Marketing no Carnaval: como aproveitar a 1ª data comercial do ano

Começou 2022 e este início de ano é importante principalmente para planejar as estratégias que serão postas em prática ao longo do ano. Anteriormente falamos sobre a importância da montagem do calendário promocional para isso e agora falaremos um pouco mais sobre como fazer ações de marketing no Carnaval, aproveitando assim a primeira grande data comercial anual, especialmente para os brasileiros. 

Caso seu ramo de atuação tenha alguma relação com essa festividade, será o momento de aproveitar um dos pontos altos do seu ano. Contudo, caso sua marca sofra com um período de baixa no período, não se engane, pois também é possível engajá-la. 

Importante lembrar que esse ano teremos duas datas distintas para o carnaval: o feriado em si, no final de fevereiro, e os desfiles de escola de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, além do carnaval de rua em diversas cidades, que ocorrerão em abril, por conta das condições causadas pela Covid-19. Isso pode gerar uma oportunidade dupla de ações na festa mais popular de boa parte do país.

Marketing no Carnaval: como aproveitar ao máximo o período 

Primeiramente é preciso lembrar da questão de organizar o calendário promocional, pois com ele você já chegará às vésperas do período com um planejamento pronto. Por isso, conhecer o público-alvo que se quer atingir neste período, além da sua meta, para poder planejar ações de marketing no carnaval.

Você pretende aumentar as vendas? O engajamento? Investir na imagem da empresa? De acordo com a sua necessidade, estratégias diferentes precisarão ser pensadas para chegar aquele público desejado. Por exemplo: caso sua ideia seja atingir o público mais jovem, uma linguagem mais informal, despojada, como se fosse uma “conversa de amigos” terá um resultado melhor. 

Enquanto isso, se o negócio for B2B (ou empresa para empresa, em português), uma abordagem mais formal trará melhores resultados. Outra coisa importante é investir na experiência, em promoções que possam gerar engajamento, especialmente por esta data ser muito propícia para oferecer brindes funcionais para o público. 

Como aproveitar a data quando não se tem relação direta com o Carnaval 

É sabido que o Carnaval não é uma data de alta para todas as empresas. Ela conta com um aquecimento no mercado de viagens (e tudo relacionado), assim como de bebidas em geral, sendo alcoólicas ou não (mas com a primeira muito mais em evidência). Outros segmentos acabam crescendo bastante, como o farmacêutico, tudo relacionado a fantasias, bares e restaurantes etc.

Por esta razão pode-se pensar se o período pode ser favorável para empresas que normalmente encaram períodos de baixa nesta data. E a resposta é que sim, dá para se aproveitar esta data. Em primeiro lugar observando se a sua persona é efetivamente engajada com a data ou não.  Caso seja, o marketing social pode ser uma alternativa eficiente para reforçar sua marca. Lembrar do consumo consciente de bebida, de não beber e dirigir, contra o assédio, entre outras, são apenas alguns exemplos de como pode-se aproveitar a data. 

Porém, existe uma situação ainda melhor, que é quando seu público-alvo não gosta da data. Neste caso, o marketing no Carnaval pode ser feito oferecendo alternativas a quem não quer por exemplo ver desfiles, quem não quer ir para blocos, etc. As possibilidades variam de acordo com sua área de atuação, mas apenas para citar um exemplo, serviços de streaming podem aproveitar o período para se venderem como uma alternativa para quem quer “esquecer” o Carnaval e aproveitar a data vendo outras coisas. Profissionais da área da saúde também podem pensar em horários diferenciados durante o feriado para quem quer fazer exames e cuidar da saúde, mas não consegue fazê-lo em dias úteis.

Planeje suas ações de marketing com a Universo Comunicação e Marketing

Está pensando em como explorar o marketing no carnaval em sua organização? Ainda dá tempo de planejar e executar uma estratégia especial para esta data. Fale com a equipe da Universo e agende agora mesmo uma reunião para que possamos indicar caminhos que sua empresa pode seguir neste período!

Inspiração, Insights e Estratégias para o seu Sucesso

Cookies de terceiros: como lidar com seu fim?

Cookies de terceiros: como lidar com seu fim?

Os cookies da Internet sempre foram um tema controverso. Isso porque, enquanto as empresas os vêem como fundamentais em suas estratégias comerciais, os usuários sempre questionaram o quanto eles invadem sua privacidade. Só que em 2024, o Google finalmente seguiu os...

ler mais

Quer melhorar a comunicação de sua empresa?

Tirar um projeto da cabeça e começar a fazer com que ele vire realidade? Entre em contato com nossa equipe.

Não trabalhamos com nenhum tipo de pacote pronto, analisaremos a sua necessidade e apontaremos a solução de acordo com o que sua empresa precisar.