Threads: a nova rede da Meta é um bom lugar para se investir?

Desde o dia 5 de julho de 2023, os usuários da internet têm à disposição mais uma rede social, o Threads. E nesse meio ano, a nova aposta da Meta não emplacou como esperado (alguns inclusive dizem que “flopou”), mas segue sendo uma grande aposta de Zuckerberg, que segue investindo nela.

Vamos tentar entender um pouco como ela está agora e se atualmente é um bom negócio investir em marketing no Threads.

Threads: pouco mais de seis meses de vida, mas ainda sem emplacar 

Por ser uma rede social promovida pela Meta, era de se esperar que tivesse um boom inicial bem alto, chegando a ter 100 milhões de downloads em apenas cinco dias depois de seu lançamento. Podemos dizer que isso foi, em partes, motivado, ao fato de que os usuários podiam se cadastrar usando o perfil do insta, o que permitia a importação de todas as suas informações.

Só que o impacto inicial não se manteve, muitas pessoas inclusive criaram a conta e depois abandonaram. E os fatores que pesam contra são bem diversos, mas podemos listar alguns como:

  • Problemas com a segurança dos dados, problema que persegue a Meta e que atrasou o lançamento dele na União Europeia para dezembro de 23; 
  • O lançamento parcelado das funcionalidades, fazendo com que muita gente que chegou lá no início, não encontrasse muitas das coisas que estava acostumado a usar no X (antigo Twitter) no Threads. Um exemplo foi a falta de um feed cronológico no seu lançamento, que desagradou muitos usuários e chegou apenas algum tempo depois; 
  • O próprio hábito das pessoas em utilizar o X. 

Estes são apenas alguns dos exemplos, mas ainda temos outras coisas que impactam, mas em menor escala. Isso serve para mostrar como nem sempre uma rede social “pega” rápido, especialmente quando falamos de um espaço que já tem uma outra bem consolidada.

O atual cenário ainda faz a Threads pouco atrativa para investidores e personalidades 

O fato da rede não emplacar, a torna desinteressante para anunciantes ou mesmo para quem busca engajamento, afinal de que adianta postar em um lugar onde poucas pessoas estão?

A própria baixa adesão de celebridades, que preferem estar no X, onde já possuem um público consolidado e não precisarão ter o trabalho de recomeçar tudo, também impacta nessa menor presença.

Um fato curioso é que a própria forma como se faz o cadastro no Threads, também atrapalha isso, pois o público que gosta de usar o X, não é necessariamente o que gosta de usar o Instagram e vice-versa. Ou seja, ficou a impressão de que o Threads seria uma espécie de “filial” do Instagram, com um público que utilizaria ela de forma semelhante.

Bom engajamento e investimento forte da Meta podem mudar cenário atual de baixo crescimento 

Apesar de muitos contras, existem perspectivas positivas para o futuro do Threads. Este primeiro que vamos trazer, contudo, precisa ser olhado com cuidado, pois o alto engajamento pode ser motivado também pelo menor número de usuários.

Essa foi uma pesquisa feita em agosto pelo Website Planet e mostra que publicações de marcas na Threads estão recebendo um maior engajamento em forma de “curtidas” do que as mesmas publicações ou postagens similares feitas no X, chegando a ser um engajamento proporcional até oito vezes maior. 

Outro aspecto que pesa é que determinadas páginas já curtidas no Instagram, foram automaticamente curtidas no Threads, fazendo com que muitas marcas tivessem um crescimento inicial repentino.

Outro aspecto é que a Meta, que já coloca sugestões para os usuários do insta, passará a fazer isso também no Facebook, tentando atrair mais pessoas para sua rede. Só que este é outro caso a ser observado com atenção, pois muitas pessoas criticaram a má qualidade das recomendações, algo que gerou até um pedido de desculpas de Adam Mosseri, líder do Instagram. E isso pode ao invés de trazer usuários, afastá-los. 

A perspectiva de integração das mensagens entre o próprio Instagram e o Threads (que ainda não possui DM) em um futuro próximo, pode trazer novas pessoas, que sentiram falta desta funcionalidade.

E um ponto muito importante: mesmo de forma tímida, o Threads voltou a crescer, contando com cerca de 100 milhões de usuários ativos atualmente. Além disso, espera-se que com a chegada na Europa, este número dê um salto.

Afinal, vale investir no Threads? 

Após observarmos todos os aspectos acima, a resposta, como em muitos casos, fica sendo um depende. Por exemplo: se for para um retorno rápido, a resposta é não, até porque a própria rede ainda patina muito para entender o próprio lugar dela.

O que ainda pesa muito contra é que não existe exatamente uma migração do público do X para o Threads. Isso porque aqueles que não possuem Instagram, não irão fazê-lo apenas para acessar a nova rede da Meta. Além disso, o público do próprio Instagram que não gosta do antigo Twitter, também não irá criar uma conta na nova rede.

Contudo, investir nela pode ser uma opção para aqueles que querem marcar posição em uma rede que, possivelmente, cresça nos próximos anos. Só que é importante deixar claro que falamos de um cenário condicional, baseado principalmente no alto investimento da Meta no Threads.

Ou seja, caso a rede emplaque de vez, você já estará consolidado dentro dela, saindo muito na frente de quem entrar depois, quando houver um aumento massivo de usuários e de conteúdo. Estes terão muito mais dificuldade de conseguir alcançar um grande público, até pelo fato de ter uma concorrência muito maior que aqueles que entraram antes no Threads.

Considerações finais 

Trouxemos um cenário resumido de tudo que vem acontecendo em relação a Threads para que você possa entender o que esperar dela atualmente, assim como suas perspectivas futuras. Hoje ela ainda não se mostra muito atrativa, inclusive não havendo a necessidade de se desesperar pelo fato da sua marca não estar presente nela.

Contudo, fica a observação que se houver condições para trabalhar também nela, falamos de um investimento que poderá trazer retorno no longo prazo.

E para vocês que querem melhorar sua presença nas mais diversas redes sociais, convidamos a entrar em contato com a Universo. Aqui fazemos uma análise cuidadosa de seu público-alvo e traçamos as melhores estratégias para um crescimento consistente de sua marca!

Inspiração, Insights e Estratégias para o seu Sucesso

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

Dia dos Namorados: qual origem da data no Brasil?

O brasileiro acostumou-se que o dia 12 de junho é o Dia dos Namorados. Inclusive as gerações mais novas viveram sempre sob essa data. Filmes, séries e até desenhos vindos de fora, ao mencionarem ela (ou o “Valentine’s Day”, em inglês), associava-se aqui a,...

ler mais
Marketing em eventos: por que investir neste nicho?

Marketing em eventos: por que investir neste nicho?

O marketing em eventos não é exatamente algo novo, mas ele tem ganhado cada vez mais espaço e sido olhado com mais interesse pelas empresas. Isso porque, além de ser uma ótima opção para divulgar sua marca, também é um local extremamente propício para fechar novos...

ler mais

Quer melhorar a comunicação de sua empresa?

Tirar um projeto da cabeça e começar a fazer com que ele vire realidade? Entre em contato com nossa equipe.

Não trabalhamos com nenhum tipo de pacote pronto, analisaremos a sua necessidade e apontaremos a solução de acordo com o que sua empresa precisar.