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Com a chegada das festas de fim de ano, começam a surgir os famosos brindes/lembrancinhas de natal, assim como as confraternizações de empresa. Só que a pergunta que fica é: essas são de fato ações importantes de marketing ou apenas um hábito que muitos adotaram e outros seguem para “não serem mal vistos”?
Confraternizações de final de ano: uma importante ação de marketing interno
As festas de final de ano se tornaram algo tão corriqueiro nas companhias, que pode passar batida a sua importância como ferramenta de marketing interno (ou endomarketing). A data para ocorrer é muito variada, mas algumas empresas que entram em recesso, fazem no último dia de trabalho. Já outras optam por fazer no começo de dezembro.
Ainda tem aquelas que não param nas festas (apenas no dia), que deixam para o final do mês de dezembro para organizar essas confraternizações. A forma como se organiza também varia muito de acordo com a empresa.
Isso porque algumas optam por uma data especial (normalmente um fim de semana) e às vezes até abrem para que o funcionário leve a família. Já outras fazem um happy hour pós expediente ou até mesmo uma festa, mas que fica restrita apenas aos funcionários.
Mas por que não deixar a data passar batida? Porque organizar um evento desses ajuda a engajar os colaboradores, além de também ser uma forma de valorizá-los. Juntamente com isso, ajuda a trazer para eles um senso de pertencimento aquele local, pois ele se sente prestigiado ao ver um evento sendo pensado para ele.
Neste caso é importante criar todo o clima natalino, com decorações temáticas, além claro de junto com a festa, oferecer algum tipo de “agrado” ao seu funcionário, que pode ser desde uma cesta natalina, um vale-presente, até mesmo um ingresso para cinema.
O importante aqui é mostrar que a empresa reconhece o valor da sua equipe e que não mede esforços para poder agradar seus colaboradores. Claro que isso irá variar de acordo com a renda e as possibilidades financeiras de cada local, mas o importante é que a data não passe em branco.
Por último, mas não menos importante: tal tipo de ação, não deve ficar restrita apenas ao natal, mas sim ser pensada para ocorrer nas datas comemorativas ao longo do ano, pois o efeito será ainda mais positivo.
Como brindes natalinos tornam-se valiosas ações de marketing
As lembrancinhas de natal fazem parte também da tradição do comércio por parte de muitas empresas. Elas variam entre aquelas focadas nas festas natalinas e outras já mais direcionadas para o ano novo. Trata-se de uma valiosa oportunidade de marketing, pois lhe possibilita estreitar os laços com seus clientes.
Os benefícios de ações de marketing voltadas para brindes e lembrancinhas natalinas são muitos, confiram alguns exemplos:
- O fato de você pensar brindes de acordo com seu público-alvo, pode trazer ótimos resultados, especialmente por mostrar seu interesse por eles. Então observar o que se encaixaria melhor ao gosto dos seus clientes é fundamental;
- Escolher um bom brinde ou lembrancinha, fará com que aquela pessoa que o recebeu, o utilize com regularidade, não apenas reforçando seu valor para ele, mas também servindo como uma divulgação da sua imagem para outros potenciais clientes.
Tendo isso em mente, será a hora de abusar da criatividade! Buscar sair do lugar comum, escolher algo que seja ao mesmo tempo efetivo e se destaque entre os demais (porque é importante lembrar que você não será o único a ter essa ideia) são caminhos para reforçar sua marca perante o seu público.
Vale lembrar acima de tudo sobre isso: ainda que se faça algo mais simples (o que não quer dizer que seja menos criativo, vale sempre ressaltar), o mais importante é oferecer algo. Afinal, o simples fato de você lembrar do seu cliente é muito melhor do que nada fazer.