Ferramentas de comunicação alternativas

O problema ocorrido nas redes vinculadas ao Facebook, tais como ela própria, o Instagram e o Whatsapp no último dia 5 de outubro, trouxe um verdadeiro caos para muitas empresas. Isso porque atualmente diversas delas utilizam essas redes como suas principais (e às vezes até únicas) ferramentas de comunicação com seus clientes.  

Aí vem a pergunta: durante esse período você ficou incomunicável com seu consumidor? Perdeu Negócios? Caso sua resposta seja sim para alguma destas perguntas, talvez seja a hora de você repensar nas formas e nas ferramentas de comunicação com seu público. 

Ferramentas de comunicação: você não pode ser dependente apenas de redes sociais 

Primeiramente é preciso deixar claro que ninguém está dizendo para deixá-las de lado, mas sim que se tenha alternativas. De maneira geral, as redes sociais não têm muitos problemas que ocorrem de forma regular. Só que como todo tipo de tecnologia, ela está sujeita a panes e que normalmente vem com grandes prejuízos econômicos como resultado. 

Imagine por exemplo que você tenha uma loja virtual e seu único canal de comunicação seja via redes sociais como Facebook e Instagram? Nesse período de pane seu fluxo de negócios seria reduzido a zero. Nessa hora pode-se perder um grande negócio apenas por falta de alguma ferramenta para o cliente falar com você.  

Quem sairia em vantagem? Alguém que tenha ferramentas de comunicação que atenda essa demanda neste período. Só que falamos das redes vinculadas ao Facebook (que foram vítimas da pane), mas aqui incluam toda outra que permita uma comunicação direta como Twitter, Telegram, LinkedIn, etc. 

Alternativas para panes nas redes sociais 

Agora a pergunta que fica: quais opções então utilizar? Uma das vantagens da internet é que ela oferece muitas alternativas para quem precisa de algumas ferramentas de comunicação para manter o negócio em funcionamento, sem que panes nas redes o afetem. Vamos destacar algumas das principais: 

  • Chat dentro do próprio site – alguns optam por programar um chatbot com base em personas de seus consumidores mais regulares. Isso porque eles podem direcionar o atendimento para o canal adequado da sua empresa. No entanto também existem aqueles em que o atendimento é feito diretamente por uma pessoa; 
  • E-Mail marketing – essa é uma opção diretamente vinculada ao seu site. Trata-se do disparo de e-mails para uma lista que tanto pode ser de usuários que se cadastraram em seu site, como provenientes de mailings. Neste caso você oferece a possibilidade do cliente ver o que você tem a oferecer, sem que ele precise acessar alguma rede social sua; 
  • Site com conteúdo atualizado e com postagens regulares – pode parecer óbvio, mas o fato de você ter conteúdo atual e frequente traz uma imagem positiva para seu produto. Imagine que o cliente entra e tem a sensação de lidar com uma página abandonada, com conteúdos postados em períodos irregulares e com poucas coisas recentes? Dificilmente ele optaria por fazer negócio, pois teria a impressão de algo pouco confiável, que pode inclusive demorar a atendê-lo em caso de algum problema; 
  • Caixa de comentários – uma opção que pode ser interessante, tanto pela possibilidade de gerar uma interação dentro da sua página ou então dependendo da sua área, pode ser uma forma também dos clientes tirarem dúvidas. No entanto aqui é preciso que haja um sistema de notificações adequado para otimizar o tempo de resposta; 
  • Preparar um FAQ dentro de seu site – o FAQ (Frequent Answer Question ou “Resposta a Perguntas Frequentes”) é uma forma extremamente eficiente de tirar as dúvidas mais recorrentes dos seus clientes. Ele é feito baseado em diversos questionamentos que são os mais comuns e os organiza em tópicos. Ele facilita tanto para o consumidor, que pode localizar de forma mais rápida uma dúvida simples que tenha, como para sua empresa, que poderá desafogar o setor de atendimento. 
  • Loja Virtual – Por fim, disponibilizar seus produtos para venda em um ambiente completamente independente das redes sociais é fundamental para o seu negócio.

Como podem ver, apenas com o site, você pode ter diversas formas de estreitar relações com seus clientes de uma forma muito mais direta e dependendo do caso até mesmo personalizada. Converse com nossa equipe e saiba como ter um site campeão de vendas!

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