Conheçam os principais modelos de marketing de conteúdo

Já falamos algumas vezes da importância do marketing de conteúdo para sua empresa, independente da sua área de atuação. Importante ferramenta de engajamento, conversão e retenção, trata-se de uma estratégia eficiente para atrair novos leads na maioria dos casos de forma orgânica.   Agora vamos trazer um pouco mais sobre os tipos de marketing de conteúdo, mostrando os principais e mais utilizados atualmente. 

Marketing de conteúdo baseado em texto 

Falamos de um dos principais, especialmente pela sua praticidade aliada a eficiência de transmissão. Isso porque trata-se de um conteúdo mais leve e que mesmo pessoas com um acesso mais restrito às redes, pode consumir com grande facilidade.   Eficiente para uma ampla gama de personas, especialmente porque muitos buscam esse tipo de conteúdo ao pesquisar sobre algum produto, vamos trazer aqui alguns dos exemplos mais usados no marketing de conteúdo: 

  • Blog – é o mais comum e mais utilizado. Trata-se de uma página com atualização regular, que traz conteúdos de interesse às personas do seu negócio. É uma forma de trazer leitores que possam conhecer o serviço ou produto que você tem a oferecer, assim como promover a mensagem que sua marca tem a mostrar; 
  • Infográfico – busca trazer um conteúdo informativo focado na representação visual. Imagens, gráficos, dados podem ser transmitidos de uma forma eficiente e com uma necessidade menor de texto, caso seja algo mais objetivo. Acaba sendo eficiente pela sua capacidade viral de ser compartilhado nas redes sociais; 
  •  Ebook e White Paper – o primeiro é uma versão mais aprofundada sobre um determinado tema, muitas vezes contendo um guia prático como forma de prender a atenção do leitor até o final. Já o segundo é uma versão mais resumida, que deve contar com um número menor de páginas, sendo mais objetivo e direto que um ebook; 
  • E-mail marketing – apesar de muitos pensarem que está em desuso, especialmente o modelo newsletter segue sendo bastante eficiente para o engajamento. Nele o usuário recebe atualizações regulares dos conteúdos postados no blog ou página. 

Importante destacar que no caso do ebook, white paper e e-mail, eles ainda trazem o elemento de geração de lead, pois para que o usuário passe a receber o conteúdo ou baixe-o, ele faz um cadastro. Torna-se assim uma forma eficaz de captar novos leads. 

Marketing de conteúdo de áudio ou vídeo 

Estes já tratam de um conteúdo que exige uma produção muito mais elaborada, especialmente porque envolvem edições do conteúdo antes do mesmo ser publicado. No entanto com o crescimento do consumo desse tipo de mídia, torna-se uma forma eficiente de marketing de conteúdo. Os principais são estes: 

  • Vídeos – quantas vezes por dia você não vê alguém assistindo algum vídeo? Pois bem, trata-se de uma mídia eficiente para transmissão da sua mensagem, desde que seja bem feito e consiga transmitir a ideia desejada de forma marcante. Entrevistas, guias, testes de produtos são apenas alguns dos exemplos a serem usados para esse tipo de produção; 
  • Podcasts – modelo em franca ascensão, traz uma vantagem em relação ao vídeo, pois a pessoa pode ouvi-lo enquanto faz outra coisa. Com uma publicação periódica, ele pode trazer um bate-papo, entrevistas ou até mesmo uma gravação individual, sempre com temas do interesse de suas personas. Assim como no vídeo, é importante uma boa produção e edição; 
  • Webinar – a exceção entre os conteúdos, por ser ao vivo e não demandar uma edição pós. Trata-se de uma palestra com tema de interesse do seu público e pode ser conduzida apenas pelo profissional da sua empresa ou então contar com um convidado especialista no assunto em questão. 

Como podem ver no caso desse tipo de marketing de conteúdo, ele exige uma produção maior que o textual, mas dependendo da sua área de atuação, pode ser uma forma eficaz de atingir as personas de seu interesse.  

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