Calendário promocional: o que é e porque você deve fazer um

Você já ouviu falar em calendário promocional? Pois saiba que trata-se de uma importante ferramenta de planejamento para o marketing. Isso porque ele te auxilia a organizar o seu ano, de forma que os projetos e campanhas possam ser pensados e feitos com tempo adequado.  

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o tema e de que forma você pode organizar o seu calendário promocional, aproveitando que estamos prestes a entrar em um novo ano. 

Calendário promocional: do que se trata? 

Primeiramente vamos entender o conceito básico do calendário promocional. Trata-se de uma relação das principais datas comemorativas ou marcantes de um ano. Este segundo é importante, pois dependendo da sua área de atuação, não necessariamente uma data festiva fará parte.  

Isso porque as datas que farão parte do seu calendário promocional podem variar de acordo com sua área de atuação. Um exemplo é se você atua na área da educação, pois neste caso, a volta às aulas entraria como uma data importante. 

Qual a importância de montar um calendário promocional? 

Fazer um planejamento prévio das ações e campanhas focadas no seu calendário promocional te colocam um passo à frente para conseguir fazê-las de forma eficiente. A ideia é ter tempo para montar um cronograma e colocar as peças promocionais em produção, sem riscos de faltar material ou mesmo profissionais, devido à demanda do período em questão.  

Especialmente vale observar pelo lado do próprio cronograma de faturamento da empresa e de entender a sazonalidade do negócio. Isso ocorre porque em diversas áreas, você tem um pico de vendas, alternando com alguns picos de baixas. Trabalhar previamente para maximizar os lucros nestas datas é uma das vantagens de se ter um calendário promocional. 

Além do mais, o calendário promocional pode ajudar naquele momento em que falta criatividade para criar campanhas totalmente diferentes e inovadoras. É uma forma “segura” de manter a atratividade de sua comunicação, sempre aliada aos valores da empresa.

Como organizar esse calendário? 

Para fazê-lo, antes de mais nada é preciso olhar com muita atenção a sua área de atuação e entender em quais datas que se tem melhores resultados. A partir disso, se pode partir das principais datas comemorativas, que abrangem boa parte dos negócios no mercado brasileiro. São elas: 

  • Carnaval; 
  • Páscoa; 
  • Dia das Mães; 
  • Dia dos Namorados; 
  • Dia dos Pais; 
  • Dia das Crianças; 
  • Natal. 

Após fazer a triagem das principais datas do mercado nacional, passa-se a observar aquelas que são mais específicas a determinados negócios. Como exemplo podemos pensar no ano letivo escolar, nas mudanças de estações, feriados prolongados, etc. Não se pode esquecer que algumas destas datas são variáveis, por isso é bom sempre pegar o calendário do ano em questão para fazê-lo. Ainda temos datas específicas relacionadas ao setor, como uma padaria por exemplo deve pensar no dia do trigo, dia do padeiro, entre outros.

Outro fator importante a ser levado em conta são as datas estrangeiras que vem ganhando força. Por exemplo o Halloween, Black Friday, são comemorações ou eventos que passaram a ter importância no calendário comercial.  

Por fim, ao fazer esse planejamento é necessário fazer um cronograma reverso. Ou seja, a partir da data escolhida, definir prazos pra entrega, planejamento, etc. Ao fazer isso, se tem uma noção mais clara de quanto tempo de antecedência (baseado até em experiências anteriores), precisará para fazer toda campanha para aquela data. 

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