversos projetos, o “olhar de fora” muitas vezes necessário para funções criativas e ainda economiza um bom valor que pode ser investido em outras atividades de marketing ou até em outras áreas da empresa.

Conclusão 

Há muitas situações em que ter sua própria equipe pode ser indicado e/ou necessário. No entanto, poder contar com uma terceirizada especializada na grande maioria dos casos pode trazer o resultado esperado de forma mais rápida. Ficou interessado nesta ideia? Cogita terceirizar seu departamento de marketing ou fazer um outsourcing de algumas posições nesta área? Converse com a Universo Consultoria e saiba como viabilizar este projeto para sua empresa ainda em 2021! Temos cases de sucesso deste modelo de gestão de marketing e será um prazer dividir o nosso método de trabalho com vocês.

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