Como manter as atividades do marketing no fim de ano?

O período das festas entre dezembro e janeiro traz perspectivas diferentes de acordo com a área de atuação da sua empresa. Caso ela seja uma das beneficiadas dentro do calendário promocional, falamos de um período bem aquecido de negócios e consequentemente de ações de marketing no fim de ano.  

Entretanto, muitas empresas contam com uma queda de movimento entre os meses de dezembro e janeiro, o que inclusive faz com que muitas entrem em recesso, dando folga para os funcionários. Neste período de menor movimento, muitos se questionam sobre a melhor forma de trabalhar com o marketing digital: mantê-lo ativo ou pausá-lo? 

Marketing no fim de ano: parar ou continuar? 

A resposta para esta pergunta não é simples, já que como comentamos antes, depende muito do segmento da sua empresa. Para ilustrar melhor: áreas como o comércio varejista e o setor de turismo contam com seus picos de negócio entre natal e ano novo, respectivamente. No caso destes, o marketing no fim de ano está funcionando a todo vapor, justamente como forma de alavancar as vendas. 

Por outro lado, temos setores como da educação, que por conta das férias normalmente entram em recesso. Esses são apenas alguns casos para ilustrar como não existe uma única resposta nesta situação. Abaixo traremos algumas dicas sobre o que fazer, sendo elas muitas vezes aplicáveis em ambos os casos. 

1 – Fazer o uso de campanhas passadas, para segmentações diferentes 

Por conta de uma maior carga de trabalho acumulada pela equipe de marketing por conta do natal e ano novo, muitas vezes não há tempo para desenvolver estratégias novas para o período de recesso. Em casos como esse, uma boa alternativa é aproveitar conteúdos bem sucedidos lançados ao longo do ano, para aqueles que não tiveram ainda acesso a ele. 

Funciona da seguinte forma: selecionar materiais atemporais e que performaram bem durante o ano e dispará-los para listas de Leads que não estavam na sua base no momento do lançamento da campanha. 

Só que para essa estratégia alcançar o resultado esperado, é importante que você possua uma segmentação eficiente na base do E-mail Marketing. O motivo é simples: caso não seja assim, corre-se o risco de enviar conteúdos repetidos para seus leads, o que teria justamente o efeito oposto. 

2 – Permaneça com as campanhas para captação de novos leads 

Sabe aquelas campanhas de mídia paga que servem especialmente para buscar novos leads? Para o marketing no fim de ano, são opções interessantes de deixar rodando.  

Isso porque aqueles anúncios feitos através Google Ads, Facebook Ads podem continuar a aumentar sua lista de leads a serem trabalhados, o que possibilitará ter um bom material já no retorno às atividades. Mas lembrando sempre que isso só terá um bom resultado se você mantiver aquelas do topo de funil, que não necessitam de contato. 

3 – Pausar aquelas campanhas que necessitem de contato humano 

Todas aquelas campanhas ou ações de marketing digital que necessitam de um contato direto com o cliente devem ser interrompidas no caso de toda a equipe entrar em recesso. Isso evitará que leads mais adiantados no funil de vendas sejam perdidos por conta de não conseguirem entrar em contato com a empresa.  

Além disso, você também economizará com anúncios pagos que não trarão retorno pelo motivo citado acima. No entanto, é preciso pontuar que caso o negócio mantenha uma pequena equipe de plantão, valerá deixar os anúnicios rodando, pois mesmo em um período de recesso, há a possibilidade de que um cliente solicite atendimento. 

4 – Ter um planejamento pronto para o retorno 

Após o período de árduo trabalho de marketing no fim de ano, sem dúvida você e sua equipe buscarão aproveitar o merecido descanso do recesso. Só que antes disso, é interessante deixar traçado o planejamento do retorno às atividades.  

Isso porque ao retornarem as caixas de e-mail estarão lotadas, haverá a preparação do calendário promocional do ano, as reuniões estratégicas, avaliações de resultados, entre muitas outras coisas. Até como forma de evitar que a volta seja muito atribulada pelo acúmulo de tarefas, traçar um planejamento, colocar em ordem de prioridade o que deve ser feito antes de saírem de férias, tornará o retorno muito mais fácil para todos. 

Conclusão 

Os trabalhos de marketing no fim de ano costumam exigir bastante da equipe de maneira geral, até pela chegada do recesso das festas. De acordo com o segmento da sua empresa, diferentes ações devem ser tomadas, para que mesmo durante a pausa, seja possível conseguir bons resultados. Dessa forma será possível aproveitar as férias tranquilamente, sabendo que seu negócio seguirá atuando da melhor forma possível. 

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