Eles estão em todos os lugares, conquistando nossos feeds e invadindo nossas conversas.
Se você pensa que os memes são apenas piadas engraçadas compartilhadas entre amigos, está na hora de repensar, você está perdendo uma excelente estratégia de marketing!
Mas por que exatamente os memes são tão eficazes? É o que vamos te mostrar neste blogspost!
Por que os Memes funcionam como Ferramentas de Marketing?
Vamos ser honestos, quem não gosta de dar uma boa risada? Ou então, quem não tem um meme favorito que usa sempre que tem oportunidade?
Os memes são uma tendência que chegou aos poucos, ganhou força ao longo do tempo e o que antes era só entretenimento, agora é uma importante estratégia para o marketing digital de muitas marcas.
E você sabe o porquê?
Os memes são facilmente compartilháveis e viralizáveis. Esse tipo de humor é contagioso, sendo quase impossível não querer compartilhar essa alegria com amigos, familiares e seguidores. Esse é o gatilho para o seu alcance viral!
Pense em quantas vezes você já enviou um meme para um amigo ou compartilhou em seu perfil. Aposto que foram muitas!
E por quê? Porque eles são a melhor forma de compartilhar o humor digitalmente.
E, vamos combinar, todo mundo gosta de ser o portador das risadas alheias. É assim que os memes se espalham como fogo, atingindo um alcance viral que nenhum anúncio tradicional conseguiria alcançar.
Por isso que muitas marcas investem nisso.
Aí usá-los, elas se conectam com o público, o que ajuda a criar uma associação positiva, tratando-o como algo descontraído e divertido (por exemplo, o perfil nas redes sociais da sua marca).
Portanto, se você está pensando em cativar o público e tornar sua mensagem viral, a resposta pode estar em um meme bem escolhido e estrategicamente compartilhado.
Afinal, quem disse que marketing não pode ser divertido?
Os memes que deram certo
E já que estamos falando de como os memes influenciam no marketing… confira agora algumas marcas que têm utilizado essa estratégia em suas redes sociais e gerado um buzz enorme.
Netflix
A popular plataforma de streaming é conhecida por criar memes engraçados relacionados às suas séries e filmes.
Decolar
Quem se lembra do meme da Luíza no Canadá? Pois enquanto a Luíza estava no Canadá, e seu nome estava viralizando na internet, a Decolar estava aproveitando a piada para promover pacotes exclusivos para aqueles que estivessem interessados viajar para o país.
Cemitério Jardim da Ressurreição
O exemplo que não podia faltar nessa listinha. Quem acha que “com morte não se brinca”, com certeza não viu as publicações do Cemitério Jardim da Ressurreição, localizado no Piauí.
Simplesmente icônico a cada postagem.
Transforme a sua marca
Teve algumas inspirações? Agora é a sua vez de colocar sua criatividade em prática e levar essa tendência para rede social da sua marca.
Porém, há um ponto importante que queremos ressaltar:
O meme não combina com todo tipo de marca.
Se sua empresa atua em um setor que exige seriedade e profissionalismo, é crucial proceder com cautela ao empregar esse tipo de estratégia, a fim de evitar possíveis impactos negativos na sua imagem.
Agora, se você está decidido que esse tipo de marketing é o que falta para a rede social da sua empresa alavancar, confira estratégicas básicas, porém imprescindíveis na hora de produzir os memes.
Primeiramente, o que não fazer:
Para utilizar os memes como uma ferramenta de marketing eficaz, é importante ter em mente algumas dicas:
● Não utilize memes de forma aleatória ou que não tenham relação com a sua marca, isso pode fazer com que a mensagem se torne confusa e sem sentido;
● Não utilize memes que possam ser ofensivos ou que possam gerar uma associação negativa com a marca;
● Não utilize imagens ou vídeos sem entender sobre direitos autorais e de imagem.
Que comece a produção: conheça as estratégias para produção de um meme
1. Compreenda e conheça a sua marca
Já falamos muito aqui sobre conhecer a essência da sua marca, isso é essencial antes de aplicar qualquer estratégia de marketing, e com o meme não é diferente.
Antes de aplicar uma abordagem como esta, vale se questionar:
Que tipo de meme se encaixa na sua comunicação?
Quais não se encaixam?
Que mensagem eu desejo passar?
O que NÃO quero que seja relacionado a minha marca?
Depois de responder essas perguntas, você já vai ter uma ideia de que tipo de meme é válido para a sua estratégia.
2. Fique atento ao contexto
Você deve se atentar sobre o contexto em que o meme será utilizado, para que ele seja adequado e tenha um impacto positivo.
3. Fique ligado para ter uma ação rápida
O importante aqui é não perder a piada. Sabe quando surge aquele vídeo, assunto ou imagem engraçada ou que tem tido uma repercussão? É a partir daí que se aproveita um meme.
O segredo das marcas ao empregar memes está ligado à habilidade de agir no momento oportuno, respeitando o timing adequado.
● Já ouviu falar do Timing?
Vamos te explicar.
O timing se trata de escolher o momento perfeito para agir, seja para lançar um novo produto, enviar um e-mail ou até mesmo postar nas redes sociais.
É a habilidade de sincronizar suas ações com os humores e comportamentos do seu público, garantindo que sua mensagem seja recebida com o máximo impacto.
No mundo acelerado de hoje, dominar o timing não é apenas uma vantagem, é uma necessidade para se destacar.
Agora que você desvendou o universo dos memes, está na hora de colocar essa criatividade em prática e fazer sua marca brilhar!
Se você deseja criar uma presença online vibrante e envolvente, explorar os memes de forma estratégica pode ser o segredo para o sucesso.
Quer aprender mais sobre como implementar essa e outras estratégias de marketing de forma eficaz? Entre em contato com a Universo Consultoria hoje mesmo e transforme a maneira como você se conecta com seu público!