Qual a importância da relação entre o marketing e o departamento comercial?

A era digital, com as pessoas não apenas comprando pela internet, mas fazendo uma consulta prévia na mesma tem colocado dois setores das empresas trabalhando cada vez mais juntos: a gestão comercial e o marketing digital.  

E por que isso acontece? Devido ao fato que os canais utilizados pelo marketing digital, também vêm sendo usado para vendas. Ou seja, temos um canal atendendo a ambos os setores, o que faz com que seja necessário um diálogo constante entre eles, para que os resultados possam ser cada vez mais eficientes. 

Diferenças entre os departamentos comercial e de marketing digital 

Antes de mais nada é importante pontuar as diferenças de ambos, pois apesar de falarmos de trabalhos que tem caminhado lado a lado, existem grandes diferenças entre eles. Vamos aos conceitos básicos: 

  • Comercial – vai lidar com o contato relacionado a vendas. Aqui podemos incluir a pré e pós-venda também como atribuições do setor; 
  • Marketing – este departamento lida com o relacionamento com o cliente, a prospecção de leads, assim como agrega valor a sua marca através de campanhas, marketing de conteúdo etc. 

A importância de pontuar essas diferenças é justamente para que se cobre de cada setor sua respectiva atribuição, sem sobrecarregá-lo com funções que não são as suas.  

Como o marketing digital pode atuar em conjunto com o comercial? 

Para começar, podemos avaliar a questão do conhecimento prévio que o comercial tem das personas com quem ele lida na hora das vendas. Sendo assim, o marketing pode utilizar os dados coletados a partir dos leads do comercial, para conhecer o tipo de cliente ideal para o negócio, assim como aquele que se mantém mais fiel a empresa.  

Ou seja, quanto mais claras as informações passadas pelo comercial, mais fácil ficará para o marketing realizar as campanhas direcionadas para a persona ideal da empresa. Aqui é importante que a criação seja feita com membros de ambos os departamentos, para que o ajuste possa ser o melhor possível. 

O Marketing de conteúdo como fonte de geração de leads 

Falamos aqui de métodos com foco na atração de tráfego qualificado para sua empresa. Já trouxemos anteriormente a importância da sua empresa investir neste tipo de ação de marketing de conteúdo, porque ela também serve para gerar valor para sua marca. Alguns exemplos são blogs, podcasts, infográficos, etc. 

A ideia de oferecer esse conteúdo relevante é que a empresa possa fazer o prospecto de leads, assim como sua qualificação. Isso porque normalmente o usuário para receber esse conteúdo, faz o cadastro, deixando alguma espécie de contato, como por exemplo o nome e e-mail.  

Neste caso vocês podem ver a relação ainda mais próxima entre ambos os departamentos, com o marketing fazendo uma captação de leads permanente para o comercial, através do marketing de conteúdo. 

Acompanhamento conjunto dos KPIs 

Finalmente temos a parte de avaliação de estratégias através dos KPIs (ou “indicadores chave de performance” em português), que são aqueles medidores que avaliam a efetividade de campanhas, assim como os resultados comerciais.  

A ideia aqui é observar os pontos que estão funcionando, o que precisa ser ajustado, para que ambos possam otimizar as atividades em sua área. Nós também trouxemos alguns exemplos de KPIs de marketing (que pode ser visto AQUI) e a ideia é compará-los com os do departamento comercial, para assim observar se ambos estão andando lado a lado dentro do que se espera. 

Desenvolva o marketing de sua empresa em conjunto com o departamento comercial

Nós da Universo temos parcerias com diversas empresas para podermos entregar um conjunto completo de atividades, que envolvam a conexão do marketing com o comercial. Em nossa visão, o marketing não acaba na entrega de leads, é necessário um acompanhamento até o final. Que tal agendar uma reunião para podermos apresentar uma proposta? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe e saiba de que forma poderemos ajudar sua empresa!

Inspiração, Insights e Estratégias para o seu Sucesso

Cookies de terceiros: como lidar com seu fim?

Cookies de terceiros: como lidar com seu fim?

Os cookies da Internet sempre foram um tema controverso. Isso porque, enquanto as empresas os vêem como fundamentais em suas estratégias comerciais, os usuários sempre questionaram o quanto eles invadem sua privacidade. Só que em 2024, o Google finalmente seguiu os...

ler mais

Quer melhorar a comunicação de sua empresa?

Tirar um projeto da cabeça e começar a fazer com que ele vire realidade? Entre em contato com nossa equipe.

Não trabalhamos com nenhum tipo de pacote pronto, analisaremos a sua necessidade e apontaremos a solução de acordo com o que sua empresa precisar.