Ao abordarmos os mais diferentes temas sobre otimização do site ou blog nos mecanismos de pesquisa, ressaltamos o fato de que esse é um trabalho de médio/longo prazo. Até por isso, hoje falaremos um pouco mais a fundo justamente sobre essa questão: quanto tempo afinal leva para o SEO funcionar?
A resposta é um simples… depende.
Talvez não fosse exatamente aquilo que vocês esperavam ler, mas vamos adiante explicar melhor o porquê disso.
Um resumo rápido sobre SEO
Vamos aqui lembrar rapidamente do que se trata o SEO, que é a sigla para Search Engine Optmization ou “otimização dos mecanismos de busca” em português. Tratam-se de diversas estratégias e técnicas utilizadas para melhorar seu ranqueamento nos buscadores como o Google e assim aumentar o tráfego orgânico de seu site.
Existem diversas coisas que impactam no SEO de um site ou blog. As questões técnicas como um site responsivo (que é feito para dispositivos móveis e desktop), de rápido carregamento são alguns dos exemplos do que se deve fazer ao desenvolver sua página.
Além deles, temos o investimento no marketing de conteúdo, que são os artigos que trazem temas de interesse e/ou relevantes para o seu nicho de mercado. Aqui entram outras coisas como um texto coeso, escolha adequada da palavra-chave, que esteja dentro do nicho de interesse do seu público-alvo.
E o tempo para o SEO funcionar?
Esse resumo é importante para entender que há diversos fatores a serem levados em conta na hora que você está começando a investir no SEO da sua página. Agora vamos considerar que todos os preparativos técnicos já foram feitos e se está investindo em produção de conteúdo de qualidade para a sua persona.
Estima-se que o tempo médio para o SEO funcionar é de 6 a 12 meses. Ou seja, você precisa ter em mente que não basta apenas preparar tudo, começar a postar e magicamente você estará aparecendo no topo das pesquisas do Google, por exemplo. Esse é um trabalho que leva tempo e principalmente exige consistência.
Além do que, o tempo para resultados pode aumentar ou diminuir de acordo com diversos outros fatores, como os que iremos abordar adiante:
1 – Nicho de mercado
Hoje em dia temos uma grande quantidade de sites produzindo conteúdo para os mais variados nichos, o que significa que quanto mais saturada aquela área, mais tempo pode levar para o SEO trazer um bom retorno.
No entanto, há variáveis a serem levadas em conta aqui também. Por exemplo: se existem um grande número de páginas no mesmo nicho que o seu, mas elas também são recentes, os resultados podem aparecer mais rápido.
Por outro lado, se você tem páginas já tradicionais, com anos na ativa, dentro do seu nicho, pode-se levar anos até conseguir bater de frente com elas e superá-las nos ranqueamentos. Os motivos para isso são os mais diversos, mas o principal aqui é que estes já possuem uma autoridade maior e são vistos pelos mecanismos de pesquisa como melhores opções para sanar as dúvidas do usuário.
Aqui que deve-se lembrar do principal em relação ao SEO: ele não é uma corrida de 100 metros, mas sim uma maratona.
2 – O tempo de vida do site ou blog
Sites ou blogs com mais tempo de vida, costumam aparecer melhor que outros mais recentes. Isso significa que você precisa esperar sua página ter mais tempo de vida para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa? Não necessariamente.
Só que essas páginas tiveram mais tempo para produzir conteúdo, fidelizar o público, conseguir backlinks e tudo isso faz com o que mecanismos como o Google o coloquem no topo das pesquisas.
A lógica aqui é simples: à medida que você tiver um maior número de conteúdos relevantes, faça uso adequado das palavras-chave e consiga um bom número de backlinks, será possível acelerar esse processo e colocar-se melhor ranqueado nas pesquisas. Porém é importante ressaltar que: não se deve fazer uso de práticas “black hat” para isso, pois a punição dos mecanismos como o Google, pode botar todo trabalho de SEO a perder.
3 – Backlinks
Essa é uma ferramenta que pode fazer o SEO funcionar muito mais rápido. O backlink é visto pelo Google e outras ferramentas de busca como uma recomendação que o seu site ou blog está recebendo. Ocorre quando um outro site linka em algum texto, notícia ou artigo, postagens de sua página.
Isso quer dizer que um outro site está indicando a leitura do seu conteúdo, ou seja, lhe conferindo autoridade sobre determinado tema. Nesse caso, o mecanismo de busca avalia algumas coisas para melhorar o seu rankeamento. Por exemplo: a credibilidade da página que lhe fez o backlink, o tempo de vida dela, se ela não foi criada especificamente para esse propósito do backlink (tática black hat), etc.
Considerando que os requisitos positivos sejam atingidos, quanto mais backlinks você obtém, melhor passa a ser sua posição nos mecanismos de pesquisa. Isso porque ferramentas como o Google entendem que seu site ou blog tem autoridade sobre determinado tema, então é uma indicação confiável para o usuário.
Importante dizer que não necessariamente é preciso esperar que esses backlinks ocorram, pois é possível fazer parcerias para trocá-los, algo que acaba sendo vantajoso para ambas as páginas. Mas lembrando sempre de que é preciso buscar sites ou blogs confiáveis, pois um backlink ruim pode ter o efeito inverso e fazer com que o mecanismo de busca te rebaixe.
4 – Criar conteúdo de qualidade, com palavras-chave adequadas e otimizados
Obviamente nada disso citado acima irá servir, se não for feito conteúdo de qualidade para seu site ou blog. Aqui, além de um texto com conteúdo relevante para seu público-alvo, é preciso saber quais palavras-chave utilizar, já que quanto mais assertiva ela for, mais fácil será para te acharem.
Um exemplo é pensar o quão específico você pode ser. Por exemplo: vamos dizer que você quer fazer uma página para divulgar uma mecânica de automóveis localizada em Osasco. Caso o seu atendimento seja presencial, é possível colocar algo como “mecânica de automóveis em Osasco”, por exemplo.
A palavra-chave específica vai facilitar com que pessoas da sua região encontrem mais facilmente seu negócio. Por outro lado, se você tiver uma loja online que atenda a todo o Brasil, haverá uma disputa muito maior, já que diversas outras lojas online estarão buscando o mesmo público.
Por fim temos a questão da otimização, que é fazer o texto de acordo com as recomendações de SEO. Por exemplo: links internos, imagens, meta descrição, uso mínimo da palavra-chave ao longo do texto, entre outros. Quantos mais requisitos forem cumpridos, melhor será a avaliação dos mecanismos de pesquisa sobre seu texto.
Considerações finais
Existem diversos fatores que determinam o tempo que leva para o SEO funcionar, como abordamos ao longo do texto. Mas mesmo que se cumpram todos eles da melhor forma possível, ainda será preciso lembrar que os resultados levam tempo para aparecer, especialmente por falarmos de um crescimento orgânico de audiência.
Só que ao construir sua reputação na internet dessa forma, mesmo que demore um tempo para o SEO funcionar, você terá uma base sólida de crescimento, que não será ameaçada de punições por se utilizar de táticas “black hat” para crescer de forma artificial. Dessa forma será possível conseguir atingir melhores resultados nos mecanismos de pesquisa, o que será um diferencial no sucesso do seu negócio.