Marketing nas redes sociais: como mantê-lo ativo durante as férias

O período de final de ano e começo de ano, para muitas empresas e negócios, traz aquele recesso (ou férias), que acaba sendo um merecido e necessário descanso após todo um ciclo de muito trabalho. Porém, é uma época que deixa dúvidas para muitos sobre como lidar com o marketing nas redes sociais neste período de ausência de quase toda a equipe. 

Assim como no caso das ações de marketing digital em geral para o fim de ano, que abordamos em um artigo anterior, no caso desta, temos diversas formas de manter as atividades de suas redes sociais. Isso porque, independente de tudo, não dá para simplesmente abandonar elas durante o período de férias.

Tal ação pode acabar por trazer consequência como perder alcance, engajamento, além de passar uma imagem negativa de que não há ninguém disponível para eventuais dúvidas sobre o serviço (algo que falaremos melhor sobre adiante). Confiram aqui as principais dicas sobre o que fazerem com o marketing nas redes sociais durante o recesso. 

1 – Use conteúdo evergreen no seu marketing nas redes sociais 

Para quem não conhece o termo, trata-se de algo especialmente utilizado em sites de notícias ou mesmo no marketing de conteúdo. São aqueles conteúdos atemporais e sempre atuais, que podem ser publicados em qualquer momento do ano.  

Para ilustrar melhor para vocês: um site de notícias, tem na sua maioria conteúdos datados, com informações que precisam ter um “timing” correto, como fatos ocorridos no dia, anúncios, etc. Só que neles também, temos conteúdos como biografias de personalidades que já se foram (ou que se aposentaram, no caso de esportes), explicação de fatos históricos, listas, entre outros. Estes são os conteúdos evergreen, que são atemporais e mesmo um bom tempo depois de postados, seguirão atuais. 

Para redes sociais, temos conteúdos similares, mas que trazem diferenças de acordo com aquela que você postará. Entre os principais exemplos para elas, temos: postagens populares não datadas, vídeos sobre o seu negócio (os famosos bastidores), infográficos, melhores práticas ou dicas, guias, Slideshares, links para e-books e call to action, que levem o usuário a assinar seu site ou blog. Estes são os melhores conteúdos para você colocar durante seu período de ausência, pois não são datados e manterão uma atividade constante no local postado.

2 – Organizar assuntos e temas para suas redes sociais 

Uma das formas de facilitar o trabalho para o período de férias ou recesso, é criar um planejamento e uma agenda de temas para suas redes sociais. Neste caso vale observar sobre seus objetivos e qual será sua comunicação com o público em cada uma delas.  

Isso depende principalmente das especificidades de cada rede e claro, do público-alvo de cada uma. Por exemplo: para o Twitter, você pode considerar trazer links de suas postagens (especialmente dos conteúdos evergreen, feitos ao longo do ano no seu blog ou site), como no Facebook. Mas até pelo estilo de postagens da rede, colocar apenas esse tipo de conteúdo, não teria um efeito desejado. 

Com tudo isso em mente, chega a hora de definir o que você postará durante a semana nas suas redes. Isso irá depender também da regularidade com a qual você posta, se é todo dia, se são algumas vezes na semana, etc.  

Aqui temos entre as principais opções: listas, dicas, mensagens motivacionais (normalmente para o começo de semana) e também algumas virais de redes como o TBT (Throwback Thursday ou “Quinta-feira da nostalgia”) ou o TGIF (Thank God it’s Friday ou “graças a Deus é sexta-feira”).  

Importante que caso você ainda não o tenha feito ainda, que aproveite esse período para montar um, mas tenha em mente que com isso os resultados podem não ser os esperados. Porém é uma possibilidade de fazer testes e ver os tipos de postagens que tem melhor resultado nas suas redes sociais. 

3 – Monte um calendário e agende suas postagens 

Esse é um complemento do item 2, pois a ideia de você ter um organograma, facilita na hora de pensar conteúdos para o período em que estarão em recesso. Com tudo isso em mente, bastará apenas separar conteúdos e agendá-los para os dias e horários em que você costuma postar. 

Vale dizer que existem aplicativos que possibilitam esse agendamento (no caso de Facebook e Instagram, você pode agendar através do Business Suite do próprio Meta), além de ser possível agendar com grande antecedência. Com isso você garante atividade constante e mantém ativo o marketing nas suas redes sociais. 

4 – Deixe alguém de confiança que possa fazer o controle 

Para garantir que tudo saia como planejado, também é interessante deixar alguém em quem você confie para tomar conta das redes sociais durante este período, especialmente se for você mesmo que tenha o costume de fazê-lo. Para isso é importante dar o treinamento adequado, além do acesso para que a pessoa possa fazer um controle periódico. 

Dessa forma, ela poderá controlar se as publicações estão subindo como programado, além de responder eventuais dúvidas e questionamentos do público. Além disso, em caso de alguma emergência ou de alguma situação que você mesmo precise cuidar, a pessoa entrará em contato com você.  

Considerações finais 

Descansar é necessário para todos e poder se desligar dos assuntos relacionados aos negócios também ajuda a poder gerir ele melhor. Só que para isso, você não precisa abandonar tudo, deixando seu público-alvo sem atualizações. Através dessas dicas de marketing nas redes sociais durante o fim de ano, é possível que se tire um período de férias e ao mesmo tempo mantenha a captação de novos leads, assim como o engajamento já conquistado. 

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