Ebook: conheça sua importância no inbound marketing

Dentro do inbound marketing, temos diversas estratégias a serem utilizadas para captação e conversão de leads. A ideia é elaborar materiais para atrair, educar o consumidor e, eventualmente, convertê-lo em cliente. Dentro deste cenário, trazer conteúdo mais denso e informativo pode ser a chave tanto para captar um potencial cliente como para levá-lo ao final do funil de vendas. E entre estes materiais, o ebook se destaca como um dos mais efetivos.

Como funciona o ebook dentro do marketing de atração? 

Esqueça aqui os livros tradicionais feitos em formato digital, pois o ebook pensado para o inbound marketing conta com uma dinâmica totalmente diferente. Ele precisa ser de fácil leitura (sem muito rodeio com linguagem culta, por exemplo) e com conteúdo objetivo e de fácil aplicação.

Só que não confunda fácil leitura com conteúdo raso, pois isso fará com que ele deixe de ser atrativo para seu público. Isso porque, ao baixar um material deste tipo, espera-se encontrar uma abordagem muito mais aprofundada do tema em questão, que possa trazer ensinamentos importantes ou insights valiosos.

E justamente por conta dessa abordagem que o ebook se tornou uma das melhores formas de captar leads atualmente, pois as pessoas consideram uma troca justa fornecerem alguns dados para obter um conteúdo que pode agregar.

Outro ponto importante é que ele não deve ser apenas composto por texto, pois precisa ter um design mais atraente, de preferência com imagens, gráficos e outros elementos que prendam a atenção do leitor.

Os principais motivos para investir no ebook em sua estratégia de marketing 

Como citamos acima, talvez o principal motivo seja justamente a possibilidade de captação de leads por meio de cadastros (preferencialmente em uma landing page feita exclusivamente para este material). A partir disso, a pessoa fará parte da sua lista de contatos e como estamos falando de alguém que já se interessou por algo que você ofereceu, ele se torna uma oportunidade de negócio mais promissora.

Só que os benefícios vão muito além deste, como você pode conferir abaixo:

1 – Educação do público  

A jornada dos leads no funil de vendas se dá através de um bom plano de marketing, que mescla técnicas de SEO com conteúdo educativo, principalmente blogs. Contudo, quando aquele lead já conta com maior conhecimento sobre o assunto e já está avançando na jornada de compra, ele passa a buscar por materiais mais aprofundados que atendam a dúvidas mais específicas.

Ou seja, o ebook pode ser um importante aliado para concluir este processo de educação do lead. Isso ocorre porque nele estão as respostas para as dúvidas que a pessoa tem, além de mostrar como sua solução (seja produto ou serviço) é a melhor opção para ela.

2 – Gerar autoridade 

Como já abordamos em textos anteriores, o inbound marketing é uma poderosa ferramenta de construção de autoridade dentro do seu segmento. Afinal, é através dele que você pode mostrar o quanto é especialista nos assuntos que envolvam sua área de atuação.

Ao trazer materiais de qualidade como um ebook, você conta com um efeito cascata: você passa a atrair potenciais clientes, que passam a te enxergar como um especialista dentro de sua área de atuação. Com isso, seu conteúdo passa a ser mais consumido, o que resulta em maior acesso aos materiais e, consequentemente, um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca (Google, Bing, entre outros). Esse melhor ranqueamento, por sua vez, atrai novos leads.

3 – Pode ser utilizado em conjunto com o e-mail marketing 

Como a pessoa deixa o contato dela para poder receber o ebook, você poderá nutrir a relação com ela através de estratégias de e-mail marketing.  

Neste caso, é importante ter bem claro em qual etapa do funil de vendas está inserido o ebook. Assim, é possível desenvolver uma estratégia de e-mail marketing que se ajuste adequadamente a essa etapa, evitando ser precipitado ou demorar demais.

4 – Conteúdo amigável para o público 

Graças ao seu formato mais objetivo, é possível conquistar o seu público através de um material com parágrafos curtos, informações fáceis de assimilar e que ensinem, passo a passo, exatamente o que ele precisa.

Esse processo de democratizar o conhecimento (deixando em uma linguagem fácil até para quem seja leigo no assunto) é também benéfico para a imagem da empresa, pois mostra que ela tem uma visão humanizada, pensando em toda e qualquer pessoa que queira adquirir aquele conhecimento.

5 – Fidelização dos clientes 

Engana-se quem pensa que o ebook é apenas para atrair novos clientes. Isso porque você também pode criá-los para fidelizar os que você já possui.

Neste caso, é importante entender as possíveis necessidades deles e trazer materiais do seu interesse. Inclusive, pode ser bastante útil oferecer-lhes outros produtos ou serviços.

Como montar um ebook? 

Finalmente chegamos ao momento de criar o ebook. E para fazê-lo você deverá seguir alguns passos:

  1. Levantar ideias – você precisa ter claro o que irá abordar, não é mesmo? Aqui podem ser feitas reuniões internas, observar a concorrência, pegar dados de pesquisa ou mesmo usar os textos de maior sucesso como referência. Lembrando sempre que ele deve ser focado em um tema específico, então evite usar várias ideias diferentes para que ele não fique disperso;
  2. Definir exatamente o objetivo dele – com o conteúdo definido, você precisará definir alguns pontos como, por exemplo: para qual persona ele é direcionado? Que etapa da jornada de compra ele se encaixa? Qual seu objetivo? Caso a concorrência tenha feito, como fazer um melhor? Há uma grande chance de faltar algumas respostas, mas neste caso, vale buscar informações adicionais além daquelas coletadas na etapa 1;
  3. Estabelecer como será feito o material – neste caso, uma boa dica é buscar aproveitar materiais já produzidos para o blog. Aqui, é possível tanto partir de uma série de textos que se tornarão um ebook, quanto buscar aqueles já produzidos que podem ser estruturados dessa forma. Lembrando que também é possível fazer o caminho contrário, ou seja, começar do zero e depois dividir em diversas postagens;
  4. Estruturar o material – nesta fase, você deve definir os principais tópicos a serem abordados na introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, deixar claras as fontes de informação, sugestões e indicações para quem for escrever, entre outros;
  5. Escrever – chega o momento de finalmente criar o ebook. Aqui, vale algumas considerações como dividir bem o texto com subtítulos, deixar parágrafos curtos, buscar destacar determinadas partes, além de inserir gráficos e imagens. Tudo isso é importante, pois se trata de uma leitura que será feita no computador e ela deve ser o mais dinâmica possível.

Considerações finais 

O ebook é uma ferramenta muito poderosa para atrair um novo público, assim como para auxiliar na jornada dele através do funil de vendas. No entanto, para ser efetivo, ele deverá passar por todas essas fases de planejamento e também oferecer um material de real valor para o lead.

Aqui na Universo, temos expertise em inbound marketing, assim como na integração de todos os materiais que o compõem, como blog, ebooks, whitepapers, e-mail marketing, etc. Para você que deseja ter um importante aliado para alavancar o seu negócio, entre em contato conosco e saiba como o marketing de atração poderá ser esse diferencial.

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