Ao trazer seu negócio (seja ele qual for) para a internet, a primeira coisa que se pensa é como tornar seu site ou blog destacado nos mecanismos de busca como Google, Yahoo, Bing etc. Só que para isso, é preciso investir no SEO do mesmo. Você sabe do que se trata? Pois aqui explicaremos melhor o que é, sua importância e como ele pode influenciar diretamente no sucesso de sua página.
O que é o SEO?
O termo “SEO” é a sigla em inglês de Search Engine Optimization (ou Otimização de Mecanismo de Pesquisa). Basicamente falamos de um conjunto de técnicas que buscam rankear seu site nas melhores posições entre os buscadores. O foco aqui é que com ele bem feito, será possível aumentar o número de visitas orgânicas na página.
Para se ter uma ideia de como o SEO pode fazer toda diferença na sua página, quando bem trabalhado ele gera tráfego orgânico (não pago) de forma tão eficiente ou até mais que os por anúncio. Isso porque é preciso lembrar que mesmo no Google Ads,você também compete com outras empresas, ou seja, não há garantia nenhuma de ficar sempre em destaque.
Técnicas de SEO
Primeiramente é preciso traçar seus objetivos: aumentar seu tráfego orgânico? Conseguir mais leads? Mais vendas? Aumentar a reputação da marca? Aqui é fundamental ter muito bem definida a sua meta, pois assim o SEO pode ser melhor trabalhado.
Posteriormente é preciso definir sua persona, que seria seu “cliente ideal fictício”, baseado em pesquisas e análises de comportamento dos seus clientes reais. Com isso, vem a parte de selecionar boas palavras-chave, que atinjam esse público-alvo. Entretanto, não se pode esquecer dos títulos, subtítulos e trechos em negrito, pois todos eles são considerados relevantes na hora da busca.
Dessa forma, chegamos a dois tipos de SEO: o on page e o off page, que falaremos mais a seguir
On Page
Resumidamente é tudo relacionado a sua página e aqui temos alguns fatores principais:
- Entender a intenção do usuário – ou seja fazer exatamente aquilo que seu usuário deseja encontrar e saber quais palavras-chave usar para chegar a eles. Contudo, como alguns termos são apenas sazonais, entra a importância de sempre manter a página com conteúdo novo e atualizado.
- Tamanho do texto – um conteúdo longo normalmente é melhor rankeado, mas há certos tipos de pessoas que querem algo mais objetivo. Ou seja, é preciso entender claramente sua persona, para levar a ela o texto no tamanho adequado. Também não é incomum empresas colocarem em seus websites dois tipos de textos: mais curtos, para os clientes lerem com atenção, e mais longos, para ter melhor posicionamento nos mecanismos de busca.
- Regularidade – se você posta sempre, mostra que seu conteúdo é sempre atual, então sua página é melhor rankeada. Entretanto aqui é preciso que haja qualidade nos textos e palavras-chave bem definidas, do contrário mesmo postando bastante, isso não resultará em aumento de tráfego orgânico.
SEO dentro da postagem
Entrando no conteúdo do texto, ele traz também alguns fatores específicos que precisam ser observados:
- Qualidade do conteúdo – além da necessidade de um conteúdo relevante, atualizado e de interesse do seu público, também é preciso observar a qualidade de sua escrita. Não adianta o texto ser relevante, se tiver muitos erros de português e não possuir uma leitura fluída.
- Usar a palavra-chave – parece até óbvio, mas é importante reforçar o uso dela não apenas no título, mas nos subtítulos e ao longo do texto. Ao fazer isso, o mecanismo de busca identifica de forma mais rápida seu assunto, melhorando as possibilidades de aparecer bem nas pesquisas.
- A dinâmica do texto – aqui entram subtítulos, imagens, tópicos, CTAs (os call-to-actions).
Estes servem para deixar o texto menos denso e de mais fácil compreensão. - Title Tag e meta descrição – essas aparecem quando a busca é realizada e servem como um “convite” ao usuário visitar a página. Assim sendo, ter um título atrativo, juntamente com o resumo mostrando que ali está o que ele procura (além de ter a presença da palavra-chave em ambos), pode ser um diferencial para que a pessoa acesse o site.
- URL – o Uniform Resource Locator (ou “localizador uniforme de recursos”), que nada mais é que a descrição apresentada onde se digita os endereços na internet, precisa ser dinâmica e objetiva, além de conter a palavra-chave, pois quando está bem feita, ajuda no rankeamento nas buscas.
- Imagens – além da dinâmica já citada, imagens melhoram o rankeamento, especialmente se em seu texto alternativo tiverem a presença da palavra-chave do texto.
- Links internos – por último, mas não menos importante, você colocar textos da sua própria página com temas relacionados, ajuda o usuário a permanecer mais tempo no site.
Off Page
Posteriormente ao texto ir ao ar na sua página, começa o trabalho de mostrar aos buscadores a relevância dele, assim como da sua página. Nesse tópico, uma das principais ferramentas é o Link Building.
Trata-se de parcerias, onde outros sites podem indicar seu conteúdo, através de links dentro de suas páginas. Da mesma forma, você pode fazer o mesmo com elas (criando o backlink). Ele ajudará a mostrar para os motores de pesquisa a relevância do seu conteúdo, por conta de diversos lugares direcionarem os usuários para seu site.
No entanto é preciso atenção ao fazer essas parcerias, pois a qualidade e confiabilidade dos parceiros pode afetar diretamente na sua. Sendo assim, além de você primar pelo seu próprio conteúdo, é preciso também observar se seu parceiro o faz com a mesma qualidade, pois só assim isso pode se reverter em mais acessos e mais relevância a sua página.
Resultados alcançados com SEO
Para ilustrar melhor este texto, pegamos como exemplo o caso de um cliente da Universo Consultoria. Listamos alguns dos textos que desenvolvemos para o site dele, e separamos os números. Para esta empresa, cujo nome preservaremos por uma questão ética, foram desenvolvidos 38 textos em um período de 16 meses. Separamos dois dos principais resultados orgânicos: impressões e cliques. Para quem não é familiarizado com os termos, impressões orgânicas são as vezes em que seu site aparece como sugestão para qualquer pesquisa no Google. Cliques são as vezes em que alguém entrou no site por meio de uma dessas pesquisas. Os resultados estão abaixo, extraídos do Google Search Console:
Impressões | Cliques | |
Total | 1.500.728 | 70.034 |
Média Mensal | 93.796 | 4377,125 |
O resultado é impressionante, pois é possível contabilizar o que significa em termos financeiros. Para este mesmo cliente, o custo médio por clique nas campanhas de Google Ads é de R$ 1,48 no dia da publicação deste texto. Então se esta empresa quisesse ter 70 mil cliques em 16 meses, precisaria investir R$ 103.650,32 no período. Isso mesmo, somente com o desempenho orgânico de 40 textos a empresa economizou mais de 100 mil reais em pouco mais de um ano. Se calcularmos a média mensal, estamos falando de algo em torno de R$ 6.500,00 de economia.
Por esses motivos que costumamos dizer que o trabalho bem feito de consultoria em marketing se paga. Na média, o retorno que a empresa obtém com o serviço da Universo Consultoria somente com esses serviços é mais do que suficiente para pagar essa e outras atividades de marketing que desempenhamos para eles. Se colocarmos em uma perspectiva na qual são várias atividades com o objetivo de aprimorar a geração de demandas desta empresa, o resultado é inegável.
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