O mercado de games no mundo tem crescido exponencialmente; para ter uma noção, em 2023 movimentou cerca de 200 bilhões de dólares. Dentro deste cenário, o Brasil se destaca em relação aos países da América Latina, movimentando cerca de 2,6 bilhões no mesmo período, segundo levantamento feito pela Newzoo.
Somamos isso ao fato de que hoje temos cerca de 100 milhões de jogadores no Brasil. Dessa forma, torna-se uma ótima opção de investimento para empresas de diversos segmentos. Uma das melhores estratégias de marketing neste caso são as colaborações entre marcas e jogos, sobre as quais falaremos hoje.
Vale a pena investir em marketing dentro dos jogos?
Antes de mais nada, precisamos deixar claro algo que muitas vezes confunde as pessoas quando se fala no mercado de games, ou seja, quem são os jogadores desses jogos.
Muita gente, ao pensar em jogadores, imagina apenas aqueles jogadores regulares de consoles como Playstation, Xbox, Switch ou então de PC. Entretanto, se você é daquelas pessoas que, quando estão na fila, jogam joguinhos de celular como Candy Crush, parabéns, você também é um gamer!
Isso significa que o mercado para se investir é muito maior do que muitos imaginam e não é exclusivo apenas para grandes marcas. Mesmo que sua empresa tenha um orçamento mais limitado, se ela tem alcance dentro do público consumidor de games, você também pode se beneficiar desse valioso nicho.
Qual é o público consumidor de games no Brasil?
Esta é a hora de desmistificar outro mito, que é o de que são, na sua maioria, homens e jovens (faixa de 13-25). A mesma pesquisa revelou que, na verdade, a maioria do público gamer brasileiro é formada por mulheres, com cerca de 53%. Isso se deve especialmente a jogos online, consumidos por boa parte do público feminino.
Enquanto isso, algo chama atenção também quando analisamos os 47% de jogadores do público masculino. Pois, 37,7% dos jogadores possuem entre 25 e 34 anos, e 34,7% entre 35 e 54 anos. Isso significa, na prática, que você pode perfeitamente desenvolver estratégias voltadas para o público adulto dentro deste segmento.
As colaborações dentro dos games
As ações de marketing dentro dos jogos estão cada vez mais variadas, com colaborações que visam trazer os mais diversos resultados. Recentemente, tivemos o caso do anúncio da parceria entre a Amazon e a Konami para a chegada dos personagens Omni Man e Capitão Pátria ao Mortal Kombat.
A chegada do personagem Omni Man foi muito próxima à data de estreia da segunda temporada de Invencível, sendo uma excelente forma de divulgar a série através do jogo. Algo que deverá ser seguido no caso do Capitão Pátria, pois sua chegada está prevista para março ou maio de 24, provavelmente na mesma época de estreia da quarta temporada de The Boys.
Temos também o caso da parceria da Coca-Cola com a Riot Games, que chegou a patrocinar campeonatos de League Of Legends. A segunda foi uma parceria que envolveu o lançamento de um novo sabor do refrigerante e eventos dentro do jogo. Segundo a própria marca, o foco era atingir principalmente a geração Z.
Outro caso foi o da Natura, que anunciou uma parceria com o time MIBR esports para patrocínio e cocriação de times inclusivos de mulheres e não-binários. Temos ainda o caso da Louis Vuitton, que criou skins exclusivas para o mesmo League Of Legends, desenhadas por Nicolas Ghesquière, diretor criativo da marca, para duas personagens do game. Além disso, a grife também transformou essa parceria em uma coleção de roupas físicas para o seu público consumidor.
O caminho oposto: quando games buscam parcerias para divulgação
Mostrando que o marketing dentro dos jogos é uma opção muito versátil, temos também a questão das parcerias para divulgar ou promover um jogo. Temos alguns exemplos bem curiosos, como Anitta virando skin do jogo Free Fire, que também teve a aparição de CR7 e Messi.
Temos o exemplo do Honor Of Kings, que estabeleceu uma parceria com o DJ Alok para promover o jogo recém-chegado ao Brasil. Essa colaboração envolveu eventos dentro do jogo e até mesmo uma trilha sonora feita pelo próprio DJ exclusivamente para o game.
Outro caso é o do jogo Fortnite, que já trouxe shows, personagens de filmes, animes e até mesmo influenciadores. Só que no caso específico dele, essas parcerias mesclam entre divulgação do próprio jogo e também de empresas que queriam divulgar lançamentos através dele.
Considerações finais
Hoje, quisemos mostrar um pouco sobre as inúmeras possibilidades dentro do mundo dos jogos. Podemos perceber que, atualmente, as parcerias não ficam restritas apenas a produtos relacionados a games; elas podem abordar uma gama muito maior de possibilidades e estratégias.
E isso pode ser trazido para a realidade de jogos menores (os populares indie) ou mesmo anúncios dentro de jogos mobile, que podem ser mais acessíveis para empresas com menos capacidade de investimento
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