Com a crescente transformação das mídias sociais, o ambiente virtual tem tido uma participação ativa na rotina das pessoas. De acordo com dados recentes, cerca de 63% da população acessa diferentes plataformas de redes sociais diariamente. Acompanhando essa tendência, as empresas também estão cada vez mais engajadas nas redes sociais, reconhecendo seu potencial para atrair talentos e fortalecer sua marca empregadora.
Dessa forma, é notável que a forte presença nas redes sociais pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, especialmente no que diz respeito à gestão de colaboradores.
No entanto, antes de iniciar qualquer campanha de recrutamento nas redes sociais, é essencial estabelecer uma identidade clara e autêntica da marca empregadora. Venha conosco saber um pouco mais sobre como definir a identidade da sua marca empregadora e, a partir disso, aplicar as principais estratégias para atrair talentos utilizando as redes sociais.
Employer branding: o investimento que fortalece sua marca empregadora
A criação e definição de uma identidade forte desempenham um papel fundamental no universo empresarial. Através dessa identidade bem definida, a empresa consegue transmitir uma ideia clara de sua cultura e personalidade, o que a torna facilmente reconhecida entre seu público-alvo.
É notável que muitas empresas estão investindo em estratégias para o desenvolvimento de sua marca, especialmente no contexto de gestão de talentos. Uma dessas estratégias é o employer branding, ou “marca do empregador”, que se refere a um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para gerar uma percepção positiva no mercado em relação à empresa como local de trabalho.
Essa estratégia é fundamental para atrair talentos qualificados que compartilhem dos valores e cultura da empresa, e que estejam em busca de um ambiente de trabalho positivo. Isso é especialmente relevante considerando que tanto as empresas quanto os profissionais estão se tornando cada vez mais seletivos no mercado de trabalho atual.
Nesse contexto, as ações de employer branding desempenham um papel fundamental para reforçar os pontos positivos de trabalhar na empresa. Por consequência, conquista-se equipes de alta performance, aumentando a produtividade da empresa no mercado de trabalho.
Além disso, essa prática também gera outros impactos relevantes, como:
- Trabalho de seleção facilitado;
- Retenção de talentos;
- Redução dos custos com recrutamento. Segundo dados do LinkedIn, empresas com uma marca empregadora mais forte do que seus concorrentes podem experimentar uma redução média de 43% nos custos por candidato contratado.
- Divulgação espontânea da marca e reconhecimento de marca.
Qual a importância das redes sociais para o fortalecimento da marca?
Atualmente, os profissionais da era digital estão presentes ativamente nas redes sociais. Isso implica que pensar em estratégias de redes sociais para a carreira se tornou um pré-requisito para as empresas. Nesse contexto, elas precisam compreender a importância do meio midiático para o fortalecimento de sua marca empregadora.
Procurar investir nessas estratégias e consolidar a empresa nas redes sociais permite diversas facilidades:
- Segmentar o perfil de talentos que deseja atrair para preencher suas vagas.
- Direcionar mensagens, conteúdos e oportunidades de emprego para um público específico, aumentando as chances de encontrar profissionais qualificados.
- Fortalece sua imagem e se destaca. Isso desperta a atenção de consumidores cada vez mais exigentes e conectados.
Ao adotar uma estratégia eficaz nas redes sociais, a empresa não apenas atrai talentos para preencher suas vagas, mas também constrói uma reputação positiva no mercado de trabalho.
As 5 estratégias de recrutamento nas redes sociais
Sabemos que consolidar uma marca no mercado digital é um trabalho árduo e que requer paciência. Pensando nisso, selecionamos as cinco principais medidas para colocar em prática as estratégias de redes sociais para gerenciar colaboradores e atrair novos talentos para a sua empresa. Confira!
1 – Defina o alvo.
O primeiro passo para qualquer estratégia que envolva o uso de redes sociais para atrair pessoas é a criação de um público-alvo bem definido. Portanto, dedique-se a definir qual tipo de talento será o alvo das suas ações.
Essa estratégia ajudará a focar nos talentos que tenham algum alinhamento com a cultura organizacional da empresa, assim como ajudará a atingir grupos de profissionais com habilidades técnicas específicas nas redes.
2 – Invista na sua página.
No mundo atual, a identidade visual de uma marca nas redes sociais é tão importante quanto se estivéssemos falando do estabelecimento físico.
Dessa forma, os conteúdos devem possuir uma boa apresentação para que, à primeira vista, os materiais divulgados nas redes sociais para carreiras sejam atrativos a ponto de despertar o interesse em uma análise mais aprofundada.
3 – Crie um conteúdo relevante e inovador.
Para atrair talentos, é importante oferecer um conteúdo de qualidade que seja relevante para o seu público-alvo.
Não basta criar uma página no Facebook ou no Instagram e postar fotos bonitas. É importante mostrar aos talentos que, de fato, vale a pena se tornar um membro fixo do quadro de profissionais da empresa.
4 – Adapte-se às redes.
Use as características de cada rede social a seu favor para melhorar a sua estratégia de recrutamento. Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e até TikTok são algumas das principais mídias utilizadas hoje em dia, porém cada uma delas tem suas particularidades e linguagens, é necessário adaptar-se.
5 – Promova interações e conexões.
A presença nas redes sociais permite que a empresa compartilhe seus valores, benefícios e homenagens feitas aos funcionários, conquistas obtidas por meio de esforços coletivos da equipe e, é claro, como é o cotidiano e a cultura organizacional da empresa.Tornando-se mais atraente para os profissionais em busca de um ambiente de trabalho favorável e agradável. Portanto, invista nisso.
As redes sociais oferecem um terreno fértil para atrair talentos e fortalecer a marca empregadora. Ao seguir as estratégias citadas anteriormente, a sua empresa estará em posição vantajosa para atrair os melhores profissionais do mercado.
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