A importância do SEO dentro do marketing digital

Hoje em dia sabe-se do quão importante é o marketing digital para o sucesso de um negócio. Dentro dele está o marketing de conteúdo, que serve tanto para criar autoridade da sua empresa sobre determinado assunto (relacionado diretamente à sua área de atuação), como para melhorar seu rankeamento nas buscas. E é justamente aí que entra a importância de um bom SEO. 

O que seria o SEO? 

Já falamos um pouco sobre SEO neste texto aqui, porém hoje entraremos em mais detalhes. A sigla SEO ou “Search Engine Optmization”, nada mais é do que a otimização da sua página ou blog, para que ela fique melhor rankeada dentro dos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. 

Falamos de diversas ferramentas, que tratam desde o “on-page” (relacionados diretamente a sua página), como “off-page” (que trata dos redirecionamentos de links ou link building). É importante destacar que o ideal é usar ambos os recursos citados, para poder otimizar ao máximo seu conteúdo.  

Pontos principais de um bom SEO 

Existem diversos aspectos dentro da sua página que precisam ser levados em conta para um bom SEO. Como forma de facilitar o entendimento, traremos os principais dentro do conteúdo produzido e também nos aspectos gerais do site ou blog (também chamada de “experiência do usuário”). 

Conteúdo 

Em primeiro lugar, vamos observar o conteúdo, que é no fim das contas o que atrairá o usuário a chegar até sua página, a permanecer nela e também a retornar e/ou consumir seu produto ou serviço. Ao preparar um tema, alguns aspectos precisam ser levados em conta para termos um bom SEO: 

  • Palavra-chave – esse é talvez o principal deles, pois é através dele que os mecanismos de busca irão encontrar sua página, assim como o usuário ao procurar pelo determinado tema. Você não apenas precisa escolher uma palavra que defina o tema do seu texto, como também distribuí-la de forma natural e orgânica ao longo do conteúdo produzido. Escolher mal ela pode derrubar o resultado do seu SEO; 
  • Título – além de conter a palavra-chave, ele precisa ser atraente aos olhos do leitor e de preferência não ser grande demais. Isso acontece porque há um limite de caracteres dentro da busca e se ele ultrapassar, aparecerá incompleto, o que pode prejudicar e muito o seu SEO; 
  • Meta descrição – sabe quando você realiza uma busca e tem aquele pequeno texto logo abaixo do título? Pois aquela é a meta descrição. Algumas pessoas optam por deixar no automático (o que faz com que a busca pegue parte do primeiro parágrafo), mas o ideal é que ela seja pensada de forma a ser uma propaganda ou um convite ao usuário visitar a sua página, trazendo um breve resumo do que ele encontrará no seu artigo. 

Página (experiência do usuário) 

Já neste caso falamos do aspecto mais técnico e menos relacionado ao conteúdo. Aqui recomenda-se que você tenha um bom especialista para poder tornar a experiência do usuário ao visitar sua página, a melhor possível. Entre os principais pontos, podemos destacar: 

  • Design visualmente agradável – falamos de uma página que não seja poluída demais de informações, que não se torne cansativa para quem a está visitando. Que tenha um design mais leve e limpo, mas sem deixar de trazer as informações que se deseja passar; 
  • Site funcional – ele precisa ser leve (sites com elementos pesados, podem afastar usuários, que optarão por aqueles com carregamento mais rápido), ter um mecanismo de busca interno eficaz e bem-organizado, para que quem entre lá, possa rapidamente achar o que procura; 
  • Ser responsivo ou mobile – neste caso, falamos de um site que tenha um formato pensado para dispositivos móveis. Letras maiores, o formato dos textos que possa ser lido apenas deslizando para cima e para baixo (sem precisar ficar indo para o lado para ler cada linha) e botões de fácil clique com o dedo, são de vital importância. Sites que tem botões muito pequenos, que trazem um design de site para o celular, acabam afastando usuários e prejudicando demais o seu SEO. 

Conclusão 

Como puderam ver, para o marketing digital atingir os resultados esperados, há a necessidade do SEO ser muito bem trabalhado. Além da parte técnica, o conteúdo é de vital importância, pois mesmo que tenhamos uma página bonita e bem-organizada, se o conteúdo não for atraente e nem responder as dúvidas do usuário, ele não retornará. 

Com isso diminuirão as chances de ele tornar-se um lead qualificado e por consequência, um consumidor do produto ou serviço que você tem a oferecer. E isso passa por conteúdos com boa procura e palavras-chave bem escolhidas, que facilitarão e melhorarão seu rankeamento nos mecanismos de busca. 

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