8 motivos para você investir em marketing digital em 2022

Com um novo ano se iniciando, para além de fazer uma avaliação e um saldo dos últimos 12 meses, passa-se a fazer projetos para o futuro. E você, dono de empresa, já parou para pensar em investir em marketing digital? Com o mundo cada vez mais digital e com as pessoas cada vez mais conectadas, cuidar dessa área pode definir o quanto de sucesso seu negócio pode alcançar. 

Pensando nisso, trouxemos 8 razões para você que ainda está em dúvida se vale a pena ou não, começar a planejar seu 2022 tendo o marketing digital dentro dos seus planos. 

1 – Pratique marketing digital com foco no seu público-alvo 

Uma das principais vantagens do marketing digital é a sua versatilidade e capacidade de chegar onde o seu cliente está. Por exemplo: campanhas voltadas para redes como Instagram para um público mais jovem, para o Facebook para um público um pouco mais velho e até mesmo para o TikTok, caso seu foco sejam adolescentes. Como pode ver, as possibilidades de que seu produto chegue a sua persona ideal são muito maiores. 

2 – Atrair clientes de forma espontânea por meio do marketing de conteúdo 

O fato de você fazer seu marketing agregando valor e trazendo conteúdos de interesse do seus clientes faz com que sua marca além de tornar-se mais conhecida, atraia clientes de forma espontânea, seja por meio de cadastros ou mesmo de divulgação. Tal fato ocorre pois aquilo que você oferece pode fidelizar a pessoa, além de levá-la a mostrar seu conteúdo para outros potenciais clientes. 

3 – Geração de dados assertiva 

As diversas ferramentas que as redes sociais ou mesmo o Google Analytics (para ficar em apenas um exemplo) oferecem, lhe possibilitam saber mais do seu público-alvo. Dados como preferências, objeções, assuntos mais procurados e até mesmo a interação deles com a concorrência podem ser obtidos. 

Com uma boa filtragem de dados por meio do marketing digital, pode-se fazer campanhas mais eficientes e que além de tudo mostrarão resultados melhores no seu ROI (o “retorno sobre investimento”, em português). 

4 – Informações em tempo real e com mais precisão 

Complementando o motivo acima, temos o fato de ser possível obter informações completas por meio da coleta das ferramentas citadas, além de termos números mais precisos. Isso oferece uma vantagem por exemplo, em relação a pesquisas de campo de interesse do consumidor, em que no máximo se conseguem valores por amostragem. 

5 – As pessoas pesquisam na internet antes de uma compra 

Você mesmo quando pensou em comprar algum produto, já deve ter entrado para ler mais sobre ele na internet não é mesmo? Seja para ver especificações, o que oferece, até mesmo relatos de clientes. Ou seja, estar presente na internet de uma forma positiva, agrega valor a sua marca. 

6 – O marketing digital traz credibilidade à sua marca 

O fato de você ter um site completo, atualizado e com conteúdo relevante não apenas agrega valor à sua marca, como também traz credibilidade. Isso porque mostra ao cliente sua preocupação em estar sempre atualizado, assim como traz detalhes sobre aquele produto ou serviço oferecido. 

Ele também entra como um complemento ao motivo anterior, pois a pessoa ao entrar no seu site ou blog e ver conteúdos atuais, tem uma confiança maior em adquirir aquilo que lhe é oferecido. 

7 – Interação com seu público-alvo 

Hoje muitas empresas apostam na “humanização” das suas marcas. Ou seja, ter uma interação personalizada com o cliente, seja respondendo uma crítica, um elogio ou mesmo dando suporte em caso de algum problema relatado. 

Esse tipo de marketing digital aproxima a marca do cliente, fazendo com que ela se torne mais simpática a ele, pois até pelo fato de ele usar muito redes sociais hoje em dia, saber que ele será bem tratado pela marca que consome, fará certamente com que ele seja fiel a ela. 

8 – Acessível financeiramente 

Por fim, traremos uma das grandes vantagens do marketing digital: o fato de ser acessível para os mais variados tipos de negócio. Você dono de uma micro/pequena empresa, também pode conseguir fazer um investimento em marketing digital para buscar o crescimento do negócio e fazê-lo de uma forma que cabe no seu bolso. 

Isso ocorre porque existem diversas estratégias, das mais básicas até as mais completas e uma delas pode justamente estar dentro das suas possibilidades. Lembrando que quanto mais elementos o marketing englobar, as chances de melhores resultados também aumentam. 

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