O Dia das Crianças é uma data muito relevante para o comércio brasileiro, e tem uma história bem interessante por trás. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste blog, sua origem e como você pode aproveitá-la para atrair mais clientes e aumentar seus resultados.
Dia das Crianças: uma homenagem que se transformou em uma oportunidade comercial
Ela foi criada em 1924, pelo então deputado federal Galdino do Valle Filho, e instituída pelo presidente Arthur Bernardes, como uma forma de homenagear as crianças e chamar a atenção para a importância de seus direitos. Tendo o dia 12 de outubro como data para a comemoração, já que foi quando Cristóvão Colombo chegou à América, apelidada por ele de “Continente-Criança”, por ser um “novo mundo” que só surgiu para os europeus no final do século XV. No entanto, a celebração ficou meio esquecida por um tempo no país. E foi apenas nos anos 1950 que o dia ganhou força, graças a campanhas publicitárias das marcas Estrela e Johnson & Johnson. Desde então, o Dia das Crianças ganhou um novo significado no comércio, tornando-se mais uma oportunidade para as empresas atraírem novos clientes.
Estratégias de marketing para o Dia das Crianças
Se você pensando em preparar algo especial para o Dia das Crianças, a Universo preparou algumas estratégias rápidas e eficazes para te ajudar. E assim, atrair clientes e aproveitar essa data de maneira criativa. Confira! Ofertas e promoções criativas Uma das maneiras mais eficazes de atrair clientes é oferecendo promoções. E no Dia das Crianças isso é uma boa pedida se você não pôde organizar uma campanha comercial. Você pode oferecer combinações de presentes direcionadas para diferentes faixas etárias. Além dela, uma tática muito eficiente é fazer descontos progressivos — quanto maior a compra, maior o desconto — ou até mesmo um “compre 2 e leve 3”.
Marketing nas redes sociais
Se você quer impactar seu público, não há lugar melhor que as redes sociais. Uma ideia interessante e que sempre gera engajamento é pedir aos seus seguidores que compartilhem fotos antigas da infância ou dos seus filhos, utilizando uma hashtag exclusiva. Ofereça prêmios ou descontos aos participantes e incentive a interação. Outra estratégia é despertar a nostalgia do público adulto com uma campanha como “Desperte a criança em você”. Isso não só cria uma conexão emocional, como também amplia as chances de conversão, atingindo pais e familiares.
SEO e palavras-chave
Aproveitando que falamos de presença digital, investir no SEO pode trazer ótimos resultados, seja nas suas redes sociais ou e-commerce. Focar em palavras-chave de cauda longa específicas para o Dia das Crianças, como “presentes para meninos de 5 anos” ou “brinquedos educativos para meninas”, pode atrair tráfego qualificado para seu site. Aproveite também para criar descrições de produtos que vão além do técnico — inclua dicas de uso, sugestões de combinações e informações sobre os diferenciais dos itens.
Decoração e ambientação temática
Aqui, o visual importa, e muito! Mesmo que não tenha tempo para uma grande produção, pequenos enfeites podem fazer toda a diferença. Pensar em uma decoração temática para a sua loja física ou o site ajuda a criar o clima ideal para a data e aumenta a percepção de valor do cliente. Outra ideia é utilizar as redes sociais para ambientar seu público, com posts e stories tematizados, mostrando que sua marca está no espírito do Dia das Crianças.
Criação de eventos e experiências
Que tal criar uma experiência divertida para os seus clientes e filhos deles? Contadores de histórias ou animadores infantis são ótimas opções para chamar a atenção e atrair mais visitantes, especialmente se a sua empresa possui um espaço físico.
Brindes e incentivos
Todo mundo adora ganhar um presente! No Dia das Crianças, ofereça brindes relacionados às compras, tanto para os pequenos quanto para os adultos. Pode ser algo simbólico, mas que gere valor e seja uma surpresa agradável.
Regras de publicidade para crianças
Com o Dia das Crianças chegando, é essencial lembrar que existem regras sobre a publicidade voltada para o público infantil. Aqui estão as principais diretrizes que sua empresa deve seguir ao desenvolver campanhas voltadas para o público infantil:
- Proibido usar expressões como “compre” ou “peça para sua família”;
- Toda publicidade deve levar em consideração a ingenuidade, credulidade e inexperiência das crianças;
- Não se deve vincular produtos infantis a bebidas alcoólicas, tabaco, armas ou munições;
- Os anúncios devem contribuir para o desenvolvimento positivo das crianças, ou seja, incentivar o respeito aos valores sociais, ao meio ambiente e hábitos saudáveis.
- A participação de crianças em demonstrações de produtos é permitida, mas não em recomendações diretas de consumo;
- Não utilizar personagens do universo infantil para atrair a atenção das crianças.
Seguindo essas diretrizes, sua empresa estará dentro da lei e, ao mesmo tempo, contribuirá para a criação de uma relação de confiança com os consumidores, transmitindo responsabilidade social e ética. Se gostou das dicas é importante lembrar: não é necessário implementar tudo de uma vez, comece pelas ações que mais se alinhem com o que sua empresa pode fazer. Se sua empresa deseja se preparar de forma mais estratégica para outras datas como essa e alcançar resultados expressivos, conte com os serviços de consultoria de marketing da Universo. Aqui você contará com soluções personalizadas, para que sua marca tenha um plano de marketing alinhado com as tendências do mercado e que atenda aos seus objetivos.