Palavras-chave: como usá-las em sua estratégia de marketing

Hoje vamos abordar um tema que é comum a todos que já usaram internet pelo menos uma vez na vida, mas que nem todo mundo entende exatamente como usar quando está do outro lado da busca: as palavras-chave!

Elas são fundamentais para quem deseja obter bons resultados no site ou blog, pois são como letreiros dizendo “veja, aqui está o que você procura” para os usuários. Então, vamos entender exatamente o que elas são, assim como a melhor forma de serem usadas.

O que são palavras-chave? 

Sabe quando você vai em qualquer mecanismo de busca e digita, por exemplo, “cadeiras para escritório”? A busca vai te mostrar sites que oferecem esse produto, certo? É exatamente sobre isso que estamos falando, as palavras-chave são mecanismos usados pelos sites para que os clientes possam achá-los.

Ou seja, são estes os termos usados dentro de uma estratégia de marketing para guiar o usuário para determinada página. Por isso é fundamental entender seu conceito, pois será através destas palavras-chave que se traçará a estratégia de otimizar o SEO e assim colocar seu site em melhores posições nos mecanismos de busca.

Por que elas são tão importantes? 

Se ainda há dúvidas sobre a importância de trabalhar com inteligência o uso das palavras-chave, vamos mostrar alguns dos principais pontos que as fazem fundamentais em qualquer estratégia de marketing atual:

  • Gerar tráfego qualificado – quando se trabalha em estratégias de SEO com palavras-chave específicas, você consegue atrair leads qualificados, que possuem real interesse naquilo que é oferecido. Isso não só gera um tráfego engajado, mas também atrai pessoas mais propensas a se tornarem seus clientes;
  • Aumento de visibilidade – usar palavras-chave relevantes que atendam exatamente aquilo que seu público procura, fará seu site ser mais acessado e, consequentemente, ficar melhor rankeado nos mecanismos de busca.

Além disso, quando você pesquisa sobre quais palavras-chave usar dentro de seu nicho, também é possível identificar demandas e assuntos de interesse do seu público-alvo. Dessa forma, é possível trazer conteúdos alinhados a estas necessidades, fidelizando estas pessoas ao seu conteúdo.

Como escolher quais palavras-chave usar? 

Agora, vamos ao principal: como escolher as melhores palavras-chave para a estratégia do seu negócio? Temos diversos pontos a serem considerados, confira:

  1. Conheça bem seu público-alvo – entender as necessidades, desejos e comportamentos lhe ajudará a escolher as melhores palavras para utilizar;
  2. Conheça seus concorrentes – outra coisa importante é observar seus clientes e entender o que eles estão fazendo. Isso é importante principalmente para que você possa traçar estratégias que se diferenciem e destaquem;
  3. Usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave – usar opções como o Google KeywordPlanner ou o Semrush para identificar termos relevantes e seu volume de busca ajudará você a obter dados precisos e insights valiosos sobre o desempenho das palavras-chave. Dessa forma, será possível fazer escolhas mais assertivas;
  4.  Busque por termos específicos – ao invés de simplesmente pegar palavras-chave genéricas, busque termos mais específicos que possam atender de forma mais objetiva as necessidades de seu público-alvo;
  5. Abuse de variações e sinônimos – ao invés de abusar do uso da palavra escolhida, considere usar sinônimos e variações dela. Isso possibilita que você alcance outros tipos de pesquisa e, consequentemente, um maior público;
  6. Faça análises regulares e ajustes – sempre monitore o desempenho das palavras-chave escolhidas, tanto para poder fazer ajustes ou mesmo estar atento a novas tendências, que podem exigir o uso de novos termos.

Palavras-chave de cauda curta e cauda longa 

Também chamadas de “head tail keywords” (cauda curta) e “long tail keywords” (cauda longa), elas se referem ao tamanho da palavra-chave que será usada. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens:

  • Palavra-chave de cauda curta – éé quando você faz uso de um termo com uma única palavra ou uma combinação curta de termos. A grande vantagem dele é que por ser mais genérico, tende a atrair um maior volume de usuários para o site. Entretanto, por serem termos muito comuns, além da grande concorrência, o público atraído pode não ser tão qualificado quanto se gostaria;
  • Palavra-chave de cauda longa – neste caso temos normalmente três ou mais palavras e tem como principal vantagem o fato de atraírem um público mais qualificado e que esteja procurando aquilo que você tem a oferecer. Contudo, por ser bem maior, seu volume de busca é bem mais baixo, atraindo um público menor.

Neste caso o ideal é mesclar o uso de ambas, tanto para atrair tráfego para o site, como para conseguir um público mais qualificado.

A importância delas para o SEO e considerações finais 

O uso de palavras-chave é fundamental para seu site ser encontrado pelo seu público-alvo. E é justamente por isso que escolher os termos adequadamente trará um diferencial para o SEO. 

Usar ele de forma orgânica na página (e nunca simplesmente jogar o termo de forma aleatória) ajuda os mecanismos de busca a entenderem que aquele conteúdo é relevante para a pessoa que está buscando por aquela palavra ou conjunto delas.

Além disso, essa otimização do SEO também se dá ao usá-las no título, meta descrição, subtítulos, URL e ao longo do site. Isso aumentará ainda mais a chance dos mecanismos de busca oferecerem seu conteúdo para os usuários.

Aqui na Universo sempre acompanhamos as tendências de cada segmento dos clientes que trabalhamos para poder oferecer palavras-chave e termos que possam atingir de forma assertiva àquilo que o público da empresa busca.

Para você que deseja ter um conteúdo de inbound marketing produzido com qualidade e sempre atento as novas tendências de seu segmento, entre em contato conosco e saibam o que podemos fazer pelo seu negócio. 

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